Como dar entrada na cidadania portuguesa em Portugal enviando documentos via Correios?

Prezados, obrigada pela oportunidade de participar do Fórum e Parabéns pelo trabalho aqui realizado de ajuda ao próximo. Peço desculpas, caso tenha aberto uma discussão com um tema que já pode ter sido abordado anteriormente (mas eu não achei). Sou nova aqui no Fórum e estou um pouco confusa.

Será que conseguiriam me ajudar, por favor? Moro no Rio de Janeiro, mas está impossível agendar o pedido de cidadania no consulado. Quero dar entrada direto em Portugal, pois li que é possível. Mas não sei se é possível não indo a Portugal.

Sou filha de português vivo, meu pai casou com minha mãe, que é brasileira, no Brasil. Tenho a certidão de nascimento do meu pai.

Porém, algumas dúvidas:

1) Sou obrigada a ir a Portugal em algum momento do processo? Ou posso fazer tudo pelos Correios?

2) Podendo fazer pelos Correios, como faço, onde faço, para aonde envio? E tenho duas irmãs, podemos fazer juntas, enviando a documentação juntas?

3) Quais seriam os documentos que preciso para dar entrada (até onde sei, seriam minha certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica, uma foto 3x4, certidão de nascimento do meu pai, xerox do meu documento de identidade com autenticação para apostila de haia)? Mais algum?

4) Preciso atualizar a certidão de nascimento do meu pai? E preciso fazer transcrição do casamento dos meus pais (confesso que não entendo muito o que é isso, não sei onde e como fazer essa transcrição)?

5) E como pago as taxas, que taxas, para aonde envio?

6) Qual seria o melhor local para dar entrada em Portugal, caso possa fazer tudo pelos Correios?

7) No caso da minha mãe, para a cidadania dela, seria diferente, não é? Seria por aquisição, é isso? Não entendo muito bem.

Agradeço imensamente a atenção.
Um forte abraço,
Viviane
«1

Comentários

  • editado February 2018
    @Viviane respondendo suas dúvidas

    1-Pode enviar os documentos pelo correio.
    2-vc junta os documentos seus e das suas irmãs.Cada certidão e documento separado para cada requerente em um envelope e depois pode juntar todos em um envelope maior.
    3-Os documentos são: cópia da certidão de nascimento do seu pai portugues, sua certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada, Cópia do R.G apostilado com até 10 anos.Requerimento 1C preenchido com assinatura reconhecida por autenticidade, vale postal de € 175 euros(não precisa foto).
    4-Se seu pai foi o declarante do nascimento das filhas não precisa transcrever o casamento dos seus pais se fizer o processo por ACp ou VnGaia.
    5-Faz uma vale postal para cada requerente separado (abaixo as instruções)
    6-O melhor lugar é ACP(Arquivo Central do Porto) ou tb pode enviar para Vila Nova de Gaia.

    7-Para sua mãe é outro processo chamado aquisição e é feito somente na CRC Lisboa e depende o tipo de processo ,se seus pais foram casados antes ou depois de 1981.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
  • Vlad Pen, agradeço imensamente sua atenção. Gratidão.

    Eu envio dos documentos pelos correios por meios normais como Sedex? Ou tem um tipo de envio especial que devo fazer?

    E quando eu enviar, você sabe normalmente quanto tempo demora e como posso acompanhar? Eu preciso informar antes para eles, via telefone, que estou enviando os documentos?

    Meus pais se casaram em 1976.

    Mais uma vez, agradeço imensamente sua atenção e ajuda.

    Um abraço
  • editado February 2018
    Vlad Pen, mais dúvidas, perdão por tantas perguntas: a minha certidão de nascimento e das minhas irmãs são da nossa época de nascimento. Precisamos retirar um nova, mais recente?

    E a certidão do meu pai é uma xerox da certidão antiga dele? Tem de tirar uma nova? Saberia onde e como, caso necessário?

    E o documento de identidade, pode ser carteira de motorista (que constam os números de RG e CPF)? Ou apenas pode o RG?

