Inicío do Processo de Atribuição e também Averbação de Casamento diretamento na cidade do Porto

Boa noite amigos,

Peço a ajuda e orientação de vocês nas minhas dúvidas abaixo por favor.

Vou visitar Lisboa e Porto agora em meados de Setembro e pretendo levar a documentação de meu pai (filho de Português) diretamente numa conservatória. Grande parte de minha familia, irmaos de meu pai e meus primos, já possuem a cidadania portuguesa. Falta agora meu pai e posteriormente eu. MInhas dúvidas são:

- Gostaria de saber se para atribuiçao de nacionalidade pode ser no IRN, IP Rua Visconde de Setubal, nº 328, Porto (ou se teria outrro local melhor) e se precisa de agendamento? Pois tento contato por telefone e ninguem atende...

- Sobre a documentacao, gostaria de saber se seriam somente esses abaixo (peguei as informações aqui no forum mesmo):

*Certidão de nascimento reprográfica apostilada de meu pai (requerente);
*Cópia autenticada e apostilada do Rg do meu pai com até 10 anos da data de emissão; - tem que ser com menos de 10 anos de emissão mesmo?
*Certidão de nascimento (assento) do meu avô; - eu não tenho a certidão fisica comigo, porém tenho o numero de assento de nascimento de meu avô, o ano e sei qual a conservatoria a certidao está informatiaza. Só essas informações bastam no preenchimento do formulario 1 C, certo?
*Procuração reconhecida firma a e apostilada para que eu possa dar entrada para meu pai;
*Modelo 1C preenchido e assinado pelo meu pai, e reconhecida no cartório por autenticidade - sobre o pagamento, eu posso fazer diretamente no Porto ou tenho que pagar daqui do Brasil?

- Não precisa de cópia da certidão de casamento de meu avô?
- Não precisa de cópia de certidão de óbito de meu avô?

Como já vou estar lá, já posso fazer a averbação de casamento do meu pai com minha mãe? esse é o ponto que tenho mais dúvidas:
O local para averbação no Porto seria IRN, IP Rua do Cunha, nº 404? Li também sobre 4ª CRC ...qual é o local mais recomendado. Precisa de agendamento?
Quais os documentos necessários para averbacao?
- Cópia da certidão de casamento de meus pais, com firma reconhecida;
- Precisa de certidao da minha mãe?
- tem algum formulário para preencher?
- Algum outro documento?
- 120 Euros posso pagar na hora?
- Tenho que fazer pedido de atribuição de nacionalidade primeiro OU a averbação de casamento de meus pais?


Eu vou ficar apenas 3 noites no Porto...será que consigo dar entrada nesse período?

Peço desculpas por tantas perguntas, mas confesso que estou insegura e não gostaria de perder essa oportunidade, uma vez estando em Portugal.

Grata e no aguardo o mais breve possível de um retorno.

Atenciosamente,
Germana Pereira

Comentários

  • @Germana

    Somente o seu avô é o portugues e foi o declarante do nascimento do seu pai?
    Se sim,pode dar entrada pelo ACP e não precisa de agendamento
    O RG com menos de 10 anos de emissão
    Pode enviar cópia simples do assento ou indicar no quadro 2 do formulário o numero e ano
    Certidão de casamento e óbito não precisa

    Se o seu pai foi o declarante do seu nascimento,não vai precisar transcrever o casamento dos seus pais para pedir sua atribuição(a não ser que vcs façam questão)
    Mas,vc vai precisar,primeiro,que o processo do seu pai seja finalizado para depois fazer a sua nacionalidade
  • Boa noite Maria,

    Obrigada pela pronta resposta!!

    Sim, somente meu avô é o portugues e foi o declarante do nascimento do meu pai.
    Sobre o Modelo 1C, meu pai pode preencher, assinar, reconhecer no cartorio e eu faco o pagamento direto la na ACP?
    e sobre essas 4 copias (certidao de nascimento do meu pai, RG, Modelo 1C e Procuracao), elas todas devem ser reconhecidas em cartorio por autencidade e apostiladas? e somente essas copias bastam, certo?
    e ainda no Modelo 1C, no quadro 2, eu coloco a freguesia, concelho, pais, data de nascimento, nº de assento e ano de meu avo e escrevo o nome da conservatoria do registro civil (que no caso foi na conservatoria de Sao Joao da Pesqueira). Antes disso, tem um espaco de 2 campos...sabe o que devo preencher nesse campo?


