Não consigo contato com o Arquivo Distrital de Viseu

Gente, eu consegui sucesso na cidadania da minha avó (e do meu pai) por causa da ajuda de vocês.

A namorada do meu primo tá querendo tirar a dela agora também, e o processo é igual ao que eu tive que fazer, então eu estou ajudando ela. Acontece que ela não tinha a certidão de nascimento do bisavô dela, e me deu os dados pra procurar. Eu encontrei a certidão, e vi que está em Mangualde. Mandei e-mail pra conservatória de Mangualde e eles me disseram que pela data, o livro está no Arquivo Distrital de Viseu, segue o email abaixo:

"Olá bom dia,

De harmonia com o conteúdo do seu e-mail, tendo a honra de informar de que nesta Conservatória só existem livros de assentos a partir do ano de 1911, os anteriores já se encontram no Arquivo Distrital de Viseu, para onde deve endereçar o seu e-mail, segue os contactos:

Arquivo Distrital de Viseu

Direcção: Dra Maria das Dores Almeida Henriques

Morada: Largo de Santa Cristina
3504-515 Viseu

Telef: 232 430 380
Fax: 232 421 800

Site: http://www.ad-viseu.com
Email: mail@advis.dgarq.gov.pt

Com os melhores cumprimentos,

Aida Maria"

Mas eu tento mandar e-mail pra esse endereço que me deram e todas as vezes ele volta. O endereço do site não funciona e não consegui ligar pra lá. O que eu faço??

Comentários

  • Olá Bruno Assumpção

    Para solicitar reprodução http://advis.dglab.gov.pt/pedidos-on-line/
  • Obrigado Kleber !!
  • editado October 2018
    Gente, não sei se alguem vai conseguir me ajudar.
    Eu preciso de uma certidão que está no Arquivo Distrital de Viseu. Eu já encontrei a certidão no livro pelo site deles, e tentei solicitar a reprodução pelo site que o @KleberSilvaAguiar me indicou, mas eles me respondem isso:

    "Deverá, obrigatoriamente indicar: NOME DO REGISTADO, filiação, data/ano e local do registo. Estas informações são imprescindíveis para satisfazer o pedido apresentado."

    A única coisa que eu não enviei foi o nome do registado, porque não existe esse campo para envio.

    Se alguem puder me ajudar a conseguir essa certidão, os dados são:

    Nome: Jose da Costa Lopes
    Pai: Jose da Costa Lopes
    Mâe: Maria da Silva Borges
    Nascimento: 03/12/1910

    Eu encontrei o assento de baptismo dele nesse livro https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1215459 , na imagem 62, mas eu precisava da certidão, e não consigo fazer o pedido pro arquivo distrital.
  • Bruno Assumpção

    Depois que fizer o login no CRAV clique a sequencia...

    Os meus pedidos >> NOVO PEDIDO >> Pedido de reprodução >> Preencher o formulário referente a documentos... >> Paroquiais e Registo Civil >> Seguinte

    ...só preencher o formulário
  • Kleber, obrigado pela ajuda. Pareço ter conseguido agora.

    Só fiquei em dúvida com relação à finalidade da reprodução, qual eu coloco?
  • Bruno Assumpção

    Investigação
  • @Kleber no outro post você me orientou a fazer contato com o Arquivo Distrital de Viseu. Estou cuidando disso agora, e nas buscas encontrei essa discussão. Gostaria de saber se na opção "tipo de reprodução" preciso pedir Reprodução em Papel, ou se pode ser a Reprodução Digital.

    Minha intenção é ter os números de assento o quanto antes mesmo que tenha que pagar por isso.

    Entendi que para transcrição do casamento preciso apenas informar os números, certo ? Não preciso enviar copias das certidões.

    Obrigada!















    ,
    0ee
  • Assento com mais de 100 anos, no Arquivo Distrital, via de regra não tem número de assento (não é digitalizado). Informar apenas os números é o suficiente apenas quando o assento está digitalizado ou ainda se encontra nas Conservatórias (menos de 100 anos)

    Você precisa da cópia em papel certificada. Acredito que para a transcrição de casamento basta uma cópia, pode inclusive ser a que está no site (algumas estão nos sites dos Arquivos Digitais ou do Tombo), mas para a nacionalidade será necessário enviar a em papel e certificada.
  • @jhmelman do avô eu tenho a certidão de nascimento original mesmo. A cópia simples desta certidão já seria o suficiente ? Ela está em excelente estado de conservação e bem legível também...

    De qualquer forma, precisarei continuar procurando pela certidão de nascimento da avó, que nasceu no mesmo ano que o avô ( 1912), mas original dela só tenho passaporte, e Certidão de Antecedentes Criminais que não seria suficiente para a transcrição de casamento.

    Em Tombo só tem documentos ate 1911, e o Arquivo de Viseu ainda não me respondeu.
  • @jhmelman, @Heloiza Coelho,
    Ponta Delgada já não aceita mais cópia simples do assento de batismo para transcrição de casamento. Agora tem que enviar uma cópia certificada para transcrição também.
  • @Daniel e a 4º crc do porto aceita copia simples ?
  • @Heloiza Coelho, não sei te dizer como está na 4a. CRC do Porto
  • @DanielHenriques
    Obrigado pela informação, não sabia mesmo que PD havia passado a exigir a cópia certificada. Má notícia! :(

    @HeloizaCoelho
    Se não estiver no arquivo a certidão de 1912, tente na conservatória ou pelo Civil Online, pode ser que ainda não tenha ido pro AD. Se for pedir pelo Civil Online, você não vai conseguir selecionar a data de 1912, preencha com o ano mais antigo e informe nas observações a data correta.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
    Sobre o "jeitinho" pra fazer com mais de 100 anos:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/187156/#Comment_187156
  • Para entrar em contato com o arquivo de Visei tem que se cadastrar no serviços on line do site deles, e fazer o pedido e solicitação. Tenho falado regularmente com eles. Já recebi uma certidão semana passada e hoje pedi mais duas nesse endereço https://digitarq.advis.arquivos.pt/login?URLToNavigate=repReq

  • Agora somente por esse link contato com eles

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.