Fases dos Processos

Bom dia,

Li que as fases para obter a cidadania são as seguintes:

- instrução (ver se processo é viável), vem antes da numeração do processo,
- análise,
- atribuição,
- despacho,
- registro e conclusão.

O meu caso está em análise, já tenho o número do processo, vocês sabem me dizer quanto tempo leva essa fase? Dei entrada pela conservatória do Porto.
Alguma ideia de quanto tempo ainda vai levar? Esse é o processo do meu pai, somente após a finalização do dele, conseguirei dar entrada no meu.

Obrigada.

Comentários

  • @Marina a dica é: aguardar
  • cerca de 1 ano
  • Quanto tempo levou a fase de instrução Marina? Dei entrada nos documentos também na conservatória de Porto no inicio de dezembro deste ano (2017); Como faço para saber a evolução (mudança de fase) ?
  • @lfmonteir0 qual conservatória do Porto?
    Pode ligar LR (351) 211 950 500 opção 1 e depois 1 novamente
  • Muito Obrigado @Tsunami. Farei isso.
  • @Vlad meu processo atualizou.

    Processo de nacionalidade (nascimento/intermediação) de XXX (pai), concluído. Registo n.º XXX/2017.

    Aguardamos o recebimento do assento de nascimento.

    Saberia me dizer o que significa? O que é o assento de nascimento?

    Obrigada.
  • @lfmonteir0 fiz por um escritório de advocacia e por lá eles iam me atualizando sobre o processo.
    Os prazos foram os seguintes:

    11/09/2017 - Processo Remetido para Protocolo
    09/10/2017 - Processo de nacionalidade em fase inicial de analise.
    07/11/2017 - Processo de nacionalidade (nascimento/intermediação) com o n.º XXX/2017, em fase de analise.
    07/12/2017 - Processo de nacionalidade (nascimento/intermediação) em fase de analise.
    20/12/2017 - Processo de nacionalidade (nascimento/intermediação) concluído. Registo n.º XXX/2017.
    Aguardamos o recebimento do assento de nascimento.

    No momento estou tentando descobrir o que essa última atualização significa.
  • Esse registro já é o assento de nascimento do seu pai. Com esse número já é possível dar entrada no que for necessário (transcrição de casamento do seu pai, se necessário/ atribuição sua). Seu pai já é português.
  • @Marina, isso significa q o processo já foi concluido.Comemore..como disse o @jhmelman ,seu pai já é Tuga.
  • Pessoal, boa tarde!
    Recebi um e-mail do ACP agora, dizendo o seguinte:

    "Boa tarde,
    junto envio a V. Exª a informação em anexo.
    Com os melhores cumprimentos"
    Rosa Maria

    No anexo consta:
    Pedido genérico xxxx/2017 Art 1º C - Proc. Nº xxxxx/2017

    Isso quer dizer que o processo já foi numerado?
  • Sim @Geobert ...
    Seu processo já está numerado...
  • Obrigada a todos pelas informações.

    No meu caso, o processo agora está com a informação:

    Processo de Nacionalidade remetido para a conservatória

    Sabem quanto tempo leva para informarem o protocolo?
  • Boa noite gente, pode me ajudar por favor? Dei entrada no processo de naturalização do pai da minha esposa, fiz por um escritório, e lá consta que o Processo de nacionalidade (nascimento/intermediação - ACP) foi protocolado, sabe o que isso significa? A situação é : Processo em Análise e tem um número xxx/2018. Será que demora quanto tempo?
  • @Mauro significa q está em análise.O Prazo varia de 3 a 4 meses
  • @Vlad pen muito obrigado. Então se fosse necessário transcrever o casamento do pai do meu sogro ou o dele próprio eles já teriam pedido né? Bom o escritório que eu contratei não disse nada sobre a transcrição então possa ser que não necessite. Alguém sabe algo a respeito?
  • @MauroMA se for necessário, vão entrar em contato com seu advogado.
  • @MarinaPeleckis qual foi o teu processo? Atribuição, aquisição?
  • Boa tarde a todos! Dei entrada hoje na CENAIM do PORto meu processo de cidadania pelo casamento n 107XX/2018. Não sei como colocar na planilha do forum. Alguém pode me ajudar? Obrigada a todos aqui no Forum! Foi de grande ajuda! Uma duvida: posso dar entrada pessoalmente a processo de cidadania de amigos?
  • Pessoal boa tarde - vi pelo site do correio que meus docs foram recepcionados por alguem em Porto. Agora eu preciso aguardar um email que indique que o processo entrou em analise? obrigada
  • não etendo uma coisa meu processo ja tenho nomero processo de 18 dezembro 2017 hoje 29 maio 18 mas qunto lugei irn centres elas ainda dezeram processo em analisi entraga de agosto 17 ok meu pregunta se tenho nomero processo e ja foi 9 meses processo em analisi acho os dcomntos tudos bem nao ha falta ?
  • Meu processo foi para Ministerio Justiça. Qual eh esta etapa?

    Depois desta etapa, qual ou quais as proximas?
  • @renato ja lhe respondi in box
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.