Avó e pais divorciados, e eu casado, quais precisam ser feitas?

Minha avó é portuguesa, se casou com meu avô que também é português mas se casaram no Brasil, e ambos se divorciaram.
Pretendo fazer a cidadania por meio da minha vó já que não tenho contato com meu avô apesar de ambos estarem vivos.

1- Ela recentemente foi pra portugal mas o cartão de cidadão dela consta como solteira até hoje.
Preciso fazer a transcrição de casamento e também a transcrição de divórcio?

2- Vou passar a cidadania para minha mãe e depois pra mim. Minha mãe também se casou e se divorciou, preciso fazer a transcrição de casamento e divórcio?

3- Eu sou casado e pretendo passar a cidadania pro meu marido no futuro, preciso fazer a transcrição de casamento agora ou apenas quando for passar pra ele no futuro? Minha certidão de inteiro teor já consta como casado.

4- Por fim, sei que casamento homoafetivo é legalizado lá também, mas só por via das dúvidas, isso pode afetar ou atrapalhar de alguma forma, ou tudo ocorre normal como um casamento hetero?

Comentários

  • editado August 2018
    @Luck
    1) Sim. Ao menos a do casamento para poder fazer a atribuição da sua mãe. Como ambos são portugueses, não tem jeito, tem que transcrever.
    2) Sim. Como a mãe que é a portuguesa, precisa transcrever.
    OBS: Para ambos os casos não é necessário aguardar o fim da homologação do divórcio, se na certidão de nascimento da pessoa que pede a atribuição o estado civil estiver como "casado" (e se estiver como "solteiro", aí não precisa transcrever) Homologação de divórcio é um procedimento demorado e que tem que ser feito com o intermédio de advogado em Portugal. Uma hora precisará ser feito, porque acredito que nenhuma das partes em questão queira "permanecer casada" em Portugal) Mais informações em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/162382/
    3) Depende se seu objetivo é só passar a nacionalidade enquanto vive aqui no Brasil ou se é se mudar pra lá. Se for se mudar para lá, transcrever antes assegura direito de residência e de trabalho. Quando tiver o tempo necessário para pedir a nacionalidade é só pedir. Enfim, esse item depende da sua intenção/necessidade e eventualmente da conveniência de "parcelar" as custas de processos.
    4) Não sei, acho que já vi algum relato aqui no forum, vou procurar e se achar, posto aqui o link.
  • Achei o que havia me referido:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/125759/#Comment_125759
    Acho que o caso dele é um pouco diferente, pelo que entendi ele pretende casar em Portugal... Mas de qualquer maneira, na discussão devem ter informações que te ajudem...
  • LuckLuck Member
    Ou seja, preciso transcrever o casamento mas homologar o divórcio não preciso a não ser que façam questão? Tudo bem ficar constando como casadas em vez de divorciadas?

    E como pretendemos morar juntos lá então preciso transcrever o nosso casamento pra poder pedir o tal do reagrupamento?
  • Estava revendo os documentos antes de enviar para a transcrição e percebi que na certidão da minha mãe consta como divorciada. Nesse caso eu vou poder só transcrever pra fazer a atribuição dela, ou vou precisar homologar antes disso por não constar casada nem solteira?
  • @Luck faça somente a transcrição de casamento
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.