Necessidade de transcrição e retificação de documentos

Bom dia,


Gostaria de orientações sobre o processo atribuição de nacionalidade para minha avó, viva, filha de portuguesa. Não sei se preciso transcrever o casamento dela ou retificar alguns erros nos documentos brasileiros.


Minha bisavó é portuguesa, natural de Vila Nova, Praia da Vitória, Ilha Terceira. Após muitas buscas, encontramos seu batismo nesse link:



http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-PV-VILANOVA-B-1900-1911/TER-PV-VILANOVA-B-1900-1911_item1/P120.html



Registro nº 45 – Ano 1902 – Página 0020, Nome: Maria, Data de nascimento: 28 de agosto de 1902, Pai: Jacintho Ferreira de Faria, Mãe: Francisca Candida, Ilha: Terceira, Concelho: Praia da Vitória, Freguesia: Vila Nova, Igreja: Igreja Paroquial do Divino Espírito Santo da Vila Nova.

Passaporte de seu pai: 685 – 16/9/1906 – Local Angra do Heroísmo

Link do passaporte:

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/PASSAPORTES-TER-1906-1907/PASSAPORTES-TER-1906-1907_item1/P93.html


Dados a serem atualizados/retificados:

1- Na certidão brasileira de casamento da Maria, portuguesa, a data de nascimento de Maria Ferreira Dias consta errada, 29/08/1901, ela nasceu em 1902;

2- Na certidão brasileira de casamento da Maria, portuguesa, o nome do seu pai é escrito de forma incorreta, Jacintho Ferreira Faria, omitindo-se o "de" entre os sobrenomes Ferreira e Faria;

3- A identidade brasileira de minha avó é antiga, possui mais de 30 anos.


Já tenho a certidão de nascimento de Maria Ferreira Dias(Faria), da Biblioteca Pública et Aquivo Nacional Luiz da Silva Ribeiro, e a de Helena Dias Raimundo ainda estou buscando, difícil de encontrar.



Diante do exposto, pergunto:

1- Quais documentos precisam ser retificados/atualizados?

2- Preciso transcrever o casamento dos pais de minha avó em Portugal para a atribuição de nacionalidade dela? E depois, até que eu consiga a minha atribuição, preciso transcrever os casamentos da minha avó e pais?

3- Caso positivo, a transcrição eu peço antes da atribuição ou a documentação pode ser enviada de uma vez?

4- Eu não preciso ir ao consulado nem para assinar o formulário?

5- A dúvida quanto a atualização do RG é importante pois ainda não preenchi o formulário 1C por não saber qual documento uso(antigo ou novo, que já solicitei, mas não está pronto)

6- Qual local indicado para enviar os documentos?



Desde já, muito obrigado.


Comentários

  • editado June 2018
    @Mturques primeiro precisa transcrever o casamento dos bisavós. Vai precisar do assento de ambos os nubentes + a certidão de casamento de inteiro teor apostilada. Precisa verificar se os nomes dos bisavós na certidão de nascimento coincidem com o q está na certidão de casamento. A divergência no ano de nascimento não é relevante.O R.G tem q ter no máximo 10 anos e tb terá q transcrever o casamento dos avós e dos seu pais tb.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • O bisavô se chama Jacintho Ferreira de Faria, mas no casamento está sem o "de", só Jacintho Ferreira Faria. Nesse caso, então preciso retificar?

    Posso mandar para o Porto fazer a transcrição e a nacionalidade juntos? A minha avó nasceu no Brasil, mas é filha de portuguesa que nasceu em Portugal.
  • @MTurques

    A falta do "de" na certidão de casamento não será problema

    O ACP não transcreve casamento.Envie para Ponta Delgada e depois de pronta a transcrição,envie para o ACP o processo de atribuição
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.