    Obrigada mais uma vez.
    Abraco!
    Germana Pereira
  • Bom dia.
    Gostaria de tirar uma dúvida com vcs , que são mais experientes na Cidadania. Todos os documentos enviados devem ser os originais , ou podem ser cópias autenticadas e apostiladas em Haia?
    Recebi resposta da Conservatória de Ponta Delgada. Tenho que fazer primeiro a transcrição do casamento do meu pai Português ( já falecido ) com minha mãe brasileira ( já falecida), ou posso pedir junto a minha atribuição da nacionalidade?
  • @Luciano Duarte

    Todas as certidões brasileiras devem ser originais e apostiladas.Certidões portuguesas(dependendo do ano)podem ser ser cópia simples
    Somente o documento de identificação( RG,CNH ou passaporte que contenha filiação) pode ser xerox autenticado apostilado
    Primeiro faça a transcrição por Ponta Delgada e depois atribuição pelo ACP
    Ponta Delgada não tem balção de nacionalidade
  • @Germana

    Estamos aguardando confirmação do ACP para saber se ainda continuam fazendo atribuição sem necessidade de transcrição quando o portugues é o declarante do filho.
    Assim que tivermos a confirmação,te aviso
  • Boa Noite.
    Vou aguardar
    Obrigado
  • Boa noite Maria,
    Obrigada mais uma vez!
    Fico no aguardo.
    Germana
  • Maria, boa noite,

    Sobre o Modelo 1C, meu pai pode preencher, assinar, reconhecer no cartorio e eu faco o pagamento direto la na ACP? ou tem que ser pago do Brasil?

    Att,
    Germana
  • @Germana vc vai dar entrada no processo pelo correio ou pessoalmente?
  • Ola Vlad,

    Desculpa pela demora. Vou pessoalmente na cidade do Porto. Alguma dica?

    Grata e no aguardo
    Germana
  • @Germana se for apenas entregar o processo como emissária..paga antes por vale postal.Se for dar entrada no processo , terá q ter uma procuração do seu pai e o pgto é feito em euros.
  • Ola Vlad,

    Ok! Ja tenho a procuracao do meu pai (assinatura por autenticidade) e sou eu quem vai dar entrada por ele la em Portugal. Ou seja, farei o pagamento eu Euros por la.

    Fora a procuracao, a copia da certidao de meu pai, a copia do Rg dele, e o Formulario 1 C (que eu quem vou assinar presencialmente la), tenho que levar algum outro documento?

    Grata mais uma vez!!
    Germana
  • Vlad,

    Em tempo:
    Mais uma duvida...li que o pagamento so pode ser feito em cheque? Nao pode ser em Cash?

    Att,
    Germana
  • @Germana

    - Certidão de nascimento do seu pai por cópia reprográfica(xerox do livro) e apostilada(mande a original e não cópia)
    - Xerox autenticado e apostilado do RG do seu pai com menos de 10 anos de emitido
    - Assento do seu avô ou o numero e ano do assento.
    - Formulário 1 C com firma reconhecida por autenticidade (se for procuradora,assina na conservatória)
    175 Euros pagos na conservatória.Pode ser em cash
  • Maria, boa noite e obrigada mais uma vez!!

    Ultima duvida, juro!

    O formulario 1 C, como eu terei a procuracaodo de meu pai, ele (meu pai) nao assina o formulario e eu tambem NAO preciso reconhecer firma desse formulario, ja que serei eu que estarei pessoalmente no Porto, certo?
    Sobre essa procuracao, sabe me dizer se precisa ser por autencidade?

    Abraco
    Germana
  • @Germana recomendo reconhecer as assinaturas por autenticidade e apostilar a procuração.
  • @Germana e @Vlad Pen estive na ACP para dar entrada no processo de atribuição da minha tia. Ela já havia assinado o formulário, o que eu fiz foi apenas entregar e pagar os 175 euros. Não tinha nenhuma procuração e eles aceitaram receber numa boa.
    A atendente me disse que caso fosse dar entrada por procuração, ou seja, se eu fosse assinar pela minha tia, teria que ter uma procuração com poderes específicos para isso, no modelo que eles disponibilizam (salvo engano, ela disse que esse modelo de procuração estaria no site do IRN, mas acho que vale dar uma pesquisada).
    Mais uma dica: as senhas esgotam antes de encerrarem o expediente. Eu cheguei lá por volta do meio dia e peguei uma das últimas senhas de atendimento.
    Boa sorte!!
  • Boa noite a todos que me ajudaram no processo,

    Gostaria de agradecer imensamente todas as orientações! deu tudo certo e inclusive o processo que dei entrada no dia 01/10 na cidade do Porto, já foi finalizado e já recebi a carta aqui no Rio de Janeiro que meu pai é um cidadão português! :-) ele ficou muito feliz! e agora vou tentar agendar para tirar o cartão cidadão dele, apesar de nunca conseguir ver a agenda aberta do consulado aqui no Rio. @Beatrizmoreno isso mesmo, a pessoa que tiver interesse em dar entrada pessoalmente deve estar ciente que pode perder uma manha e uma tarde inteira aguardando o atendimento! eu cheguei as bem cedo,assim que abre e sai somente depois das 16h. Curioso, que os advogados lá são prioridade...ou seja, se tiverem 15 advogados, cada um com 5 processos, todos serão atendidos antes de você, independente do horário que ele chegue, ele tem o poder de "furar" a fila. Portanto, quem vai a passeio também, não planeje nada nesse dia, a não ser um excelente jantar para comemorar! Agora vou dar entrada no meu processo através dos correios e espero que seja tão eficiente quanto foi o do meu pai!
    @Marianélida, como você me disse anteriormente, não vou precisar transcrever o casamento dos meus pais não, correto? Agora que já tenho o número do meu pai, posso seguir com meu processo com a mesma documentação que fiz para ele, certo?

    Grata mais uma vez.
    Germana

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.