    Um abraço

  • editado February 2018
    @Viviane vc pode eviar os documentos pelo SEDEX EMS no valor de 151,00 7 a 8 dias úteis ou pela DHL , 3 dias uteis e o valor varia de 250,00 a 300,00.(bem mais rápido e seguro).Não precisa avisar q vai enviar os documentos e vc pode rastrear a entrega pelo site dos Correios ou DHL.As certidões tem q ter até 6 meses e a cópia da certidão do seu pai se tiver todos os dados pertinentes ao nascimento dele ,servirá. Vc pode enviar a cópia da CNH ..(só preciso confirmar se ACP aceita). Pode ser tb cópia do passaporte se tiver filiaçao.
  • Vlad Pen, muito obrigada por todos os esclarecimentos.
    Quando a gente sabe que a cidadania está ok? Tem algum prazo? Eles avisam? Assim que os documentos chegam lá, eles iniciam o processo?
  • editado February 2018
    @Viviane depois de uns 30 dias vc liga na Linha de Registro e pede o nr do processo.Depois de algum tempo vc vai acompanhando.Quando estiver concluido eles encaminham o assento para sua residência.

    Linha de Registro (351)211950500 opção 1 e depois 1 novamente
  • @Vlad Pen, aproveitando a deixa, você saberia se é necessária a apresentação de DUAS formas de identificação do requerente da cidadania ou apenas uma?

    Em todos os lugares pela internet eu li que apenas precisa de uma (cópia autenticada e apostilada da Carteira de Identidade, por exemplo), porém a advogada do meu tio, que está fazendo o processo para ele, pediu duas. Ela disse que afora estavam pedindo duas. Daí fiquei com a dúvida...
  • Gostaria de aproveitar o tópico para tentar sanar uma dúvida. @Vlad Pen encaminhei a documentação e a mesma foi recebida no ACP em 06 de fevereiro. Eu receberei alguma notificação por e-mail? Demora quanto tempo? Qual a melhor forma de acompanhar isso? Obrigado
  • @Eduardo aguarde uns 30 dias e liga na Linha de Registro

    (351) 211 950500 opção 1 opção 1 novamente.
  • Muito Obrigado @Vlad Pen
  • Agradeço imensamente toda sua atenção e carinho em responder cada pergunta e esclarecer as dúvidas, @Vlad Pen. Gratidão. Um forte abraço
  • @Vlad Pen, sabe me dizer se a ACP está com muitos processos? Li aqui no Fórum que eles estavam demorando meses e meses e que as pessoas estavam sem resposta. Sabe se procede? Se eles estão sobrecarregados? se seria melhor dar entrada em outro lugar?
  • @Viviane Barreto de fato ACP ficou uns 2 meses sem liberar processos mas agora estão liberando muito rápido, já tiveram alguns processos deste ano concluídos.
  • @Daniel Henriques, agradeço sua resposta. Muito obrigada.
  • pedrodematospedrodematos Member
    editado February 2018
    @Daniel Henriques e @Vlad Pen, Poderiam tirar umas dúvidas minhas tambem, seguindo esse mesmo tema?

    Meu avô paterno é Português e revisitou Portugal a uns 5 anos, onde retirou pela primeira vez o cartão cidadão e não tenho total certeza se averbou o casamento com minha avó (Brasileira).

    1. Consigo tirar a nacionalidade por atribuição minha e de minha mãe em um único processo?

    2. Devo averbar o casamento de meus pais para tirar o meu? (fazendo o processo junto de minha mãe ou não, dependo da resposta da 1)

    3. Necessito averbar o casamento de meus avós maternos?

    4. O documento de identidade do Português (meu avô) pode ser o cartão cidadão?

    5. Vi em um post que era necessário reconhecer no consulado todos os documentos antes de enviar a Portugal, é verdade?

    Agradeço desde já!
  • @pedrodematos
    1- não tem como fazer os dois processos juntos. Primeiro faz o processo de sua mãe é depois o seu. Sua mãe solicita a nacionalidade pelo seu avô e, após o processo dela, você solicita sua nacionalidade por ela.
    2- como sua mãe será a portuguesa vai ter que transcrever o casamento de seus pais para poder fazer seu processo.
    3- mande o processo de sua mãe para ACP que não terá que transcrever o casamento de seus avós
    4- precisa do assento de nascimento de seu avô para poder fazer o processo de sua mãe
    5- os documentos brasileiros não são mais validados no consulado, devem ser apostilados em cartório.
  • @Daniel Henriques

    Obrigado pela resposta, mas surgiram mais dúvidas... se puder me ajudar, te agradeço.

    1. Mas se pelo ACP não preciso validar o casamento dos meus avós para fazer o de minha mãe, precisaria averbar o casamento de meus pais para fazer o meu?

