Devo retificar, não preciso ou devo desistir desse sonho?

Bom dia pessoal!
Estou já naquela fase de documentação, para o processo de cidadania para minha mãe. Sendo que estou batendo em um problema que teoricamente ao meu ver é bem comum até porque estamos falando de documentos de quase 100 anos ou até mais que isso, vou relatar aqui pra um melhor entendimento.

Fiz a transcrição de casamento e o nome do Português ficou normal mas da esposa brasileira ficou nome de solteira dela. (José Pinto - Francisca Amaral de Medeiros)....Quando vi isso já imaginei o problema que seria já que cada documento depois disso, constava um sobrenome diferente...O pai da minha mãe foi registrado como Silvério PINTO de MEDEIROS, ou seja parte do pai e mãe, que basicamente é normal de quase todos os mortais e a mãe dele Francisca, está com o nome de casada que também quase todos os mortais usam: parte dela e parte do marido no sobrenome: "Francisca Pinto de Medeiros".

Ao meu ver esse nome deveria ter sido colocado na certidão de casamento, ou pelo menos uma observação explicando que foi adotado esse nome de casado pra ambos...Sendo assim tentei retificar a certidão de casamento deles, pra enviar novamente pra conservatória e pedir a retificação da transcrição, me deram o prazo de 20 dias mas o processo ficou 90 dias para o juiz dar o ok, e somente agora dia 21, um dia antes do recesso de fim de ano "deles", resolveu pegar nos processos pra assinar, e o juiz inventou que faltou documentos que embasem o pedido para que possa haver apreciação. O problema que não tenho tanto documento assim, com o nome de casada dela, já que tenho somente a certidão do meu avô com o nome de casada corretamente e a certidão de nascimento de um irmão da minha mãe que também está correto, inclusive até o da minha mãe e dos outros irmãos está o sobrenome dela completamente diferente, nem de casada e nem de solteira, ela usou um sobrenome do pai, que nem entrou sequer no nome dela, ou seja uma loucura completa...Será que vou ter que retificar tudo isso, algum documento, ou não vai haver necessidade, já que o nome do Português está correto em todos os documentos?

Desde já muito agradecido pela ajuda....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.