Certidão

Boa tarde
@Mariza
O meu bisavo Veio de Madeira talves em 1884-1885 para Angola na cidade do Lubango concretamente na Chibia, para praticar a agricultura Nesta zona do sul Angola.
O avó nasceu em 1909 na altura Chibia pertencia a Portugual .
Na antiga Sá da Bandeira=Lubango nome atual havia somente Madeirenses. Na primeira caravana erã 222 pessoas isto em 1884, na outra 332 em 1885 e outros vieram aos pouco.

Comentários

  • @paulo Farinha


    Não abra várias discussões, vamos concentrar tudo que já temos nesse tópico para facilitar:

    Estou a procura da certidão do meu bisavo, ele era proveniente e natural da
    freguesia d Tabúa da Madeira, chama-se Manuel Gonçalves Farinha, filho de Francisco Gonçalves Farinha e de Maria de Jesus Farinha. Casado com Augusta Gonçalves de Sá. Não tenho datas de nascimento.
    O meu bisavo emigrou casado com a Senhora Augusta Gonçalves de Sá, natural da Ribeira Fria.

    -------------------------------------------------------------------------------------
    Só você poderá confirmar os dados encontrados: é possível que o seu bisavó tenha nascido em 1870? Não encontrei o casamento dele com Augusta - você tem os nomes dos pais dela?


    Tenho quase certeza de que o registro abaixo é do seu bisavó Manuel Gonçalves Farinha;

    http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/viewer?id=4054&FileID=1106803 - assento 26/1870

    O seu trisavó Francisco Gonçalves Farinha era filho de Joaquim Gonçalves Farinha e Benta de Jesus. Casou-se duas vezes com mulheres de mesmo nome: Maria de Jesus. O seu bisavô pode ter sido fruto do primeiro casamento e ter não ter emigrado junto com os pais.

    Os seus trisavós emigraram em 1890 com dois filhos.


    Requerentes Francisco Gonçalves
    Cônjuge Maria de Jesus
    Destino Brasil
    Ano 1890
    Mês 4
    Caixa 81
    Num Processo 140
    Num Passaporte 355
    Data Baptismo None
    Pai Requerente Joaquim Gonçalves
    Mãe Requerente Benta de Jesus
    Pai Cônjuge José Rodrigues
    Mãe Cônjuge Ana de Jesus
    Filhos Maria de Jesus (17 anos) e Jacinta (7 anos)
    Obs Estado civil: viúvo.

    É a família que procura porque a certidão de casamento confirma a filiação de Francisco e Maria de Jesus:
    casamento dos trisavós: http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/viewer?id=1536&FileID=1119498

    Eles se casaram em 1878.
    Tiveram duas filhas de nome Jacinta uma nasceu em 1881: http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/viewer?id=4066&FileID=1107635
    A outra em 1883: http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/viewer?id=2696&FileID=1107976

    A Maria com 17 anos parece ser filha de um casamento anterior do Francisco, pois ele era viúvo e outra Maria de Jesus:
    Data: 1873-10-14
    Local: Paróquia da Tabua

    FILHO: Maria
    Pai: Francisco Gonçalves
    Mãe: Maria de Jesus

    Livro: 3825
    Folha: 15
    O
    -----------------------------------------------

    Primeiro casamento de Francisco;

    Data: 1869
    Local: Paróquia da Tabua

    MARIDO: Francisco Gonçalves
    Pai:
    Mãe:

    MULHER: Maria de Jesus
    Pai:
    Mãe:

    Livro: 3855
    Folha: 3-3 v.º
    Obs:
    ------------------------------------------------------------------------

    Segundo casamento de Francisco
    Data: 1878
    Local: Paróquia da Tabua

    MARIDO: Francisco Gonçalves Farinha
    Pai:
    Mãe:

    MULHER: Maria de Jesus
    Pai:
    Mãe:

    Livro: 3864
    Folha: 2-2 v.º
    ---------------------------------------------------------------------------------------
  • OK obrigado Amiga @Mariza guerra
    São eles mesmo. Estou muito agradecido.

    Como fasso para obter as Certidoēs?
    Depois de ter em maos qual será o passo a seguir?
    Sou novato no assunto, desculpa pelas tantas perguntas.

    Não tenho o nome do pai de Augusta Gonçalves de Sá , a Maē dela era Maria de Sá.

    Boa noite...
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado May 2018
    @paulo Farinha

    Quem está vivo entre o seu bisavô Manuel e você?
    Como pretende solicitar a nacionalidade?

    Antes de solicitar ao Arquivo da Madeira o assento certificado de Manuel é preciso descobrir o casamento dele com a Augusta.



