Qual a conservatória mais rápida atualmente?

Boa noite. Vou ter que transcrever o casamento da minha avó (portuguesa), para em sequência fazer a cidadania da minha mãe e depois a minha...

Gostaria de saber qual é a conservatória mais rápida para transcrever casamento?

Aproveitando o tópico, alguém que já fez/tem conhecimento, poderia confirmar se os documentos necessários são esses?:

1) Cópia simples da certidão de nascimento do progenitor português;

2) Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor e apostilhada;

3) Certidão de casamento, de inteiro teor e apostilhada;

4) Vale postal 120 euros;

5) Requerimento com assinatura reconhecida por autenticidade (farei em nome da minha avó portuguesa, pode ser!?);

6) Cópia autenticada do RG do requerente.

Obrigado desde já!

Comentários

  • @Icrevilari, envie para Ponta Delgada.. se for vc a assinar o requerimento, terá que enviar um copia da sua certidão de nascimento de inteiro teor para comprovar o parentesco.
  • Posso deixar para a minha própria avó assinar o requerimento? Os documentos estão corretos?

    Obrigado!
  • lcrevilarilcrevilari Member
    editado March 2018
    O remetente de envio dos documentos (na transportadora UPS) tem que ser a minha avó (requerente) ou pode ser eu? Obrigado!
  • @icrevelari o envio dos documentos pode ser vc.
  • Certo. Sobre o vale postal, eu devo enviá-lo antes ou depois de enviar os documentos?
  • Boa tarde,Vlad. Resolvi comunicar a CRC Ovar sobre a troca do dia aniversario de minha falecida com certeza erro de digitação ela nasceu dia 17 e na certidão digitalizada consta 07.Resposta assim que possivel verificaremos.Como as certidões brasileiras ficam prontas na próxima semana vou enviar com a copia do acento e copia do email.O que vc acha? Eu ia mandar para Ponta Delgada mas devido a esse erro pensando mandar para a própria CRI Ovar.o que vc sugere? Ironia quem respondeu o email..foi a própria pessoa que digitalizou em 2015.Bom fim de semana!
  • @MariaCristina..eu não entendi direito o q vc busca? Poderia detalhar?
  • Alguem sabe informar qual esta sendo mais rapida pra transcricao de casamento?
  • @vlad

    Eu tenho uma dúvida semelhante aos demais..Meu bisavô é o português em questão...se ele for o declarante da minha avó em sua certidão de nascimento, eu precisarei fazer a transcrição do casamento e óbtido do meu bisavô no processo da minha avó ou basta fazer só a do casamento? Se sim, posso enviar os dois requerimentos juntos (nacionalidade e transcrição do casamento) para Ponta Delgada? O vale postal precisará ser um de 175 euros e outros de 120 para a transcrição, certo?
  • Vlad, eu enviei email para CRC-Ovar solicitando a verificação registro do dia de nascimento de minha mãe ( consta 07 mas o correto é 17).Responderam que providenciariam assim que possível.Então,vc acha que devo enviar o pedido de transcrição de casamento para Ovar ou Ponta Delgada?
  • @vinissu..sendo seu bisavô declarante no nascimento da sua avó não precisa transcrever o casamento se fizer o processo por ACP.O valor para Atribuição da sua avó é 175€ euros.Se na certidão de nascimento do seu bisavô constar só o primeiro nome, tera q enviar a certidão de casamento ou óbito dele de inteiro teor apostilada.
  • @vlad meu bisavô manteve o nome de solteiro mesmo após casar, domingos ferreira e já faleu em 1959. Preciso enviar só a de obito ou as duas?
  • @Vinissu não precisa enviar a certidão de óbito a não se o nome dele na certidão de nascimento constar o nome inteiro.
  • @vlad

    Como assim o nome inteiro? O nome na certidão de nascimento e na de óbito é o mesmo Domingos Ferreira, creio que na certidão de casamento também seja.

    Outra dúvida, sobre preenchimento do formulário da minha vó, ela somente precisa assinar como se fosse ela requerendo com firma autenticada etc..., certo?Na hora enviar o formulário e o vale postal, eu posso enviar em meu nome considerando que o formulário será preenchido e assinado por ela?

