Atribuição Menor de Idade - Documentos e conservátoria

Olá Pessoal, tudo bem? Gostaria de dar entrada nos processos dos meus irmãos, os dois menores de idade (7 anos e 17 anos). Os documentos abaixo estão corretos?

Certidão de nascimento de inteiro teor, com cópia reprográfica no verso, emitida a menos de 6 meses, com apostila de Haia.
RG autenticado
RG dos pais autenticado.
Formulario c1- firma reconhecida por AUTENTICIDADE

Qual a melhor conservátoria para processos de menores? Posso dar entrada nos dois processos de uma vez ou preciso enviar um de cada vez?

Agradeço desde já.

Comentários

  • @Gabs Stinguel,

    A documentação está certa.
    O 1C deve ser assinado pelo pai e pela mãe.

    Tondela
  • @Marcia ah, muito obrigada. Posso enviar os dois processos de uma vez? ou tem que ser um de cada vez?
  • @Marcia

    Aproveitando a postagem. Favor confirmar se os RGs podem ser enviados apenas autenticado, sem a apostila. O ccartório de Florianópolis não apostila documentos que não sejam certidões (sic). No caso seriam RGs de pessoas maior de idade e pretendemos enviar para o ACP Obrigado
  • @Gabs Stinguel

    Pode enviar os dois de uma só vez,mas em envelopes separados e com documentação completa para casa irmão
    Os pais das crianças transcreveram o casamento?
  • @Valdir dos Santos

    ACP só aceita xerox autenticada e apostilada do RG
  • @Gabs vc pode enviar os 2 processos separados cada um em um envelope e depois colocados em um envelope maior.
  • @Maria

    Meus pais não são casados. Deu tudo certo com o meu processo, agora só falta os dos meus irmãos mesmo. Acredito que não terá problema também.

  • @Gabs Stinguel

    Ah,sim.Se não são casados, não existe o que transcrever
  • @Maria Nélida @Marcia Sabe se a conservátoria de Tondela ainda aceita CNH autenticada em vez de RG ?
  • @Gabs Stinguel

    Aceita CNH
  • Me confirmem uma coisa: quando a @Gabs mencionou "RG autenticado" ela quis dizer que é o documento do menor, isso?
  • @Pedro Antonio Pereira Jr. isso, RG autenticado do menor
  • @Maria Nélida Obrigada
  • VidalVidal Member
    Pessoal bom dia poderia tirar uma dúvida por favor,
    minha tia vai mandar para ACP os documentos da minha prima de 14 anos, o pai declarante português,
    Quais serias os documentos; certidão de nascimento com cópia reprográfica com firma reconhecida e apostilada, formulário 1c de menor de idade com assinatura dos pais com firma reconhecida, copia do rg autenticado dos pais, precisa a cópia do rg do menor também,
    Tem mais algum documento, o RG dos pais não precisam ser apostilados correto,
    Desde já agradeço
  • @Vidal

    Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento do menor precisa ser por cópia reprográfica apostilada.
  • editado March 2019
    @Vlad e se a guarda judicial do menor está com os avós, que deve assinar o Formulário 1C?
  • VidalVidal Member
    @Vlad Pen muito obrigado!!
  • @Ana vou consultar a @Marcia, mas creio que se a guarda da criança está com os avós, eles terão que assinar o formulário 1C e anexar junto cópia apostilada dessa sentença judicial que deu a guarda da criança para os avós.
  • @Vlad, obrigada pela atenção
  • @Ana conversei com a Marcia e ela me confirmou q são os avós que assinam.
  • @Vlad super obrigada é um alívio!!!!!! obrigada
  • Bom dia a todos!
    Minha irmã está em Portugal e solicitará a atribuição da minha sobrinha por lá.
    Existem cartórios em Portugal que prestam serviço igual no Brasil para autenticação e apostilamento de documentos?
    Ela pode enviar os documentos pelos Correios igual enviamos do Brasil?
    Muito obrigado desde já! Todos são sempre muito prestativos nesse fórum.
    Abs
  • @Kaio sugiro enviar os documentos aqui do Brasil pelo correio.
  • @Vlad a minha irmã está morando em Portugal com a minha sobrinha (menor de idade). Para fazer pessoalmente, ela disse que perde-se um dia inteiro em filas e etc. Ela não consegue acertar os documentos em um cartório (não sei como funciona e se existe) em Lisboa e enviar pelos Correios?
  • @Kaio sua irmã vai precisar da certidão de nascimento da filha.Ela pode apostilar em um consulado brasileiro ou pedir para alguém aqui do Brasil enviar para ela. Mais dúvidas favor postar nesse tópico já existente.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/6022/atribuicao-para-menores-de-idade
Esta discussão está fechada.