RECENSEAMENTO ELEITORAL

Pessoal, minha mãe mora no BRASIL, e recebeu uma carta sobre o recenseamento eleitoral. Ela não sabe o que fazer, ja que ela pode confirmar, ou solicitar o cancelamento dele

No caso dela, o que seria melhor? Teria alguma implicância em caso de optar entre as 2 opções, de não fazer nada confirmando o recenseamento, ou solicitar o cancelamento dele?

O voto é facultativo, correto? O medo dela seria de sofrer alguma restrição em não votar

obrigado!!

Comentários

  • Tenho a mesma dúvida!
    Se alguém puder ajudar agradeço... :D
    (a língua é a mesma, mas tem coisa que é realmente difícil de entender em pt de Portugal)
  • @Iggs se ela não quiser votar, basta devolver a carta assinada solicitando o cancelamento do recenseamento.
  • Blz, mais uma vez obrigado @Vlad Pen
  • @Vlad, para qm fez o recenseamento, sabe dizer se tem que votar, ou justificar, ou algo assim? Acho que a minha mãe entrou/fez/participou no recenseamento faz tempo mas nunca votou.
  • @felipe o voto não é obrigatório.
  • Obrigado @Vlad
  • @lggs, não precisa fazer nada. O recenseamento não obriga a votar, apenas notifica o ato de estar registada no estrangeiro. Será chamada a voto apenas nas eleições da Assembleia da República, Presidente da República e do Parlamento Europeu.
    O voto não é obrigatório, não carece de justificação, não gera nenhuma punição, mas tem aquela visão de um dever de cidadania.
  • obrigado @caiodib
  • Pessoal, boa tarde.
    No meu caso eu gostaria de votar, mas minha dúvida é: Estarei em Portugal de férias no dia da eleição, eu posso votar la? Ou obrigatoriamente devo votar no Brasil?
    Obrigada.
  • @Eliane se vc ja é cidadã portuguesa , vc pode votar em Portugal mesmo.
  • editado April 2019
    @Eliane Parre, a pessoa pode votar apenas onde está recenseada.
    Um tempo depois de fazer o cartão de cidadão, uma carta sobre o recenseamento é enviada para a morada. Em um período próximo das eleições, ser-lhe-a indicada a localidade de votação.
    Também pode-se consultar aqui: https://www.recenseamento.mai.gov.pt/

    Edit:
    Acho importante ler isto: https://www.portaldoeleitor.pt/Paginas/Residentes-estrangeiro.aspx
  • Pessoal, obtive a cidadania no início de 2019 e agora recebi em casa uma carta sobre o recenseamento eleitoral. Eu vi que tenho a opção de cancelar a minha inscrição pelo consulado SP. Minhas dúvidas são:
    1. se eu cancelar, terei algum efeito negativo?
    2. Poderei retomar minha inscrição posteriormente?
    3. Se eu manter meu registro (o que eu prefiro, pois é um direito da cidadania tão sonhada haha), mas por algum motivo não conseguir comparecer no consulado para votar, pelo que entendi não serei penalizado e nem precisarei justificar, correto?
    Obrigado
  • @AdrianoSM, o voto em Portugal não é obrigatório. Você pode ou não votar desde que tenha feito o recenseamento eleitoral, escolha sua.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.