    2. O apostilamento que você cita no ponto 5 anterior é o apostilamento de haia?

    Obrigado, novamente!
  • @pedrodematos para mulheres portuguesas a transição de casamento é obrigatória.
    Só não necessita transcrever o casamento no caso bem específico de o pai ser português, casado com estrangeira e declarante do nascimento do filho(a). Nesse caso ACP e Vila Nova de Gaia fazem sem transcrição de casamento dos pais, ACP esta muito mais rápido o processo. As outras conservatória exigem a transcrição mesmo no caso descrito.
    Sim, é o apostilamento de Haia.
  • @Daniel Henriques

    Obrigado! ;)
  • @Daniel Henriques

    No primeiro post do @Vlad Pen, ele cita na parte dos documentos: "Cópia do R.G apostilado com até 10 anos."

    A copia apostilada deve ter menos de 10 anos ou o RG deve ter menos de 10 anos?
    O RD da minha mãe é bem antigo... existe outro documento que eu poderia usar?

    Obrigado.
  • editado February 2018
    @pedrodematos é referente a data de emissão do RG. É aceito também cópia do passaporte modelo novo, o que contém a filiação. Algumas conservatórias aceitam CNH mas ACP não aceita.
  • @Daniel
    Mas o RG da minha mãe é pré hiistorico, de 1987 mas não tem validade no documento.
    O que me recomenda fazer?
  • @pedrodematos o correto é solicitar um RG novo, tem alguns relatos de pessoas que conseguiram fazer com documentos mais antigos mas não é garantido que não vá cair em exigência de copia de documento recente.
    Não se esqueça que existe o custo da cópia autenticada e do apostilamento, do envio para Portugal. Se cair em exigência vai sair muito mais caro mandar esse documento novamente do que fazer um RG novo agora.
  • pedrodematospedrodematos Member
    editado February 2018
    @Daniel
    Faz total sentido, Obrigado

    Ultima pergunta, assim espero hehe

    Devo enviar a certidão de nascimento, tanto a do interessado quanto a do pai ou mãe portuguesa, originais?
  • @pedrodematos a do interessado original, por cópia reprografia e apostilada.
    Se o assento do pai / mãe do interessado estiver informatizado (praticamente todos após 1911 já estão) basta informar o número no formulário ou enviar uma cópia simples. Se for anterior a 1911 (assento de batismo) tem que mandar original certificado solicitado em Portugal. Caso seja assento de batismo terá que enviar também certidão de casamento ou óbito do português pois nos assentos de batismo só era escrito o nome do batizado. Essa certidão serve para comprovar que a pessoa de fato deu origem a família. Essa é uma exigência recente, a postagem que você viu a documentação provavelmente não tenha isso escrito.
  • editado February 2018
    Prezados, muito boa tarde! A certidão de nascimento de inteiro teor, reprográfica do cidadão que deseja a cidadania por filho de portugueses, necessita do reconhecimento de firma DO TABELIÃO antes do apostilamento? Não entendi esta parte. Pensei que o reconhecimento de firma (por autenticidade) fosse apenas DA PESSOA a requerer a cidadania no formulário 1C. Se for sim, como fazer? É no mesmo cartório e na mesma hora que solicita-se a via de inteiro teor?

    E sobre a cópia autenticada do RG, é só autenticar a cópia e apostilar? Não necessita reconhecer firma nem nada?
    Todas as conservatórias e centrais aceitam passaporte naquele modelo novo, que contém filiação?
    Muito obrigado pela ajuda!
  • @Marcel..no ato do apostilamento já é reconhecida a firma do tabelião. A cópia do R.G. também deve ser apostilada e a cópia do passaporte modelo novo tb é aceito desde q apostilado tb.
  • Muito obrigado Vlad!!! A cópia do RG precisa ser autenticada não é? Não tem que reconhecer firma nela não né?!
    Só mais uma dúvida: sei que é meio particular, mas o RG de minha mãe (filha de portugueses) tem 30 anos de emissão, mas bem conservada. Vc me aconselha a emitir nova? Gostaria de poupar este valor, tem alguma conservatória ou central que implique menos com isso?

    Agradeço muito, estas dicas já me pouparam muito tempo e principalmente grana nessa emissão!!! Sou muito grato!
  • @Vlad e @Daniel

    Busco enviar os documentos solicitando a nacionalidade de minha mãe pelo meu avô que é por tuguês.

    Tenho uma cópia da certidão de nascimento do meu avô, que é bem antiga. Serve ou deveria pedir uma nova?
    Neste caso como o faria?

    A certidão de inteiro teor de minha mãe já tem 5 meses de emitda, tem algum prazo máximo para usa-la?

    Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.