Atualmente, qual a CRC em que os processos de atribuição estão correndo mais rápido?

Boa tarde, amigos.
Após a transcrição do casamento de minha sogra, iniciarei o pedido de nacionalidade do meu marido. Vcs saberiam me informar em qual CRC os processos estão andando mais rápido?

Obrigada,
Ana

Comentários

  • ACP PORTO
  • Ainda continua sendo ACP a conservatória mais rápida para obter a cidadania?
    Pretendo encaminhar os processos das minhas filhas, e gostaria de saber se ainda é ACP o lugar mais rápido.

    Obrigada,
  • editado March 2020
    @Ana MSC,
    Se suas filhas são menores de 18 anos, Tondela tem prioridade e sai em 2 meses.
    Exige transcrição de casamento, mas pode entrar com os dois processos juntos (cada um em seu envelope, com a documentação completa em cada envelope, mesmo se for duplicada).
    No seu caso, se a mães é a portuguesa terá que fazer a transcrição de casamento primeiro de qualquer forma.

    Voce vai precisar fazer um requerimento assim:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/214833/#Comment_214833
  • Obrigada pelo retorno, @gandalf.
    Minhas filhas já são maiores de 18 anos e o pai delas é que é Português.
    Dou preferência a um lugar que não precise de transcrição de casamento, até porque não somos casados.

    Quando fiz o pedido de cidadania do meu marido, ACP era o lugar mais ligeiro.
    Agora tem demorado muito?
    Há outro lugar que não exige transcrição e demore menos que ACP?
  • @Ana MSC, se vocês não são casados não existe casamento a ser transcrito. Seu marido pode, por excesso de zelo, enviar uma declaração com firma reconhecida por autenticidade em cartório dizendo que vocês nunca foram casados.
    Hoje os prazos estão parecidos, os procedimentos no ACP aparentemente mudaram e eles atualmente analisam os processos mas depois de aprovados esses são distribuídos para outras conservatórias para criação dos assentos. Começou recentemente isso e não se sabe como cai ficar. ACP tem demorado 4 meses para analise porém não tem como saber depois quanto tempo levará o registo, tudo muito recente ainda.
  • @Ana MSC,
    Atualmente não há como responder a essa pergunta, quando se trata de maiores.
    O processo na ACP leva 4 meses desde a Numeração, para ser analisado e receber a aprovação.
    Dai o direito está tecnicamente garantido, não há mais exigências, mas falta o assento, o Registo de nascimento.
    Garante o direito, mas não consegue atribuir para a geração seguinte sem ter o assento. Um dia sai.

    Tem gente esperando assento há 5 meses depois da aprovação. (processos de abril e maio/2019 ainda estão pendentes)
    Todas as conservatórias estão congestionadas. Não se sabe quando vai melhorar, ou se vai melhorar.
    A pessoa pode solicitar urgência se houver justificativa pra isso (emprego, estudar, motivo de saúde) e sai em 1 semana.
    Quer dizer, uma vez aprovada, se a pessoa mudar pra lá, pode pedir urgência no processo para estudar ou trabalhar.
    Ou então espera que um dia sai. Vários de casamento e de netos começaram a sair esse mês. Atribuição ainda não.
  • Processos que foram aprovados em agosto 2019 e deram entrada em abril ainda não obtiveram o registro.

    Mês que vem fará 1 ano de processo desde o recebimento da documentação e nada.

    4 meses para ir a registro e já 7 meses aguardando o número do assento.

    Alguns processos foram para Albergaria a Velha (Aveiro) e outros para Felgueiras (Porto). O restante continua parado na ACP.

    Ninguém sabe se vão esperar esses lotes que foram enviados para essas conservatórias serem concluídos para ACP enviar novos processos ou se vai enviar para novas conservatórias.

    Maior problema que são conservatórias pequenas e só deve ter uma pessoa a fazer registro e outras funções. E se correr, a ACP envia mais trabalho com mais processos a registrar ou se for em ritmo lento para não receber outros lotes.

    Tudo é incerto.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.