Cópia da Certidão de Nascimento

Olá,

Por gentileza, alguém sabe me dizer se mesmo em posse da certidão de nascimento original da minha avó e certidão de óbito do meu avô (ambos portugueses) há a necessidade de que eu solicite esses documentos atualizados para o pedido de atrubuição da nacionalidade para o meu pai ou é seguro enviar apenas as cópias dos originais que possuo?

Obrigada desde já!

Comentários

  • @JulianaS se o assento de nascimento não for anterior a 1911,não é necessário solicitar nova certidão de nascimento, você pode informar apenas o nº, ano e conservatória. Você não necessita da certidão de óbito para processos efetuados pelo correio, apenas se for efetuar pelo consulado.
  • Obrigada pelo retorno, Rbt Wagner!

    No entanto, ainda estou muito confusa. Disponho de vários documentos (passaportes, certidões antigas, cartão cidadão...) de ambos os meus avós. Os dois são portugueses, casaram-se em Portugal. Sendo que minha avó ainda está viva e meu avô faleceu aqui no Brasil. Tenho muitas dúvidas sobre quais documentos preciso providenciar para envio (se preciso atualizar o estado civil na certidão de nascimento da minha avó ou se preciso notificar o falecimento do meu avô em território nacional, por exemplo), para onde devo enviar essa documentação e efetuar o devido pagamento das taxas.

    Infelizmente não encontrei um passo-a-passo que realmente me esclarecesse todas essas dúvidas. Sabe me dizer se aqui no fórum posso encontrar?

    Mais uma vez agradeço.
  • @Juliana vc vai precisar :

    Copia do assento de nascimento do português
    Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada do seu pai
    Copia do R.G ou CNH apostilado
    Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade
    Cópia da certidão de casamento dos avós portugueses
    Vale postal ou Pgto por cartão de crédito internacional de € 175 euros.
    Vc não precisa informar o óbito do seu avô.

    Envie os documentos para ACP do Porto.

    Para enviar os documentos e vale postal:


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest
  • Apenas mais uma dúvida: é possível fazer o envio dos documentos através do próprio consulado? Ou realmente não compensa por ser mais burocrático? Meu receio é saber se conseguirei acompanhar o processo enquanto ele se desenrola. O pagamento do vale postal é feito na própria agência dos correios, correto?

    Obrigada pelas informações, Vlad! Você não sabe como está me ajudando!
  • @Juliana envie os documentos diretos para Portugal sem interferência do consulado..é bem mais rápido. Vc pode pagar por vale postal nas Agências dos Correios ou por cartão de crédito internacional .
  • Muito obrigada por toda ajuda, Vlad!

    Um grande abraço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.