POUCAS INFORMAÇÕES SOBRE MEU BISAVÔ PORTUGUÊS

Prezados,

Meu bisavô, pai da minha avó era Português.
Não sei a cidade que ele nasceu, apenas que ele - José Joaquim Machado - nasceu em 24/03/1909, filho de Ermelinda Carneiro Machado e Augusto Joaquim Machado.
Na certidão de óbito diz que ele morreu dia 21/09/77 e que foi casado com minha bisavó Djanira RIbeiro Machado.
Eles tiveram 2 filhos.

Já fiz busca em todos os lugares: ofício distribuidor, arquivo nacional, mormons ... e não acho a certidão de casamento deles.

De documento dele só tenho o óbito e uma carteira de vacinação que consta como identidade dele umas letras ilegíveis e o nº 17178.

O que eu posso fazer para achar a identidade dele?

Att

Comentários

  • @mariannamachado

    Primeiramente pesquise no livro da freguesia de Santo Tirso: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=1553079 - pesquisei até 038 tif - veja até o final do livro. Se não encontrar sugiro que peça ao Cepese dados do passaporte de Porfírio.

    ]298133 Porfírio Joaquim Machado Santo Tirso Porto Augusto Joaquim Machado Ermelinda Carneiro Agricultor 19 Rio de Janeiro Solteiro

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:V1S5-9DX - Miguel
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:V1S5-YL1 - Abílio
  • @marizaguerra

    Obrigada!!! Eu achei a certidão de nascimento dele, mas me surgiu outra dúvida, talvez você possa me auxiliar:

    José Joaquim Machado era Português e casou com Djanira Ribeiro Machado Brasileira.

    Tiveram 1 filha em 1947 - Regina - que foi registrada por ele, mas depois de 1 ano que ela nasceu.

    Isso impede que ela tire a cidadania?

    Caso ela possa tirar a cidadania, a outra questão é: A filha da Regina (neta do português) nasceu em 1960 com pai desconhecido, mas quem declarou o nascimento dela foi o Português Avô dela Joaquim. Ela tem direito a cidadania tendo em vista que será filha e neta de português?

    E eu? Nascida em 1986 tenho direito ?

    Att,

    Marianna
  • @Marianna

    Respondi a sua mensagem.
  • Pls preciso encounter a Esposa de meu avo ambos portugueses. Meu avo registrado a nascenca como Balbino Angleu Teixeira also a Vida adulta passou a se chamar Adriano Angleu Teixeira e casou-se com Maria Manuela Godinho de Miranda Angleu Teixeira de Lisboa e vieram para Angola em servico.
    Estando Ca o meu avo fez 2 filhos (gemeos) com a minha avo Felizarda Pinto de Brito mas por serem bastardos e na altura proibido que os portugueses se envolvessem com negras apenas os assumiu garantido o apoio financeiro mas com conhecimento de sua Esposa que ja vinha com 2 filhos fora do casamento e como juntos nao poderam ter filhos dis Esposa sempre soube e Apoiou a minha avo. Minha mae e o irmao gemeo foram registrados apenas por minha avo.
    Com a GUERRA de independencia em 1975 meu avo e a Esposa regressaram a Portugal Onde algum a anos depois minha Mae o visitou antes dele morrer.
    Com sua morte todos os bens deixados por meu avo em Angola foram legalmente concedidos aos filhos deixados Ca por uma procuracao efectuada pela esposa de meu avo confirmado serem herdeiros legitimos. As GUERRAS continuaram por todo Pais perdendo-se toda documentacao (arquivos) por iincendio da maioria das instutuicoes.
    Perdemos contacto com a Esposa de meu avo e gostariamos de encontra-la para que podessemos obter cidadania portuguesa atraves da minha Mãe. Como poderemos fazer?
    Minha mae e seu irmao conseguiram toda heranca pois a ministra da justica de Angola apos ouvir testemunhas idosas idoneas e o representante da igreja Onde foram baptizados confirmarem serem eles filhos de Portugues e proprietario dos bens herdados.

    Neusa
  • @marizaguerra
    eu vi sua reposta, não sei como falar com a moderadora Marcia.

    A filha da regina foi registrada menos de 2 meses depois do nascimento dela pelo avô português. Na certidão consta o nome da Regina, mãe dela ... tenho o batismo também. A dúvida é pq um escritório me informou que os flhos de portugueses nascidos antes de 1978 não tem direito a cidadania.

    Outra coisa, preciso transcrever o casamento do Português com a esposa brasileira?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.