NIF urgente no Brasil

Pessoal, boa noite

Necessito tirar o NIF urgente, mas estou no Brasil. Alguma sugestão? Pelo consulado é demorado...

Comentários

  • @Gloria Gr,

    NIF estando fora de Portugal será de não residente.
    Se quiser ter um NIF temporário, poderá abrir conta em banco português, aqui no Brasil (RJ e SP).
  • @Marcia , obrigada.
    No banco consigo o número na hora?
  • @Gloria Gr,

    não. Acho que em dois dias.
    Informe-se melhor com o MIllenium. A única questão é que tem que agendar a abertura de conta.
    obs.: este NIF é temporário. Estando em Portugal, tem que ir até as Finanças e trocá-lo para residente (se for seu caso).
  • @marcia, vc me ajudou bastante!! Obrigada
  • Pessoal,
    Para me candidatar ao mestrado em universidade portuguesa é solicitado o NIF.
    Qual é o processo para obtenção do NIF já tendo um representante fiscal? Dá pra fazer enviando a solicitação daqui do Brasil? Quanto tempo leva para sair o número?
    Fazendo a solicitação já por Portugal, como é o processo?
    p.s.: Ainda não emiti meu cartão cidadão
  • @PaulaBastos,
    Você já tem o NIF (de alguma conta em banco, por exemplo) como não residente?
    Cidadãos portugueses que nunca residiram em Portugal não têm obrigação de ter NIF. Se estiver sendo exigido NIF, use o email de contato para informações sobre o curso pretendido e pergunte como melhor proceder (em um caso me sugeriram preencher como brasileiro e, caso aceito, atualizariam a informação - mas confirme com sua Universidade/Curso).
  • @Paula Bastos,

    terá que emitir o NIF em Portugal, se te exigirem esta informação (e acredito que irão). A emissão é bem rápida.
    Como disse o @jhmelman, portugueses residentes no exterior não têm necessidade de terem o NIF.
    Mesmo que tenha conta em banco português, o NIF provisório, fornecido pelo banco não serve para residentes (e muitas vezes nem sabemos seu número).
  • editado March 2019
    E mesmo sabendo, normalmente a checagem automática em formulários (de applications, ou de sites que pedem o NIF por qualquer razão e validam os dados digitados) diz que o NIF é inválido (acredito que seja numa faixa de números diferente da de cidadãos residentes)
  • @jhmelman,

    é uma faixa de números "reservada". Por esse motivo, não se pode usá-lo para a vida civil em PT.
  • Alguém aqui conseguiu contato com o Banco Millenium em São Paulo ? O que pedem para abrir conta ?
    Grato
  • editado March 2019
    @JCCS
    O Millennium tem estado cada dia mais complicado de falar, pelo menos no escritório do Rio os atendentes têm criado muita dificuldade pra abrir conta. Minha esposa tentou abrir, disseram que ela só poderia abrir conta conjunta comigo, que "não bastava ela ser casada com português, tinha que ter residência" (contrariando, inclusive, o que o banco em Portugal orienta).

    Resultado, pesquisamos mais um pouco e ela abriu uma conta no Banco Atlântico Europa. A abertura de conta é via app app de celular, por ele você fotografa/envia os documentos e finaliza fazendo uma videoconferência. É um banco estabelecido em Portugal e os depósitos estão garantidos pelo FGD (o equivalente ao FGC no Brasil)

    Site: https://www.atlantico.eu/
    (se não puder colocar o link aqui, por favor algum moderador apaga - de qualquer forma o link está sem qualquer tipo de código/referência de indicação ou qualquer coisa do tipo)
  • @JCCS,

    tanto em SP, como no RJ, pedem:
    cartão cidadão
    passaporte português ou brasileiro
    documentos brasileiros: RG e CPF
    comprovante de residência
    cópia do imposto de renda (folha de bens e direitos) ou cópia dos ultimos contracheques
  • @jhmelman,

    Estou seguindo sua dica e abrindo uma conta no Atlântico Europa tbm, alguma outra dica? houve cobranças além da taxa de 250 euros para ativação da conta?

    Obrigado
  • BOA NOITE TENHO O NIF TIREI EM PORTUGAL AS UNS 10 ANOS ATRAS SO QUE ESTOU AQUI NO BRASIL NA CIDADE DE SANTOS TEM ALGUMA FORMA DE RESGATAR POR AQUI
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.