Preenchimento formulário modelo 1C

Boa tarde a todos.
Li todas as informações sobre o preenchimento formulário modelo 1C, porém ainda tenho dúvida sobre o preenchimento do quadro 2.
Vou solicitar minha atribuição por ser filha de pai português, que foi o declarante na minha certidão de nascimento, nascido na freguesia de Magrelos, concelho de Marco de Canaveses, distrito do Porto. Portanto, vou enviar os documentos para o Arquivo Central do Porto.
Solicitei a certidão de nascimento do meu pai pelo Civilonline. Devo anexar essa certidão informatizada ao formulario 1C e não preencher os dados do ítem 1 quadro 2?
Ou não envio a certidão, preenchendo os dados no ítem 1 do quadro 2? No caso o documento informatizado que recebi está escrito na parte superior: "Conservatória do Registo Civil Marco de Canaveses - Assento de Nascimento nº 101 do ano de 2018". São esses os dados que devo colocar nos campos " assento com nº_________" "do ano de ______" e "Conservatória de Registo
Civil ____________"? No caso de Conservatória do Registo Civil de Marco de Canaveses, como vou saber o nº de conservatórias que há em Marco de Canaveses para colocar nos dois quadrados que antecedem?
Li em algum lugar que não é aconselhável anexar a certidão informatizada, isso procede?
Outra informação que preciso é se os correios ainda estão recusando emitir vale postal para IRN, IP?

Muito obrigada pela atenção e desculpe tantas perguntas, mas tenho medo que algo vá errado e eles recusem o processo.

Elisabete

Comentários

  • Pode enviar apenas a copia e deixar essas informaçoea em branco, e assinala no verso que esta enviando copia do assento portugues
  • obrigada Amanda
    Você diz assinalar outros documentos e mencionar cópia do assento português?
  • Acabei de ler o manual de preenchimento do formulário 1c da Tereza Lima e ela diz que pode mandar o xerox do assento já informatizado e que deve ser assinalado com um X em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
    Segundo a Amanda é pra assinalar no verso que está enviando copia do assento português, o que deduzi que seria colocado em "Outros documentos"
    Agora fiquei mais em dúvida: assinalo o ítem 2 do quadro 4 ou assinalo "outros documentos" e menciono cópia do assento português?
    Desculpem a insistência, mas é para não correr riscos
    Muito obrigada
    Elisabete
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.