Erro na Certidão de Nascimento - Meu Avô Português está como Brasileiro

Olá pessoal,

Enquanto aguardo a transcrição do casamento de minha mãe por Ponta Delgada solicitei minha certidão de nascimento em inteiro teor reprográfica e notei uma falha. Está assim:

São avós maternos (nome do meu avô) e (nome de minha avó), brasileiros, ...

Na verdade meu avô é português, nascido em Portugal. Foi justamente por ele que consegui atribuir minha mãe por ACP.

Vocês acham que esse detalhe pode ser um problema?
Como proceder neste caso?

Desde já, agradeço!

Comentários

  • editado June 2018
    @MarceloDF ja teve um caso desses aqui e não teve problema pq o q vale é a certidão do português provando q ele é português de estado.Não sei se seria conveniente informar isso ou deixar como tá.
  • Muito obrigado @Vlad Pen! Acho que você tem razão. O que vale é a certidão portuguesa com o assento de minha mãe e o casamento dela devidamente transcrito. Mas fico com receio desse detalhe gerar uma exigência.

    O que você acha @Marcia?
    Teria alguma recomendação?
  • @MarceloDF,

    acho que o @Vlad Pen tem razão. Essa informação não é relevante.
    Até porque, seus avós podem ter pedido a dupla cidadania, e neste caso, seriam portugueses e brasileiros.
    Não há problema algum. Fique tranquilo.
  • MarceloDFMarceloDF Member
    editado June 2018
    Verdade @Marcia, não tinha pensado sob essa ótica. Não sei como eram considerados os imigrantes portugueses pelo Brasil no passado. Além disso, nacionalidade é diferente de naturalidade. Na certidão de nascimento de minha mãe está descrito que me avô era "Português" (nacionalidade). E na de casamento dela, ele consta como "natural de Leiria, Portugal" (naturalidade). Mesmo sendo "Brasileiro", a naturalidade continua a mesma.

    De qualquer forma, fiquei mais tranquilo com sua palavras. Já estava pensando em solicitar a retificação, mas pensando bem, acho que vou enviar assim mesmo. E nem vou informar nada para não "levantar a lebre". Muito obrigado.
  • Não há porque retificar, @Marcelo DF.
  • Ok @Marcia, muito obrigado pelo seu apoio!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.