Encontrei o extrato da certidão de batismo mas não a certidão, tenho algo a fazer?

Olá,

Em busca do assento do meu bisavô encontrei por uma Diocese o extrato (como um resumo) do batismo dele com numero, nome, pais e padrinho mas não encontrei o assento original, o arquivo distrital correspondente respondeu que não possui o livro do ano pretendido.

Estou em Lisboa e o Registro Geral não aceitou o extrato como assento, alguém já passou por algo semelhante ou tem algum conselho?

Obrigado

Comentários

  • @ebvillela tente descobrir a freguesia onde seu bisavô nasceu e peça um copia do assento.
  • Já tentei, não encontram lá também
  • @ebvillela passe os dados do seu bisavô aqui e quem sabe a @MarizaGuerra consegue localizar.
  • Sim, passei para ela
    O nome é Arthur, ano 1895, batizado 19 de maio, nascido 11 de maio, filho de Theodoro Martins e Maria das Dores Dias, em Vilar de Perdizes, Montalegre
  • @ebvillela

    Há um intervalo entre 1892 e 1899 nos livros sob a guarda do Arquivo Distrital, justamente onde estaria o Arthur e alguns dos irmãos. Pelo menos sabemos que o livro índice está correto.
    Você já entrou em contato com a Conservatória de Montalegre? Será que esses livros não estão com eles? registos.montalegre@irn.mj.pt

    Já perguntou sobre os livros duplicados?
  • Sim, Montalegre diz que não tem, só tem assentos a partir de 1900, mas sobre livros duplicados não perguntei
  • @ebvillela

    Se não houver livros duplicados: Procure se informar sobre o processo de restauração de registro. As informações no livro índice darão fundamento para o processo, assim como os assentos dos irmãos. Até o casamento dos pais será facilmente localizado - isto é, se o livro não tiver desaparecido também.
  • Sim, mas como é esse processo, é possível restaurar um registro perdido?
    Nos indíces eu achei todas as informações, dele, dos irmãos, casamento e óbito dos pais dele, mas pelo que estou vendo para o processo em Lisboa só aceitariam o assento inteiro
  • @ebvillela
    Entendi que você está em Portugal. Procure uma Conservatória e peça informações sobre restauração de assento. Não deve ser um caso raro pois muitos livros foram perdidos no decorrer do tempo. Aqui no Brasil é preciso constituir advogado. Acredito que de posse de certidões negativas do Arquivo Distrital de Vila Real e da Conservatória de Montalegre + cópia do livro índice + registros da família vc terá uma documentação robusta para o processo de restauração.
  • @ebvillela Conseguiu os documentos do Arthur? Ele também é meu bisavô. Se puder me ajudar, agradeceria muito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.