meu pai brasileiro não casou-se com minha mae brasileira.

boa tarde pessoal

alguem pode me ajudar por favor?
Estou começando num processo de naturalização de meu avô portugues para mim(neto).
Vi na relação de documentos que precisa da certidão de nascimento do meu pai(brasileiro) de inteiro teor, ok. Mas meu pai não foi casado com minha mãe, só moraram juntos. Minha mãe faleceu e tempos depois ai sim meu pai casou-se com outra mulher, que anos depois se separou. Como faço, já que pedem a certidão de nascimento do meu pai com casamento averbado?
Alguem pode me dar essa luz porfavor? obrigado

Comentários

  • @marcomota seu pai ainda é vivo? pq não fazer a atribuição de pai português para filho?
  • marco motamarco mota Member
    editado March 2018
    @vlad Pen sim ainda é vivo. porém brasileiro.
  • editado March 2018
    @marcomota,,então o correto é vc atribuir primeiro seu pai..mesmo sendo brasileiro e depois vc..Esse processo não pode ser negado , diferente se vc fizer direto como neto e aí terá que comprovar laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa e seu processo pode ser indeferido.Verifique se foi seu pai que declarou sua paternidade.
  • @vladPen Então pelo que eu entendi, o fato de meu pai(brasileiro) filho de portugues, por n ter sido casado no civil com minha mãe brasileira, isso impede de certa forma. Estranho de entender pois não deixo de ser neto pelo fato de meu pai n ter sido casado com minha mãe.
  • editado March 2018
    @marcomota, vc tá entendendo errado, eu não disse há impedimento o fato do seu pai não ser casado com sua mãe.Releia que escrevi..por gentileza.
  • editado March 2018
    @marco mota
    Seu pai não é obrigado a ser casado com a sua mãe... tudo vai depender de como consta o estado civil dele na sua certidão de nascimento... Se estiver dizendo "solteiro" (e provavelmente estará, de acordo com o que você relatou), não há o que transcrever... Vai ajudar demais se ele for o declarante do seu nascimento e se seu registro tiver sido com menos de 1 ano de idade.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.