    Augusta - bate com as informações que você passou -
    Livro:


    Data: 1881-05-01
    Local: Paróquia de São Roque do Faial

    FILHO: Augusta
    Pai: Incógnito
    Mãe: Maria de Sá

    Livro: 6077-A
    Folha: 5 v.º
    Obs:
    Augusta : Assento 12/1881: http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/viewer?id=3923&FileID=1125957
  • Olà @Mariza Guerra
    Entre Manuel e Eu , está vivo o meu pai.

    Segundo o meu pai; o bisavo Manuel Veio para Angola casado.

  • @paulo Farinha

    Não encontrei o casamento.
    Tem um registro de passaporte que pode ser dele, apesar de uma divergência no nome da mãe:

    http://abm.madeira.gov.pt/bases/passaportes/detalhe/?reg=19864


    Requerentes Manuel Gonçalves Farinha
    Cônjuge None
    Destino Lourenço Marques-MOZ
    Ano 1905
    Mês 8
    Caixa 127
    Num Processo 54
    Num Passaporte 434
    Data Baptismo None
    Pai Requerente Francisco Gonçalves Farinha
    Mãe Requerente Maria Gonçalves Uva
    Pai Cônjuge None
    Mãe Cônjuge None
    Filhos None
    Obs 2.ª saída. Estado civil: solteiro. Neste processo já havia requerido passaporte de Demerara para a Madeira emitido em 18-05-1905.
  • Boa tarde, @Mariza Guerra
    Neste caso talves não
    tenha contraido o sacramento do matrimonio.

    Es uma Guerriera mesmo, obrigado, me estás ajudando muito.

    Neste caso, que coisa devo faser?
  • @paulo Farinha

    Você disse que seu avô, filho de portugueses nasceu em Angola em1909.

    É preciso que você pesquise sobre as leis que regem as condições dos nascidos nas ex-colonias. Como início para a sua busca te envio um texto da internet, mas adianto que não me aprofundei. Pelo que pude entender os filhos de portugueses nascidos na ex-colonia, antes da independência, não perderam a nacionalidade, portanto pode ser que o seu avô seja português. Reforço que vc precisa se informar melhor.
    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Portugueses de Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe

    Com o regime instaurado em Portugal no 25 de abril de 1974, Portugal iniciou conversações com os movimentos de libertação das colónias portuguesas. Nasciam assim, em 1975, os novos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP): Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

    Por força do Decreto-Lei nº 308-A/75, de 24 de Junho, os cidadãos nascidos ou domiciliados nestes territórios perderam a nacionalidade portuguesa na data da independência, em 1975.

    No entanto, nos termos da referida lei, clarificada pelo despacho conjunto da Presidência do Conselho e do Ministro da Justiça de 8 de Setembro de 1975, conservam a nacionalidade portuguesa todos os indivíduos nascidos em território ultramarino tornado independente e domiciliados fora dele que sejam descendentes até ao terceiro grau dos portugueses referidos nas alíneas a), c) e d), primeira parte, do n.º 1 do artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 308-A/75, de 24 de Junho, ou seja:

    a) Os descendentes dos nascidos em Portugal continental e nas ilhas adjacentes da Madeira e dos Açores;

    b) Os descendentes dos naturalizados;

    c) Os descendentes dos nascidos no estrangeiro de pai ou mãe nascidos em Portugal ou nas ilhas adjacentes ou de naturalizados, assim como, os descendentes daqueles cujo pai ou mãe tenham nascido em território ultramarino ainda sob administração portuguesa.

    Fora dos casos supra referidos, todos os cidadãos nascidos ou domiciliados em território ultramarino tornado independente perderam a nacionalidade portuguesa.
  • DbritoDbrito Member
    editado May 2018
    @Mariza Guerra
    Boa tarde!Fui a traz do óbito do meu Bisavó descobri que ele é do ano 1865.
    Nome dele é Manuel Júlio Brito filho de Júlio Florêncio brito e de Margarida Ana Inacia neto materno de Manuel Chantre dos Santos e de Ana Inacia Ralhada e paterno de Florêncio de Brito e de Joaquina Lima da Cruz só sei que ele é de Estreito de Camara dos Lobos em Madeira .
  • Olá bom dia
    @Mariza Guerra
    Tudo bem com você?

    Olha, o meu pai alega que o Avó foi registrando como portogues .

    Chama-se: Albertino Gonçalves Farinha
    Data:1909/02/22

    Filho de Manuel Gonçalves Farinha e de Augusta Gonçalves de Sá.

    Não te cances!
  • @Paulo Farinha

    Junte todos os documentos do seu avô e dirija-se ao Consulado português mais próximo para obter informações. Não há arquivos de Angola disponíveis para consulta online.
  • OK obrigado Amiga,
    @Mariza Guerra.

