Informações do pai de minha mãe

Gostaria de saber como faço pra saber informações sobre o pai da minha mãe, ele vei pro Brasil no inicio do século passado, eu só tenho o nome dele, não sei de qual cidade ele era em Portugal.

Comentários

  • A primeira coisa é se informar melhor sobre o seu avô.
    Consiga mais informações:
    - na certidão da sua mãe (que você ou tem ou precisará tirar para o processo) tem o nome do seu avô, a idade quando sua mãe nasceu e o nome dos pais dele. Isso já ajuda a localização;
    - se você tiver algum outro documento, como certidão de casamento, pode ser que tenha alguma informação (mas muitas vezes só diziam "natural de Portugal"). Se não tiver nada relevante na certidão, tente pedir o desarquivamento dos proclamas no cartório/na paróquia onde ele se casou, pode ser que tenha algum outro documento que informe;
    - tente descobrir com alguém da família pelo menos de que região ele era. Na pior das hipóteses, com a data e a região, você pode buscar nos livros com os assentos de nascimento que estão disponíveis online (é um trabalho imenso, mas uma hora acaba...);
    - também se pode tentar pedir o dossiê/pasta/arquivo de onde ele tenha tirado documento de identidade (SSP/Instituto de Identificação) ou onde tenha trabalhado;
    - tente saber por que porto ele entrou, ou a primeira cidade que morou no Brasil, e se veio com mais familiares. Nomes de irmãos que tenham ficado em Portugal também podem ajudar, já que muito provavelmente nasceram no mesmo lugar que seu avô.

    Com o que você informou até agora não dá pra conseguir muita coisa... Converse com familiares, pesquise documentos e retorne com o que encontrar.
  • Olá amigos, aproveitando este tópico, gostaria de solicitar ajuda.

    Estou fazendo o processo da minha familia, estou na transcrição de casamento da minha avó (consegui a atribuição dela), para o meu processo, tenho todos os documentos, até do meu tataravô, de antes de 1900, originais em mãos. Meus bisavós e avó, foram muito conservadores com documentos, guardaram tudo, e naquela época os papéis eram grossos, tudo escrito a tinta, duraram até hoje.

    Porém, estou ajudando um amigo, mas ele não possui muitas informações, o pai dele é filho de português e a familia dele não se relaciona muito bem, então, ele possui pouquíssimas informações mesmo e o pai não lembra muito bem as informações.

    Temos as seguintes informações:

    Nome do pai do meu amigo: Oswaldo de Paiva Jorge

    Irmãos, por ordem de nascimento:
    José Jorge Rezende (Português, nascido em 04/07/1921 - Serra da Estrela)
    Camila de Paiva Jorge
    Alberto de Paiva Jorge
    Serafim de Paiva Jorge
    Nelson de Paiva Jorge
    Aníbal de Paiva Jorge
    Carlos de Paiva Jorge
    Oswaldo de Paiva Jorge (pai dele)

    Pais do Oswaldo: Joao de Paiva Jorge (temos documento de estrangeiro, mas não diz muita coisa) e Maria Roza Duarte Rezende Jorge
    Avós do Oswaldo: Antônio de Paiva e Joaquina Jorge / José Maria dos Santos e Margarida Duarte Rezende

    Com estas informações, é possível pesquisar em algum lugar?

    Podem me ajudar?

    Muito Obrigada.

    att,


    Amanda
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.