Sistema de Acompanhamento de Processos

Caros colegas de fórum,

O meu nome é Ian, sou programador a mais de 10 anos e venho acompanhando, buscando informações e fazendo perguntas aqui a mais de 1 ano. Sempre achei aqui uma comunidade muito bacana, prestativa e com informações muito valiosas.

Recentemente, reparei que as listas publicadas no fórum, para acompanhar os processos, dependiam do trabalho de apenas algumas pessoas para serem atualizadas. Também reparei que outros meios de rastrear os processos como, planilhas do Google, também não deram certo pelo mesmo motivo e por ataques de mal intencionados.

Ao mesmo tempo, estive querendo contribuir com a comunidade dado o tanto que ela me ajudou. Por esse e os motivos acima, resolvi comprometer parte do meu tempo a para tentar resolver o problema de acompanhamento de processos.

A ideia básica seria criar um web-site em que os usuários aqui do fórum possam se cadastrar e cadastrar os seus processos. O site então mostraria uma lista dos processos e as respectivas datas tal como aqui no fórum. Além disso, de acordo com a necessidade dos usuários e tempo disponível, pretendo desenvolver algumas ferramentas para ajudar a gente a entender melhor os prazos e a situação nas conservatórias. Posso colocar estatísticas, checklist de documentos, etc.

Caso seja do interesse da comunidade comentem abaixo, pois darei prosseguimento ao projeto e informarei quando a primeira parte estiver pronta. Caso não tenha a necessidade do sistema, não tem problema, estarei por aqui tentando responder perguntas. :)

Obrigado!

Comentários

  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado February 2018
    Olá, Ian!

    Não acho bom um sistema desse tipo. O fórum já tem planilhas de acompanhamentos que funcionam muito bem e que já ajudou bastante para que os membros conseguissem avaliar a celeridade das conservatórias.

    Pelo contrário, acho uma temeridade o seu projeto. NINGUÉM deve deter os dados pessoais dos membros, nem mesmo nós moderadores.

    O fórum é alvo constante de falsificadores e de advogados com má índole sedentos por informações dessa natureza. Não desconfio de você mas não aprovo o seu projeto devido aos risco envolvidos. Torno a insistir que as planilhas são eficientes porque só possuem os números dos processos (parte cobertos com XXX), os nicknames e as datas de entrada nas conservatorias, informações já suficientes para nos posicionar.

    Agradeço a sua boa intadeço mas prefiro que continue do jeito que está. O ideal mesmo seria que o IRN colocasse um controle online.
  • Boa noite, @iandan.

    Concordo com a @TheresaLima, compartilhando meu receio de um sistema que detenha os dados dos foristas.
    Acredito que sua intenção seja nobre, e assim como ela, não desconfio de você, de forma alguma.
    Entretanto, acredito que um sistema como este, faria dos foristas inclusos, muito vulneráveis.

    Obrigada, @Iandan, de qualquer forma.
    E estou à sua disposição para ajudá-lo em seus processos no que for necessário e no que estiver ao meu alcance.
  • Olá Theresa e Marcia!

    Primeiramente, obrigado pela resposta de vocês. Agradeço o tempo para me dar um feedback. Pelo que vocês responderam, acredito que alguns pontos da minha proposta não ficaram claros. Gostaria apenas de esclarecer esses pontos para que não haja nenhum mal-entendido.

    Em relação as planilhas, acredito que minha pesquisa acabou por ser incompleta pois a informações que encontrei, como mencionei acima, foi de que elas não funcionam muito bem. Inclusive, quando postei a cerca do andamento do meu processo na seção dos consulados, os foristas estavam utilizando listas de texto, copiando e colando. Ninguem me informou que tinha uma planilha. Não pude perceber, então, que elas na verdade funcionam e são bem utilizadas pela comunidade. Inclusive se vocês puderem me passar as instruções para que eu possa adicionar meu processo lá ficaria agradecido.

    Em relação as informações pessoais, gostaria de salientar que em nenhum momento fiz referência a captação de informações pessoais (nome, nascimento, etc.) e números de processos sem ofuscamento. Gostaria de esclarecer que o sistema seria uma mera substituição das listas e planilhas aqui do fórum, seguindo o mesmo principio de proteção de dados dos usuários e ofuscamento de números de processos. Inclusive, apenas permitindo o cadastro dos processos do proprio usuario, isto é, nao seria permitido a um moderador cadastrar todos os dados de processos aqui disponiveis no forum. Cada usuario teria que ir la e manualmente cadastrar o seus processos. Finalmente, mesmo que fosse obrigatorio prover esses dados, existem diversas maneiras de criptografar informações, todo website, por exemplo, salva as senhas dos usuarios nos seus bancos de dados com criptografia.

    Concordo com você, todavia, Theresa, que o ideal seria o IRN disponibilizar um acompanhamento online, porém, é evidente que o Instituto não preza pela eficiência dos serviços e clara comunicação com seus clientes.

    De qualquer forma, reitero que minha intenção é apenas esclarecer meu primeiro comentário e não é meu intuito criar qualquer tipo de conflito. Fico no aguardo da planilha então, para que possa também utiliza-la, e voltemos nosso foco aos processos de cidadania.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.