Envio de documentos para aquisição de cidadania (dúvidas urgentes)

Boa Tarde,
Estou ajudando minha avó no processo de aquisição da cidadania portuguesa dela (filha de português). Sendo assim, já temos a Certidão de inteiro teor dela (o pai foi o declarante do nascimento), porém ainda sem fazer a apostilagem. Hoje chegou de Portugal a certidão de batismo do pai dela (data de 1905- o que vale como certidão de nascimento). No entanto, li que tem que estar com o estado civil atualizado, porém o pai dela era solteiro. Como faço nesse caso?
Outra dúvida é que no RG dela que vamos autenticar a xerox, o nome do pai está escrito MANUEL e o correto seria com O, que consta tanto na certidão de batismo dele quanto na certidão de inteiro teor dela. Teria algum problema? E é necessário que a cópia seja em preto e branco ou colorida?
Assinatura reconhecida no cartório é necessária? Como funciona?
Visto as dúvidas anteriores, só falta o preenchimento do formulário e envio do vale postal?

Desde já agradeço,
Fernanda.

Comentários

  • @fernandabrandão a certidão de nascimento da sua avó tem que ser por cópia reprográfica apostilada.Sendo o pai o declarante da sua avó , não precisa informar se era casado ou não .A diferença entre MANUEL E MANOEL não será problema.O RG tem que ser uma copia apostilada e a cópia pode ser em preto e branco. A Assinatura do requerimento é feita por AUTENTICIDADE no cartório.Tente fazer o pgto. por Cartão de Crédito Internacional ( se tiver).
  • @Vlad Pen muito obrigada pelas informações. Eu só tinha a certidão de inteiro teor e achei que bastava, não sabia da mudança na lei. Eu envio pelo correio esses documentos para Portugal? tanto a certidão de inteiro teor quanto a cópia reprográfica? Eu posso tirar uma cópia do RG da minha avó e eu mesma apostilar em outra cidade, porque na nossa cidade nenhum cartório faz apostilagem.
  • Para autenticidade da assinatura no cartório ela já tem que ter firma reconhecida né?
  • editado October 2018
    @fernanda o próprio cartório faz isso...só pedir. A certidão de nascimento basta ser só a reprográfica ( se tiver de fácil leitura).Vc pode apostilar o RG em qualquer cartório. Se sua avó tiver mais de 70 anos..é bom enviar tb uma prova de vida.Os cartórios fazem.
  • editado October 2018
    @Vlad Pen A certidão de nascimento por cópia reprográfica e a certidão de óbito tem que ser apostilada e autenticada?
  • @fernandabrandão precisa ser apostilada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.