Certidão de Batismo/Nascimento Bisavô Português

Estou procurando a certidão de batismo/registro de nascimento do Bisavô Português do meu esposo.

Temos os seguintes dados:

Nome do Português: Luiz Pedreira
Data de Nascimento: 04/01/1895
Local de Nascimento: Minho - Portugal (Não encontro a freguesia)
Nome da Mãe:Luiza Moreira
Nome do Pai:Antônio José Pedreira

Registro Geral de Estrangeiro nº: 1.420.808 Carteira nº 320.963 exp. em 19/10/1950
Desembarcou em Julho de 1913, pelo porto de Santos, Juntou certidão de registro nº 152, exp. pela delegacia de garça aos 19/09/1939

Luiz Pedreira casou-se em 21/04/1919 em São Simão - SP com: Izidra Blasquez Odiaga
Local de nascimento de Izidra: Tolêdo - Espanha
Nascimento: 28/04/1961
Nome do Pai: Patrício Blasquez
Nome da Mãe: Joanna Odiaga

Já busquei nos arquivos de Viana do Castelo e Braga, mas acredito pela dificuldade de entender as letras não encontrei.

Preciso apenas deste documento, estou desesperada pois já tem uns três meses que estou buscando.

Caso alguém possa me ajudar, eu ficaria muito grata.

Evelyn Franzonatto

Comentários

  • Olá @evelynfranzonatto

    Sabe se Luiz tinha irmãos e os nomes?
  • Olá, @kleber muito obrigada por perguntar, ele tinha irmãos sim, mas não sabemos os nomes, temos apenas o nome dos pais.
  • @kleber Como você conseguiu? rs tem algumas divergências mas tudo indica que seja, esse segundo nome GONZAGA que aparece no registro não tem na certidão de óbito dele, no registro que me mandou também aparece apenas o nome do pai de José Pedreira o primeiro nome Antônio não aparece, nem no inventário, mas o nome da mãe confere, vou verificar se a filha do Luiz a avó do meu esposo, lembra de algum desses nomes no inventário, os (tios) dela rs. Inclusive um dos filhos do Luiz Pedreira se chama Manuel será que é uma homenagem ao irmã? rsrs estou muito feliz com a possibilidade

    Será que o Luiz Pedreira é esse mesmo Luiz Gonzaga Pedreira?

    Muito obrigada Kleber
  • @Kleber, eu solicitei no prontuário do Arquivo Nacional, como já aviam me sugerido, porém eles me informaram que os dados seriam os mesmos que constam na carteira de estrangeiro do Family Search... os mesmos dados do que você me enviou no segundo link, solicitei via e-mail. Vou tentar pessoalmente.
  • @evelynfranzonatto

    Pode ser a migração (SP) do Luiz, coincide com a data de nascimento do registro encontrado e da emigração, 1913

    http://www.inci.org.br/acervodigital/livros.php
    Livro: 091 Página: 162 Família: 59730 Número Ordem: 1
    Chefe: 1 Nome: LUIZ Sobrenome: PEDREIRA
    Parentesco: SÓ Nacionalidade: PORTUGUEZA
    Idade: 26 Estado Civil: CASADO
    Procedência: RIO Destino: CHANAAN
    Vapor
    Chegada: 14/06/1917
    Nacion. Trad: PORTUGUESA - 23
    Sexo: M Religião: CATHOLICA
    Ler: NÃO Profissão: AGRICULTOR
    Fazendeiro: S. PAULO COFFEE STATES
    Res_Local: RIO DE JANEIRO
    Res_Pais: BRAZIL
    Res_Tempo: 3 ANNOS
    DesemBra: RIO

    Nº ordem 1733
    http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L091_162.pdf
  • @Kleber eu até tinha encontrado isso no site do museu da imigração, o que fez eu ficar na dúvida foi:

    - No cartão de Estrangeiro diz que ele desembarcou no porto de Santos em Julho de 1913
    - No Site do museu da imigração diz que ele chegou no Rio de Janeiro em 14/06/1917
    - Na certidão de óbito diz que ele faleceu com 78 anos em 1973 - Ano de nascimento = 1895 foi dai que descobrimos o ano de nascimento dele, não tínhamos o dia e mês de nascimento.
    - No site do museu da imigração diz que ele chegou em 1917 com 26 anos - então o ano de nascimento seria 1891
    - Tentamos perguntar para a filha mais nova dele, que é viva a avó do meu esposo e ela disse que ele nasceu no dia 04/01/1895 como consta no cartão de estrangeiro do Family Search.
    - Como você achou essas outras informações do inventário e que o nome da Mãe dele bate (Luiza Moreira) com o que consta na certidão de casamento do Luiz Pedreira fiquei na dúvida se seria o mesmo que estamos buscando ou não rs. Uma coincidência é o nome do irmão do Luiz Pedreira que se chama Manuel Pedreira e o irmão da avó do meu esposo chama Manuel Pedreira também.

    Agora estou muito em dúvida rs.
  • @evelynfranzonatto

    1917 ele migrou para SP e estava há 3 anos no RJ, se o AN com o RE conseguir a data de desembarque e o vapor talvez esclareça algumas questões de datas.

    Divergências (datas e nomes) são comuns entre os registros (português e brasileiro), e acredito que seja o Luiz que procura mas terá que retificar os registros brasileiros pertinentes ao processo de nacionalidade.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2518/retificacao-de-assentos-brasileiros/p1
  • @kleber não sabia disso! Muito obrigada mas muito obrigado mesmo pela ajuda! Estou muito feliz, provavelmente é o Luiz sim!!! Ai que felicidade, buscamos isso já tem muito tempo. Obrigada pelas dicas!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.