Como localizar a Registo de Baptismo/Nascimento de meu avô, da Região de Resende/Portugal

Caros,

Escrevo para solicitar vossa ajuda para encontrar "algum" documento Português, como Assentos de Baptismo, Registo de Nascimento ou outro que tenha suportado a emissão do Passaporte do meu bisavô, o qual trouxe meu avô para o Brasil ainda criança de 3 a 4 anos. Preciso desse documento para averbar o casamento dos meus avós ocorrido já aqui no Brasil, minha vó também era portuguesa, da qual já encontrei toda a documentação, mas sem a certidão de nascimento do meu avô não tenho como averbar o casamento.

Confesso que já tentei de muitos modos, mas sempre encontro um dificuldade adicional então gostaria de partilhar minha história e ouvir vossas sugestões:

1. Já estive no Arquivo Diocesano de Lamego pessoalmente e li com cuidado os livros paroquiais disponíveis desde 1904 até 1912, e encontrei os Assentos de Baptismo dos irmãos mais velho e do mais novo, mas nada do meu avô.

2. Considerei encontrar o Processo de Solicitação de Passaporte no Arquivo Distrital de Viseu, mas percebi que existe ainda uma lacuna entre 1905 e 1912, talvez os documentos ainda não estejam organizados para uma pesquisa, na verdae ainda não evolui muito nessa direção. Alguma sugestão?

3. Gostaria de saber se no Porto de Leixões existe algum registro do embarque das pessoas nos navios e como seria possível acessar esses registros.

4. As Cartas de Chamado emitidas pelos Agentes de Emigração no Brasil, como o agente Antunes dos Santos, estão disponíveis para consulta?

5. Também acessei o Arquivo Nacional para tentar encontrar algúm documento mas ainda sem muito sucesso.

Seguem abaixo todos os dados que já levantei, mas ainda não foram suficientes.

Agradeço qualquer ajuda.

Cezar


Nome: JOAQUIM PEREIRA CARDOSO,
Pai: Alexandre Pereira Cardoso
Mãe: Angelina da Silva Cardoso
Seus irmâos quando do desembarque em Santos em 04/09/1912: Alfredo (1905) e a Maria (1911).
Morada: lugar com o nome de Vinhós
Concelho: de Resende
Diocese: de Lamego.
Data Nascimento: 01/01/1909 sempre usado na Carteira de Identidade para Estrangeiro, mas no documento de desembarque no Porto de Santos encontrei as datas de 04/04/1908, talvez pela semelhança da grafia manual, então também considero 01/01/1908 como datas prováveis.
Data de embarque no Porto de Leixões/Portugal: 17/08/1912
Data de desembarque no Porto de Santos/Brasil: 04/09/1912
Número do Chamado para trabalhar no Brasil: 1005 ou 833
Local para onde foram chamados: Fazenda João Baptista Novaes em Jaboticabal
Agente de Emigração: Antunes dos Santos
Número do registro da família na Hospedaria em São Paulo: 31370

Comentários

  • 171214 / Joaquim Cardoso De Oliveira / Tendais - Cinfães / Alexandre Pereira Cardoso
  • Procure na Freguesia de Tendais, Concelho de Cinfães. é uma tentativa!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.