Reagrupamento Familiar ou Cartão de Residência?

Bom Dia. Sou casa com um cidadão português e queremos nos mudar para Portugal. Estou pesquisando quais as formas de fazer isso legalmente. Alguém poderia me ajudar: qual seria a diferença entre reagrupamento familiar e cartão de residência? Ambos tem que ser solicitados no prazo de 30 dias a partir do término de 90 dias que entrei no país. Durante esse prazo posso trabalhar? Alguém saberia informar?

Comentários

  • No seu caso chama cartão de residência. Você agenda no SEF para entregar os documentos por telefone quando chegar em Portugal. Existe um tópico aqui no fórum segue link

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia/p15
  • Muito obrigada @amandacorreia. Vou abrir e ler agora. Você saberia me informa se eu posso trabalhar enquanto o cartão de residência não sai?
  • Acredito que não, teoricamente estará como turista, mas se conseguir emprego vai estar trabalhando ilegal. Têm um pessoal no tópico que já passou por isso , ideal perguntar por lá, eu ainda não tenho essa experiência.
  • @bihenriques se vc for casada ha mais de 3 anos(com filhos atribuidos) e 5 anos (sem filhos) vc pode pedir tb a nacionalidade portuguesa.
  • Então @Vlad Pen.... a minha intenção é pedir a atribuição da minha cidadania (sou neta de português) quando já estiver morando em Portugal. A intenção era pedir agora, ainda morando no Brasil, contudo com essa mudança na lei não tenho como comprovar os laços efetivos com Portugal.
  • @bihenriques vc pode pedir a nacionalidade como esposa de português.
  • @vlad pen.... você sabe dizer quanto tempo está demorando sair cidadania tirando pelo marido? Se fizer o processo enviando tudo para Portugal....
  • Alguém sabe quanto tempo tem demorado para o Cônjuge brasileiro pegar o cartão de residência após agendar e fazer a solicitação?
  • Olá a todos,
    Eu e meu companheiro pretendemos morar em Portugal a partir de janeiro. Ele é nacional português e temos uma união estável no Brasil há 4 anos e meio. Viajaremos juntos e gostaríamos de saber se este documento da união estável (apostilado) já é suficiente para nossa entrada, isto é, poderemos ter problemas com a imigração?
    Após a entrada no país, pretendemos, já nos primeiros dias, nos casar em solo português e pedir o Cartão de Residência para mim. Temos lido muito das discussões aqui no fórum, mas seguimos com estas dúvidas...
  • @aleszanellla depois de casada, vc terá que pedir a transcrição de casamento antes de pedir o visto de residência.Sugiro aguardar de 3 a 5 meses para fazer a solicitação junto ao SEF .O Documento de união estável não tem validade se não for reconhecido por sentença judicial em Portugal.
  • @Vlad Pen Obrigado pelas informações. Não sei se compreendi a necessidade de transcrição do casamento, sendo que a ideia é casar diretamente em Portugal... De todo modo, pelo que entendi do site do SEF, posso entrar com meu companheiro e, após 3 meses, pedir o Cartão de Residência para cidadão de Estado Terceiro familiar de nacional português. No site do SEF, é solicitado, para o caso de quem esteja em união de facto: "Certidões de nascimento de ambos e documento comprovativo da vida em comum há pelo menos 2 anos". Por isso a dúvida...
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado October 2018
    @aleszanella

    se pretende casar em Portugal não será necessário transcrever o casamento

    Quanto a : " "Certidões de nascimento de ambos e documento comprovativo da vida em comum há pelo menos 2 anos". O comprovativo de vida em comum seria a união estável feita no Brasil e que terá que ser homologada em Portugal através de um advogado com OAP
  • @Maria Nélida Obrigado pela ajuda esclarecedora. Seria possível, entrando em Portugal como turista com meu companheiro português, casarmos e então solicitar o cartão de residência? Temos interesse em conseguir apenas a autorização de residência.
  • editado October 2018
    @Aleszanella..sim é possivel, mas sugiro esperar pelo menos 2 meses depois de casado para pedir o visto de residencia .Isso é para o SEF não entender q o casamento é por conveniência.É bom preparar documentos q comprovem q estão juntos ha bastante tempo.
  • @Vlad Pen Obrigado mais uma vez! Faremos isso!
  • @aleszanella boa tarde. Outra opção seria você converter essa união estável em casamento aqui no Brasil e fazer a transcrição do casamento em Portugal. Assim você já entraria em Portugal como esposa de nacional português.
  • Amigos, Estou em processo de Atribuição de Cidadania Portuguesa, sou casado e tenho um filho. Para ir morar em portugal, sei que pela imigração passo de boa, mas a minha esposa tem que ir com a passagem de ida e volta? e la pedimos o cartao de residência ou reagrupamento ( desculpa por nao entender bem)? ou apenas uma passagem e informamos que iremos fazer o processo dela ( como é feito) quando chegarmos la.?
  • editado October 2018
    @Raphael depois de concluido seu processo vc ja será português e creio nao haver problema em levar sua esposa sem a passagem de volta. Se vc tiver mais de 5 anos de casado vc ja poderá pedir a nacionalidade dela pelo casamento depois de concluido seu processo.
  • bom dia, sei que o assunto já deve ter sido colocado aqui, mas continuo com duvidas. Eu tenho a cidadania (eu e meu filho) e ja trasncrevi meu casamento no consulado. Recentemente liguei para o consulado na ideia de comecar o processo para pedir a cidadania do meu marido, temos 8 anos de casados e no consulado foram rápidos em dizer que ele não tem direito a cidadania, pois não tem os documentos que comprove laços com a comunidade portuguesa. Começamos a ver então o reagrupamento para depois já morando em PT pedir a cidadania dele. Alguém sabe me explicar quais documentos precisam para comprovar tais lacos ?
    Ou como proceder para ele ficar depois de 90 dias ? (já que ele vai ter de ir como turista)
  • @roselvalporto, o consulado para varias não entendem nada, só dão informações erradas.... Com 8 anos de casada e com um filho português e o que basta para comprovar laços, ter um filho português. E isso, se fosse casamento de 3 anos, porque a partir de 5 anos nem isso precisa. Mas para seu marido viver em Portugla legalmente nem precisa necessariamente pegar nacionalidade portuguesa. Chegando em POrtugal, agende no SEF para Autorização de Residência para Cônjuge de Nacional (NÃO É REAGRUPAMENTO FAMILIAR, R.F é para brasileiros com visto). Esse cartão de residente terá validade de 5 anos ( o de reagrupamento é somente 1 anos). Leia esse artigo: https://odireitosemfronteiras.com/2018/01/16/nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento-o-que-mudou/
  • @TeresaFarias17, vou ler, obrigada :)
  • Sou brasileira com cidadania portuguesa, casada a mais de 30 anos com brasileiro. Estou pretendendo me mudar para Portugal com o meu marido que e brasileiro e nao tem a nacionalidade portuguesa. Qual a maneira mais facil e rapida do meu marido se legallizar,opara ir morar la comigo. Eu ja tenho cartao cidadao, preciso ir ao SEF plara regularizar a minha situacao, ou por ja ter a nacionalidade e o cartao cidadao, ja estou legalizada no pais, outro detaalhe ja tenho tb o NIF
  • editado April 2019
    @Aidirosorio vc como cidadã portuguesa ja está com sua situação legal e regularizada. .Quando estiver morando em Portugal poderá pedir o NIF.Para seu marido ele ja pode pedir a nacionalidade pelo casamento e até o processo ser concluido ele pode pedir visto de residência por agrupamento familiar.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia/p1
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.