Transcrição de casamento de cônjuges portugueses

Pessoal, boa tarde!

Estou começando a estudar os trâmites para solicitar a cidadania portuguesa para minha esposa, para posteriormente pedir também a dos nossos filhos. Minha esposa é filha de portugueses, ambos vieram para o Brasil quando criança e graças a deus ainda estão vivos.

Minha dúvida é se mesmo ambos sendo portugueses é necessário realizar a transcrição de casamento? Caso positivo, eu preciso das certidões de nascimento de ambos ou somente o número de assento?

Desculpem se a dúvida é muito básica.

Comentários

  • @Vlad Pen obrigado pela resposta. Vou providenciar os documentos que constam na lista.
  • Pessoal, minha irmã e o marido são agora portugueses atribuídos (filhos de portugueses). Para transcreverem o casamento deles (que ocorreu no Brasil) precisam enviar um processo para cada um ou com um único processo já será transcrito o casamento no assento dos 2?

    obrigada!
  • @renatacfg apenas um único processo para os dois.
  • @Vlad pen obrigada!!
  • @Vlad na documentação que consta no link abaixo, não informa se a cópia da certidão de casamento de inteiro teor tem que ser digitada ou reprográfica. Saberia me informar?

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest

    Obrigado!
  • @FabricioN, inteiro teor digitada.
  • Obrigado @Daniel Henriques
  • @Daniel Henriques ou @Vlad, lendo o post "Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)" entendi que caso a atribuição for solicitada pelo Arquivo central de Porto - ACP, não precisaria da transcrição do casamento dos pais da minha esposa, caso o declarante tenho sido o pai dela (que foi o caso). Essa informação procede ou entendi errado?
    Obs: Os pais dela são portugueses e casaram no Brasil.
  • @FabricioN, não. Quando ambos são português e casaram fora de Portugal a transcrição de casamento é necessária.
  • Ok @Daniel Henriques, obrigado pelo esclarecimento.
  • Boa tarde,
    Meus bisavôs, ambos portugueses, e falecidos, se casaram no Brasil.
    Tenho a certidão de casamento brasileira.
    E tenho a certidão de nascimento portuguesa da minha bisavó.
    NÃO tenho a certidão de nascimento do meu bisavô.

    Gostaria de saber se alguém já conseguiu transcrever o casamento sem a certidão do outro nubente português, por favor?

    PS: Li aqui um caso de tentativa transcrição com supressão de baptismo da cônjuge portuguesa, que juntou à certidão de casamento brasileira, as certidões dos filhos, como forma de atestar que os portugueses eram casados.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5292/e-possivel-transcrever-casamento-de-portugues-a-sem-a-certidao-de-nascimento-do-nubente-estrangeiro/p6


    Muito obrigada!
  • @Gfg as conservatórias não estão aceitando transcrição de casamento com supressão de certidão. Vc pode tentar no consulado.
  • No Consulado de Recife, ao menos, disseram que eu precisaria de ambas as certidões de nascimento para solicitar a transcrição por lá.
    Obrigada, @Vlad Pen
  • GfgGfg Member


    Puro equívoco meu. @Vlad Pen Não havia me atinado ao erro. A esse tempo, eu já tinha conseguido achar a certidão do bisavô, Joaquim. Peço desculpas! Tanto é que até fiz comentários sobre a questão de transcrição de casamento, me referindo que só tinha apenas a certidão dele, em uma outra discussão, em setembro de 2020.

    De todo modo, pessoal, boa noite!

    Por gentileza, preciso da ajuda de vocês para achar a certidão de Batismo da minha bisavó. Já procurei no Tombo e no Familly Search e não consigo achar nada dela. Necessito para fazer a transcrição de casamento dela com meu bisavô, ambos portugueses que casaram no Brasil. Para, assim, poder dá entrada no processo de cidadania da minha mãe.

    Infelizmente, não possuo muitas informações concretas. Os dados que tenho são esses:

    Portuguesa: ANNA DE SOUSA GOMES (RIBEIRO)

    PS: Na certidão de casamento dela não consta o Ribeiro, mas como é um dos sobrenomes do pai dela, passado para o filho dela, acredito o Ribeiro foi apenas omitido.

    Filha de: ADELINO DE SOUZA GOMES RIBEIRO e MARIA DE SOUZA GOMES RIBEIRO (nome de casada)

    Irmã de: MARIA DE SOUZA GOMES RIBEIRO e MANOEL SOUZA GOMES RIBEIRO (nascido em 1910)

    Nascida: Provavelmente entre FEV a DEZ de 1988 a 1902

    PS: De acordo com as idades do casamento e do óbito, 1900 seria o ano mais provável.

    Localidade: Acredita-se que ela poderia ser de Lousada ou de Famalicão, porém não sabemos ao certo.

    Ela se casou com Joaquim Gonçalves Farias quando estava com 21 anos e ele com 28 anos, em 05/01/1921 no Brasil.

    Desde já, agradeço enormemente a ajuda.

  • Olá @Gfg, boa noite.

    Você teve sucesso na busca da certidão da sua bisavó?

    Coincidentemente, a sua bisavó é irmã do meu avô (MANOEL SOUZA GOMES RIBEIRO) e estou com dificuldades de conseguir a certidão de nascimento dele e o nome da freguesia que ele nasceu.

    Se você puder me ajudar, eu agradeço.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.