Duvida com certidão de nascimento registrada no vice consulado

Bom dia, pessoal.

É o meu primeiro contato com esse fórum.

Comecei a me organizar para tentar obter a cidadania Portuguesa, visto que o meu bisavô veio de Portugal, porém, não tenho nenhum documento dele.

Entretanto, enquanto procurava qualquer documento ou registro dele para ter uma direção inicial de busca, encontrei uma certidão de nascimento do meu Avô, registrada no Vice Consulado de Portugal de Paranaguá - PR.

O meu Avô nasceu aqui no Brasil, inclusive, tem a certidão de nascimento daqui.

Essa segunda certidão do Vice Consulado quer dizer o que?

A imagem do documento está no link abaixo:

http://iggi.com.br/img/certidao_vice_consulado.png

Muito obrigado e um ótimo dia!

Comentários

  • Esqueci de comentar uma questão importante:

    A certidão de nascimento Brasileira é do dia 07/11/1924, já a certidão de nascimento registrada no Vice Consulado de Portugal é de 07/12/1924 (pelo que eu consegui ler no documento).

    Isso pode gerar algum problema?
  • @Igor para dar o inicio ao processo vc primeiro precisa localizar a certidão de nascimento ou assento de batismo do seu bisavô português.Seu avô e seu pai são vivos?
  • Meu avô já faleceu, a minha avó (esposa dele) está viva e meus pais também.

    Ainda é possível?
  • @igorWeldt, só é possivel seu pai pedir como neto de português e comprovar laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-processos-e-acompanhamento/p1
  • Me desculpe a ignorância, mas o que seria "comprovar laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa"?
  • @Vlad Pen,
    Essa certidão do avô não significa que ele foi registrado no Vice Consulado, portanto também é português?
    Se for isso o pai dela é filho de português e não necessitaria comprovar laços afetivos.
    Acho que talvez a @Márcia possa nos elucidar melhor.
  • Pessoal, muito obrigado pela ajuda. Eu realmente quero começar uma vida nova lá.
  • Bom dia, galera.

    Ontem fui no Vice-Consulado de Portugal em Curitiba para verificar se esse documento é válido.

    Porém, me disseram que preciso enviar por e-mail para a análise.

    Assim que cheguei em casa, encaminhei por e-mail e me responderam:

    "Em nome do cidadão GERINALDO SANTOS JULIÃO nascido em Paranaguá em 07-11-1924, não há registo de nacionalidade."

    A questão é que no Registro de Nascimento do Vice Consulado de Paranaguá, a data é "07 de Dezembro de 1924".

    Quando citei esse fato, me responderam:

    "A data da identidade brasileira é que é Novembro! Nessa certidão é que está Dezembro.
    Porém, o documento não é válido!"

    Alguém sabe se ainda tenho alguma chance?

    Obrigado!
  • editado August 2018
    @Mtrin vou confirmar com a @Marcia.
  • @Mtrin,

    "Essa certidão do avô não significa que ele foi registrado no Vice Consulado, portanto também é português?"
    Não necessariamente.


    @IgorWeldt,

    sugiro que escreva para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt, fornecendo nome completo dele, filiação e data de nascimento (coloque a data de nascimento em Paranaguá e a data da certidão do consulado). Diga que possui uma certidão do vice consulado, mas que deseja ter certeza que seu avô possui a nacionalidade portuguesa. Só assim, saberemos se foi feita a instrução do assento dele português, porque a resposta do consulado de Curitiba não foi favorável.

    Caso realmente seu avô não tenha a nacionalidade, uma vez ele tendo falecido, terá que provar os vínculos com Portugal, conforme havia escrito o @Vlad Pen.
    Boa sorte!
  • @Marcia e @Vlad Pen,
    Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.