Homologação de sentença

Bom dia a todos!
Dei entrada na conservatória de registros centrais de Lisboa para atribuição de nacionalidade, juntei todos os documentos necessários, inclusive a sentença onde fui reconhecido por DNA no Brasil ainda na menoridade(4anos). Resumindo: mesmo o atendente me dizendo na época que não precisava homologar a sentença, essa mesma caiu em exigência e preciso homologar. Já fui a conservatória, consegui a cópia de toda a sentença que não foi barato e tenho a certidão informando que a cópia é fiel aos documentos acostados. Eu posso dar entrada no tribunal de relações de Lisboa pessoalmente ou tenho mesmo que fazer através de um advogado? É somente uma petição e estão me cobrando 500 eiros fora as taxas, achei um absurdo, pois sou bacharel na área no Brasil e simplesmente não consigo ver trabalho para uma petição, posso estar enganado e por isso peço sugestões e ajuda.
Sou muito grato as respostas.

Comentários

  • Olá @Daniel,
    Tô na mesma luta. Só que não estou em Portugal. Separei a certidão da minha filha, apostilei e quando estava pronto para mandar, fui surpreendido pelo fato de ter que confirmar sentença estrangeira.
    Se encontrar alguma caminho, poderia me informar? Se eu encontrar, te aviso por aqui.
  • Leo Mendes, dei entrada no tribunal de relação através de um advogado, acabei por pagar mais caro ainda, ou seja, 612 euros de taxas judiciárias e 700 de honorários. A inicial deu entrada naquele tribunal no início de março, porém protocolado somente 24 de abril. Agora é aguardar para ver a tramitação, informo por aqui quanto tempo levou. Abraços e boa sorte!
  • Muito Obrigado pelas informações. se puder e tiver tempo disponível, por favor, atualize quando houver movimentação no processo. Um grande abraço e sucesso na demanda.
  • Leo Mendes, minha revisão ficou pronta no final do ano, mas só transitou agora na semana passada, peguei na certidão que é digital e fui na conservatória levar hoje e para minha surpresa, quando em casa cheguei, recebi o e-mail para comparecer e fazer o tão sonhado registro. Se quiser, depois te passo o contato da advogada que fez e sem nenhum erro, ela é Brasileira com escritório aqui e no Brasil. Abraços.
  • joaorjjoaorj Member
    Minha atribuição saiu tem uns 2 meses. Eu precisei enviar cópia apostila da sentença do processo de reconhecimento direto para a conservatória e eles aceitaram.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.