Solicitação de Portugal

Pessoal, em julho estive em Portugal e dei entrada no meu processo de cidadania. Mae e pai nascidos em Portugal.
Fui diretamente na Conservatório de Porto.
Tivemos um problema, pois não levei a minha certidão com foto copia, so por inteiro teor. Mas demos entrada mesmo assim, pois a responsavel pelo processo falou que talvez passase, e se não, eles solicitariam a outra certidao.
Adivinhe.... Acabou de chegar a carta solicitando a certidao.
Ate ai tudo bem, consigo isso, é simples.
O problema é que eles pediram a Transcrição do casamento dos meus pais. Eu levei todos os documentos para fazer em Porto, mas fui informada que não seria necessario. Apenas a certidão já bastava.
Agora estou com duvidas....
Como faço a transcrição ?
Posso mandar tudo junto, a certidão com fotocopia como já me pediram e os documentos para a transcrição ?
Tenho as certidões de nascimento de meus pais enviadas por eles, Portugal. Mas eles se casaram aqui no Brasil.

Na carta diz o seguinte:
1 - DEVERA APRESENTAR UMM CERTIDÃO DO SEU ASSENTO DE NASCIMENTO REPROGRAFICA, DEVIDAMENTE LEGALIZADA, POIS A APRESENTADA ERA DE INTEIRO TEOR APENAS.
2 - DEVERA PROCEDER A TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO DE SEUS PAIS NA ORDEM JURIDICA PORTUGUESA, PARA COMPROVAR A ALTERAÇAO DE NOME DA MAE POR ORDEM DE CASAMENTO.

Eles me deram 30 dias para resolver. Não terei tempo de fazer a transcrição aqui no Brasil, por isso gostaria de mandar tudo direto para Porto. Preciso encaminhar algum valor para a transcrição ?

Desde já agradeço a ajuda.

Paula

Comentários

  • @PaulaTaveira

    Vc deu entrada no processo de atribuição pelo ACP?
    Se foi,por lá não fazem transcrição de casamento
  • editado August 2018
    @PaulaTaveira a transcriçao de casamento é um processo separado q vc deveria ter feito antes de dar entrada no seu processo de atribuiçao.A cópia reprográfica da certidão de nascimento é insistentemente falada aqui pra enviar como tb a transcriçao de casamento quando ambos os pais são portugueses.Para transcrever o casamento vc precisa:

    Transcrição de casamento - documentos necessários:

    - certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra)
    - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas ou o assento de nascimento do cônjuge português.
    - certidão de casamento, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas
    - Vale Postal de €120 Euros (vide detalhes abaixo)
    - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório ou presencialmente no consulado
    - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento

    Modelo de Requerimento que serve em Ponta Delgada e Tondela:
    https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view


    O Vale Postal deve ser realizado numa agência própria dos Correios (franqueadas não fazem), preferencialmente uma agência central, emitidos a favor do IRN.IP e:
    - com o endereço da conservatória para onde o processo será encaminhado
    - deve ser emitido em nome do requerente do referido processo (levar o nº do RG e do CPF dessa pessoa)
    - a finalidade informada deve ser sempre "Manutenção de Residente" para quaisquer tipos de processos (Atribuição, Transcrição, etc.)
    - o valor em euros NÃO deve ser em Euro Exportação. Informe isso ao atendente dos Correios. É para ser usado o Euro de cotação maior.

    OBS.Se o requerente da transcrição de casamento for o neto ,terá que enviar sua certidão de nascimento de inteiro teor para comprovar o parentesco.

    FAÇA A TRANSCRIÇAO POR PONTA DELGADA OU PELO CONSULADO(pelo consulado é pedido documentos a mais)
  • Foi pela 1 conservatoria de Porto. Mas o ponto é que ela falou que só a certidão bastava. Mas tudo bem , vou atras dos documentos.
    Agora a carta veio com o endereço - Rua Rodrigo da Fonseca, 198 - Conserrvatoria dos Registros Centrais de Lisboa. Acredito que seja o endereço para qual eu devo mandar os documentos.
  • @vladpen não posso mandar todos os documentos para a transcrição junto com a copia fotografica ?
    O envelope veio do Arquivo Central do Porto e o endereço dentro da carta é da Coonservatoria de registros centrais de Lisboa.
    Para qual eu mando ?
  • editado August 2018
    @PaulaTaveira a certidão de nascimento por cópia reprográfica vc envia para onde vc enviou o processo.A transcrição de casamento vc envia para Ponta Delgada e depois de concluido vc envia a copia da transcrição de casamento tb para o mesmo endereço q enviou os documentos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.