  • editado April 2018
    @Vinissu algumas certidões antigas vinham só com o primeiro nome do nascido. Se na certidão de nascimento do seu bisavô constar nome e sobrenome , não precisa enviar a certidão de óbito.O Vale postal tem q ser emito pelo requerente e os documentos qualquer um pode enviar.
  • Boa tarde.

    Estou preparando a documentação para envio do processo de transcrição do casamento dos meus avós, e, surgiu dúvidas quanto ao preenchimento.

    No primeiro bloco de informações, como ficaria?

    Requerimento para transcrição de casamento
    Eu, (requerente):_______________________________________________________________________________
    Nascido(a) aos____________________________, no (local de nascimento)________________________________
    Endereço:____________________________________________________________________________________,
    nº:_______apto/casa:_______ Bairro:__________________CEP:__________Município:______________________
    Estado:_______Telefone fixo:__________________ Celular:_____________ e-mail: _________________________
    Titular da carteira de identidade nº _____________________(órgão expedidor):_________venho requerer a V.Exa.
    na qualidade de: (grau de parentesco ou procurador(a)_______________________a transcrição do casamento de:

    Já no último bloco de informações, há problema caso não possuir todas as informações (hora, celebrante)?

    Dados relativos à celebração do casamento
    Hora e data do casamento: ______________ horas e ________ minutos, do dia _______ de ________ de _______
    Lugar da celebração: ___________________________________________________________________________
    Celebrante __________________________________________________________________________________

    Obrigado a quem puder me responder.

  • Enviei os documentos para a conservatória de Faro e em menos de uma semana já esta feito (pronto) o processo, muito rápido. Inclusive já me enviaram o documento da transcrição. Destaco que eles não respondem alguns e-mails sendo necessário reenviá-los.
  • Boa noite, eu estou um pouco perdida, como faço para mandar a documentação do pai da minha filha, sendo que aqui no rio de janeiro esta demorando demais, dizem que enviando para portugal é mais rápido. Mais nao sei quais documentos mandar e como mandar. Ja tirei a certidao de intero teor reprografica e apostilei, xerox da id autenticda e apostilada tambem, a id portuguesa da vo xerox. Oque mais tenho que mandar e como devo fazer alguem me explica passo a passo. Queria mandar pra conservatoria de ponta delgada pelo que vi é mais rapido. Alguem me da uma luz ja esta ate agendado no consulado do rio pro dia 29 agora mais nao sei falo pra ele ir ou dou entrada via correios.
  • @DHRamos

    Primeiro bloco todas as informações do requerente (quem vai pedir a transcrição)
    No ultimo bloco,coloque apenas o que está na certidão de casamento.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • @lorranaa

    O pai da sua filha vai pedir a nacionalidade pelo pai ou pela mãe dele?
  • Boa tarde,

    Alguém poderia me dar uma ajuda?
    Já estou morando em Portugal e vou precisar fazer o processo de transcrição do meu casamento e atribuição da cidadania dos meus filhos.
    Atualmente, qual a conservatória mais rápida que faça esses processos?

  • @Ana..vc pode tentar Tondela que podem fazer os dois processos simultâneos.Acho que é preciso agendar a visita
  • editado September 2018
    Obrigada @VladPen.
    O processo do meu marido, ele enviou para Tondela, ele tirou a dele quando ainda estávamos residindo no Brasil. Atualmente estamos residindo em Montijo e já vimos que dá em média 3 horas até lá. Mas se realmente estiver sendo mais rápido, irei lá mesmo.
  • @Ana, vc pode tentar fazer a transcrição em Almada e a atribuição dos filhos em ACP do Porto( pode enviar pelo correio.)
  • @VladPen, em Almada eu posso fazer também a atribuição dos meus filhos certo?
    Pois no formulário que tenho para preenchimento, Almada consta como balcão de nacionalidade. Estávamos pensando em ir lá, mas não tenho ideia se lá os processos demoram para serem concluídos.
    Tenho mais pressa na transcrição do que na atribuição deles...
    ACP do Porto seria Arquivo Central? Situado na R. Visconde de Setúbal, 328?

  • editado September 2018
    @Ana precisa tomar cuidado com Almada pq podem enviar os processos para Lisboa e ai vai ficar bem complicado.O endereço de ACP é esse mesmo.
  • @VladPen, Ok. Obrigada pelas dicas!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.