Dúvidas para atribuição após a nova lei

Srs,
Meu pai é neto de português trasmontano (pai e avô já falecido).

Estou com as certidões de nascimento, casamento e óbito de todas gerações. Apenas tenho como comprovação de laços com portugal o diploma e histórico escolar dele. Apenas com esses documentos tenho chance de aceitação do processo?

Consigo enviar os documentos para uma det

Comentários

  • @blokvictor94 leia sobre as exigências da nova lei

    Documentos que possam contribuir para comprovar a efetiva ligação à comunidade nacional, designadamente:
    A residência legal em território nacional;
    A deslocação regular a Portugal;
    A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal;
    A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro;
    A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades.
  • "A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro"
    Esse tópico não aponta um prazo determinado para comprovação de tal, então no meu entender, eu me afiliando à uma comunidade histórica portuguesa (mesmo que recentemente) seria válido, correto?

    Outra questão, há algum caso recente de concessão de nacionalidade por atribuição após a nova lei, mesmo o requerente não apresentando nenhuma ligação efetiva?

  • @blockvictor "A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades".
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.