Processo caiu em exigência - ACP do Porto

Boa tarde a todos! Possuo o processo feito pela ACP do Porto, que enviei em março. Recebi uma carta com data de 20/04 solicitando o seguinte:

1: Deverá apresentar documentos comprovativos da fixação do nome de seu pai, uma vez que o mesmo consta no registo civil português como "Joaquim", podendo para tal apresentar certidão de casamento, óbito, ou inscrição consular, devidamente certificados.

2: Apresentar cópia autenticada da sua carteira de identidade legalizada com apostila.

Em relação à exigência 2, enviei o RG somente com autenticidade do cartório, achando que não seria necessário o apostilamento.

Minhas dúvidas:

- Existe uma forma de saber qual é a inscrição consular? O Consulado informa? Como devo solicitar?

- Quando eu já estiver com os documentos em mãos, basta eu pagar o envio dos Correios ou DHL para enviar para Portugal? O envelope de exigência que recebi deve ir junto com os documentos solicitados?

Desde já, muito obrigada.

Atenciosamente,
Marta Fernandes.

Comentários

  • Obrigada pela informações e ajuda VLAD EL.
    Vou tentar conseguir ou a certidão de casamento ou a de óbito com o cartório, pois não as tenho.
    Muito obrigada pela ajuda.
  • Olá, pessoal,
    alguém já fez prova de vida no consulado em SP? Estou com uma dúvida:
    No site, pedem que o idoso brasileiro leve o passaporte. Minha avó não tem passaporte. Alguém sabe se aceitam RG? Estou tentando ligar lá e só dá ocupado faz muitos dias. E-mails também não respondem.
    Agradeço se alguém puder me ajudar.
  • @MARCELLA,

    Pode ser passaporte válido ou RG.
  • martapfemartapfe Member
    editado May 2018
    Pessoal, já estou de posse da certidão de óbito do meu avô. Gostaria de obter mais algumas informações:
    Devo solicitar ao cartório a cópia reprográfica por inteiro teor, ou só inteiro teor da certidão de óbito?
    Também estou com a inscrição consular, devo tirar uma cópia, autenticar em cartório e apostilar? Ou existe outro meio de validação mais eficaz?
  • Pessoal o processo do meu avô caiu em exigência, solicitando o envio da certidão de casamento dos meus bisavós (ambos portugueses), não estou conseguindo localizar esse documento, eles aceitariam a certidão de obito, estou perguntando, pois vi que em alguns casos eles deram essa opção.

    Estou precisando de ajuda, pois o prazo está passando e eu não acho o documento.

    Podem me ajudar?
  • @martapfe

    Se for para justificar a fixação do nome,basta o óbito inteiro teor apostilada
  • @mejury

    A exigência é para comprovar a fixação do nome de ambos os avós ou somente de um dos seus avós?
  • @Maria Nélida
    Dei entrada apenas com o nome do meu bisavô pois ele é o declarante da certidão de nascimento do meu avó. Então creio que é para comprovar a fixação do nome do meu bisavô
  • @Mejury exatamente isso.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.