certidão de casamento de minha mãe com nome diferente da certidão de nascimento

Minha mãe foi registrada com o nome de Angelina do Rosário, veio para o Brasil com 4 anos e a sua documentação Brasileira tem o nome de Angelina da Costa Cabral, usando o sobrenome do meu avô. O consulado negou prosseguimento no meu pedido por divergências no nome dela, o que posso fazer? Imagino que se pedir a atribuição pelo meu avô, eles também vão negar. Agradeço a atenção.

Comentários

  • @Carlos, como o sobrenome é diferente, Portugal pode recusar.Talvez fosse o caso de retificar ou enviar uma carta explicando pq na certidão de nascimento está Rosário e nos documentos brasileiros estar como Costa Cabral.Não e garantia q aceitem.
  • @Carlos Alberto

    Qual o ano de registro de sua mãe?
  • Prezados, mais uma vez aqui e precisaria do apoio de voces :)
    Tenho alguns desafios para dar entrada na documentação, porem acredito que seja possível:

    1. Meu bisavô (Português) veio ao Brasil e fez a minha avó, porem ele nunca foi casado com a mãe dela.
    2. Na certidão da minha avó consta o nome dele “ Jose dos Santos” (Português) e dos pais dele (Portugueses).
    3. Achamos a certidão dele de batismo ( com a ajuda do grupo e agradecimento especial para @Mariza Guerra e @Guilherme Moreira). Porem com o nome “ Jose Augusto dos Santos, na mesma cidade de nascimento, nomes completos dos pais e até achamos uma irmã.

    Minhas duvidas que preciso da ajuda de vocês:
    1. Será necessário fazer a retificação / ajuste do nome?,
    2. Por ele não ter casado com a mãe dela, podemos ter problemas?.
    3. Na certidão de nascimento brasileira da minha avó esta como declarante Antonio Fernandes, empregado.
    4. Vejo pelo site o livro de batismo digital, preciso solicitar essa certidão de batismo em papel ou tem outro tipo de certidão a ser solicitada.
    Qual a recomendação de vocês?

    Abraços e muito obrigado por todo apoio!!!
  • editado January 2018
    @Caio_Cavallari

    1-a ausência do "augusto"não será problema.

    2-quando vc diz "não ter casado" vc está se referindo aos bisavós ou avós?
    3-Quem é Antonio Fernandes?Não foi seu avô José Augusto dos Santos q declarou o nascimento da sua avó? Com q idade ela foi registada?
    3-Se seu bisavô nasceu anterior a 1911 é necessário uma cópia certificada em papel do assento de nascimento.Se estiver de difícil leitura , peça a certidão narrativa.
  • @Mariza Guerra minha mãe nasceu em 1922
  • @Carlos Alberto

    Será preciso transcrever o casamento dos avós. Se fizer uma justificativa para a divergência no nome PODE ser que Ponta Delgada aceite, vale a pena tentar. Afinal a avó emigrou criança, talvez os pais eram analfabetos, pode ter perdido os documentos, etc. O importante é que manteve os sobrenomes de família. Veja se os pais não tem divergência na certidão de casamento em relação ao nascimento dela.
    Após a transcrição você solicitará a nacionalidade através do avô enviando o processo a qualquer Conservatória em Portugal.
  • Obrigado @Vlad pen.
    MInhas resposta.
    1. Nao sera um problema, porem precisarei fazer algum ajuste na certidao antes de encaminha-la?
    2. Aos meus Bisavos, o portugues e a brasileira, que fizeram a minha avo;
    3a) Ela foi registrada apos 9 dias de nascimento e esta escrito assim " aos vinte e quatro dias deste mes de abril de mil novecentos e vinte e trez....no distrito de paz de Bella Vista em Cartorio compareceu o Sr. ANTONIO FERNANDES, empregado, residente neste distrito exhibindo attestado medio do Dr Nino Marcondes, e em presenca de testemunhas abaixo assignados declarou que no dia quinze ...... fila legitima de Jose dos Santos e de Virgilina dos Santos sao avos paternos.... ( nomes iguais da certidao dele);
    3b) Perfeito, obrigado

    Se puderem me ajudar, como sempre, agradecido.

  • editado January 2018
    @Caio_Cavallari..situaçao complicada..primeiro seus bisavós não foram casados e o mais difícil é q sua avó foi declarada e registrada por uma terceira pessoa.Vc terá q provar de alguma forma q seu bisavô é o pai da sua avó e tb teve laços com a filha. Sem isso , Portugal não vai aceitar de forma alguma.Para complicar ainda mais..seu pai teria q pedir a atribuição como neto de português se sua avó for falecida.Para isso tem q comprovar laços efetivos com a comunidade portuguesa.
  • @Caio_Cavallari..completando..aatribuição de netos de portugueses é feito somente na CRC de Lisboa.
  • @Vlad Pen, Realmente um pouco complicado mesmo. Mas queria ir ate o final e tentar ao maximo. Quais sao esses tipos de provas? e Mando junto com o processo ? :)

    Minha vo esta viva ainda, o que ajuda um pouco nesta situacao toda, pois poderia fazer diretamente no consulado. Mas estou correndo.
    Se tiver mais alguma dica, te agradeco. @Mariza Guerra @Marcia
  • @Caio, se sua avó está viva..o correto é vc fazer a atribuicão dela primeiro, depois seu pai e depois vc.Assim não precisará comprovar laços efetivos.Como sua avó está viva..tente descobrir se ela tem algum documento que prove que ela é filha do português... se ele a criou, etc.Outro detalhe, fazendo a atribuição da sua avó, terá que providenciar uma prova de vida pela idade avançada dela.
  • editado January 2018
    @Caio_Cavallari,
    como o @Vlad Pen mencionou aí em cima, vcs terão que enviar a prova da paternidade.
    Respondi ao seu inbox.
  • Olá amigos
    Existe divergencia no nome na certidão de nascimento com a de casamento de minha mãe
    Nascimento 07/12/1926 consta o sobrenome Jesus de Almeida
    Casamento 07/06/1953 consta o sobrenome Jesus Almeida
    A diferença é apenas o "de"
    Ambas certidoes emitidas em Portugal
    Isso pode atrapalhar meu processo?
    Como devo proceder?

    Obrigado
    Ronaldo
  • @Ronaldo

    Não terá nenhum problema com essa divergência.
  • Obrigado Mariza Guerra, que alivio.
    Já estava pensando em ter que efetuar a alteração junto ao cartorio.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.