    Gentilissima.
  • @Mariza Guerra Boa noite.
    Peço ajuda para encontrar os documentos de meus avós em Portugal. Fiz várias buscas aqui nos sites no Brasil. Infelizmente não tenho muitos dados das freguesias das localidade onde eles nasceram.Tenho a carteira de Estrangeiros de ambos e seus atestados de óbitos. somente.O que possuo de informações são as seguintes:

    Nome de meu avô: Melchior Cardoso
    Nascimento: na identidade está maior de 21 anos
    Filiação: Domingos Cardoso e Maria do Carmo
    Chegada ao Brasil:sem registro na Identidade estrangeira.
    Falecimento: 07 de Agosto de 1947
    O registro de Identidade estrangeira foi em 28/02/1942
    Série:E4333 SEÇÃO:J2222
    Nome de minha avó: Maria da Conceição
    Nascimento: Provável 26 de Julho de 1905
    Filiação:Manoel Dias Júnior e Antônia de Jesus
    dembarque: 26/12/1923 Embarcação Ango, Porto Santos / São Paulo:29/03/1963
    óbito


    Obs.2: documentos brasileiros confeccionados em 19/01/1945 registro: 210546 na Carteira de identidade está Maria da Conceição


    169963 / Maria Da Conceição / Carregal / Sernancelhe / Manuel Dias Junior / Antónia de Jesus / Sem Indicação / 18 / S. Paulo / Sem Indicação http://tombo.pt/f/srn02 pode solicitar informações do registro por email à CRC de Sernancelhe indicando a freguesia
  • @DANIELA CARDOSO

    Você seguiu a orientação que o @Kleber te indicou há um tempo? - Solicitar busca na Conservatória indicando a freguesia é o que precisa ser feito nesse primeiro momento. Se busca for infrutífera terá que solicitar ao Cepese informações sobre o passaporte.

    Já obteve a certidão de casamento de inteiro teor? É o documento mais importante para esclarecer as idades dos nubentes.
  • Olá bom dia
    @Mariza Guerra.
    Estou sendo muito chato, mais vou pedir-te um outro Favor .
    A esposa do meu Tio está tentando achar tambèm a Certidão do pai dela.
    Chama-se: Justo Antonio Casimiro,
    Pai:Francisco Casimiro,
    Mãe:Ana Taranta,
    Natural de BEJA.
    Não tenho datas provaveis.

  • @paulo Farinha

    Não é incômodo.
    Sugiro que a esposa do seu tio pesquise a certidão de casamento de Justo Antonio Casemiro para obter mais dados.
    Alguns centros de dados no Brasil possuem registros de entrada de imigrantes no país por isso é mais fácil encontrar pistas. Para os que foram para outras partes do mundo há limitações para a busca.
  • @Mariza Guerra
    Bom dia.

    Olha o sr Justo Antonio Casimiro não imigrou para o brazil mais sim para Angola e cá em Angola não há registros imigratorios do tempo do colonialismo portogues.
    Por isto temos tudo muitas dificuldades em encontrar os documentos.
    Temos poucas informazioni internas a cerca disto e tambèm poucas experiencias no que concerne as buscas .

    Se não tivece vc, evidentemente não teria como encontrar a Certidão do meu bisavo.

  • @paulo Farinha
    Bom dia,
    Você possuía muitas informações sobre o seu bisavô, isso foi determinante para o sucesso da pesquisa. No caso do Sr. Justo há poucos dados mas, a certidão de casamento poderá ajudar. Como Angola não tem registros de entrada de imigrantes é preciso pesquisar nos documentos civis que ele tinha, quem sabe tem a citação do lugar de nascimento?
  • OK Amiga @Maiza Guerra
    A unica coisa que sei, é a naturalidade dele : e natural de Beja.

    Vou procurar mais Dados.
    Obrigado.
  • Olá boa tarde @Mariza guerra

    Olha cara Amiga
    Tenho já alguns Dados de Justo Antonio Casimiro, natural de (Albernoa-Beja)1900
    Filho de : Francisco Casimiro e de Ana Taranta.

    Já procurei em outro lugares não encontrei.

    Melhores cumprimentos...
  • DbritoDbrito Member
    @Mariza Guerra boa tarde será que consegues localizar-me este certidão ??
    Nome: Margarida Ana Inacia
    Filiação:Manuel Chantre e de Ana Inacia Raiada não sei o paradeiro certo dela porque ela era da etnia cigana ... Só sei que ela teve um filho na ilha da madeira
    Mas já tentei localizar o certidão do filho dela em madeira mas não encontrei .
  • @Dbrito

    Infelizmente eu não consegui encontrar o registro na Ilha da Madeira. Existe o sobrenome Chantre na freguesia Trinta do Concelho de Guarda, se vc quiser se aventurar deixo o link da freguesia, o livro que cobre o ano 1865 está online: https://tombo.pt/f/grd45

    @paulo Farinha
    Os livros de Albernoa estão online, procure antes e depois de 1900: https://tombo.pt/f/bja01
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.