Duvidas sobre o processo com procuração

Boa noite,

Sou neta de português ( avó e avô) e estou começando a levantar os documentos para tirar a cidadania da minha mâe ( filha dos portugueses) e posteriormente a minha.

Vou aproveitar a vinda do meu primo português para o Brasil para entregar toda a documentação, pois o mesmo se disponibilizou a dar entrada em Portugal do processo da minha mãe e o do meu.

Primeiramente, gostaria de confirmar os documentos necessários para o processo. Pois juntei todas as informações que li nos posts para me basear.

Para o processo da minha mãe:
- certidão de obito inteiro teor do pai português, apostilada
- certidão de nascimento inteiro teor da minha mãe, apostilada
- copia certidao de nascimento do português
- rg autenticado e apostilado
-procuração para meu primo atuar no processo, assinado com firma reconhecida por autenticidade.

Para meu processo:
- certidão de casamento dos meus pais inteiro teor, apostilada
- minha certidão de nascimento inteiro teor, apostilada
-rg autenticado e apostilado
- procuração para meu primo atuar no processo, assinado com firma reconhecida por autenticidade.

Minhas duvidas referentes ao processo:
1- eu tenho uma fotocopia da certidão da minha avó (portuguesa), emitida em 1992 e tenho uma certidão de narrativa de registro de nascimento emitida em 1989. Tenho que solicitar esse documento mais atualizado?
2- Na certidão de nascimento da minha mãe, o sobrenome da minha avó foi escrito como Corrêa, porém, no registro de nascimento dela ( e todos os documentos portugueses) está Correia. Isso pode gerar algum problema?
3- Caso dê problema o sobrenome da minha avó. Eu consigo fazer o processo pelo meu avô? Mesmo já estando falecido? Qual documento eu preciso?
4- Qual documento eu preciso encaminhar do processo da minha mãe para realizar o meu processo?

Minhas duvidas referentes a procuração:
5- Preenchimento da procuração: o que devo colocar na freguesia, concelho e residência Habitual em??

(nome completo)__________________, no estado de
(casado/solteiro/divorciado/viúvo)____________ natural da freguesia de
___________concelho de _____________, filho de _______________e de
________________, com residência habitual em___________, de
nacionalidade___________ portador do passaporte (ou outro documento de
identificação equivalente) n.º___________ emitido em

6- Esse espaço depois da palavra conferidos é para ser preenchido?

nomeadamente a declaração
para fins de inscrição de nascimento ou de atribuição da nacionalidade, podendo, se
necessário, substabelecer os poderes que lhe forem
conferidos.__________________________________________

7 - o português que levará o meu processo no ACP precisa que seu RG esteja também autenticado? Ele precisa autenticar o requerimento ( Modelo 1C)?

Minhas duvidas em relação ao preenchimento do Modelo 1C:

8- para o quadro 2 ( informações sobre o registro de nascimento do português), no caso do meu processo, como eu preencho? Eu tenho que escrever a freguesia/concelho/ assento do registro da minha mãe? Esse documento fica pronto assim que sai o processo dela?

9 - para o quadro 6 ( pagamento), qual opção devo marcar para os processos? Pois o meu primo irá levar o dinheiro pessoalmente, junto com os documentos.

Desde já eu agradeço qualquer ajuda que possam me dar.
e desculpa pela quantidade de duvidas.

Comentários

  • @Rachel Fernandes,

    Para processo da sua mae:
    - certidão de obito inteiro teor do pai português, apostilada
    -> Não precisa

    - certidão de nascimento inteiro teor da minha mãe, apostilada
    -> Terá que ser a do tipo reprográfica apostila da

    - copia certidao de nascimento do português
    --> Umá vez que ambos os pais são portugueses terão que estar casados em Portugal

    - rg autenticado e apostilado
    --> certo

    -procuração para meu primo atuar no processo, assinado com firma reconhecida por autenticidade.
    --> não precisa, se ele levar todos os documentos certos. As conservatorias estão implicando com quem leva procuração de mais de uma pessoa e não é advogado. Sugiro que seu primo leve os documentos certinhos e entregue sem procuração.
    Para isso então, faltou o 1C preenchido e assinatura da sua mãe reconhecida por autenticidade

    --> se sua mãe casou e mudou o nome faltou tb a certidão de casamento dela de inteiro teor apostilada (se for dada entrada no aCP), para provar troca de nome

    Antes de fazer seu processo, terá que transcrever o casamento de seus pais.

    Para seu processo, os documentos são iguais ao da sua mãe

    1. Não, considerando que sua avó nasceu depois de 1911.

    2. Não

    3. -

    4. Respondido acima

    5.freguesia e concelho deixar em branco. Residência habitual coloque a residência dela atual.

    6. Não

    7. Se for utilizar a procuração, sim

    8. E 9. Ver na página principal do fórum, a discussão fixa sobre preenchimento do 1C
  • Boa noite, minha esposa tem a nacionalidade portuguesa, iremos para Portugal fazer a transcrição do nosso casamento e temos um filho de maior idade (ele não vai) e vamos levar a documentação dele para o processo de sua cidadania e estamos em dúvida sobre o modelo 1C que meu filho tem que preencher, pois só :

    1 - Qual é o MODELO 1C, pois já vi varios?
    2 - Podemos pagar em Portugal?
    3 - Aonde reconhecemos sua assinatura?
    4 - Tenho que levar alguma certidão minha (pai)?


  • @Marcos

    1- só existe um modelo 1C
    2-Podem
    3-Se forem dar entrada no processo dele ,precisam de uma procuração assinada por ele
    4-não precisa
  • Marcos NettoMarcos Netto Member
    editado May 2018
    Obrigado senhores.
    Mas sobre o item 3 da minha pergunta, tenho que reconhecer a assinatura dele no Cartório ou no Consulado, levando uma procuração não precisa reconhecer, e isso?
  • Prezados, bom dia!
    O meu noivo está indo para Portugal semana que vem, gostaria de enviar meus documentos por ele para dar entrada no meu processo de Atribuição via balcão.
    Sabem me dizer, por gentileza, se a Conservatória de Tondela pede a Procuração para terceiro?
    Por estar sendo feito por lá, eu preciso apostilar o formulário 1C também??
    Muito Obrigada!
  • A Conservatória de Tondela respondeu meu e-mail dizendo que precisa deu uma marcação prévia para atendimento no balcão para nacionalidade, e que, neste momento, estão marcando para o final de Setembro.
    Sabem de outras Conservatórias que estão atendendo mais rápido??
    Obrigada!
  • editado June 2018
    @CristianeMelo a conservatória de ACP..não precisa de agendamento. É necessária procuração se for fazer por terceiros.O procurador assina o formulário 1C.Não precisa apostilar.
  • rimasrimas Member
    Bom dia.
    Já consegui a nacionalidade por atribuição graças as informações deste site que foi uma benção para mim e para muitas pessoas.
    Gostaria de conseguir a nacionalidade portuguesa de minha filha maior, que está nos EUA, e não pode vir para o Brasil.
    Eu tenho uma procuração original que vou precisar para diversas situações que irei representá-la aqui no Brasil.
    .Será que o ACP iria aceitar o formulário 1C assinado por mim e juntando uma cópia autenticada dessa procuração?
    Se não puder, numa segunda alternativa, ela poderia preencher o formulário 1C lá nos Estados Unidos e autenticar presencialmente em algum cartório lá? também valeria por estar a autenticação em língua inglesa? Se puder, eu poderia mandar os demais documentos para ela juntar la nos EUA e enviar por Lá para Portugal. O que vocês me sugerem fazer? Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.