Filha de pai português casado com outra pessoa

Bom dia,

Sou filha bastarda de pai português, ou seja, minha mãe engravidou quando meu pai era casado com outra mulher.
Não tenho contato com meu pai, ele apenas me registrou, não fez parte da minha criação. Até consegui a certidão de nascimento dele em Portugal, mas não tenho como conseguir documentos mais específicos.
Dei entrada na minha nacionalidade pelo consulado português de São Paulo e eles devolveram alegando que faltou a Transcrição do Casamento de meus pais (mas eles não se casaram).

Alguém poderia me ajudar como devo proceder nesse caso?
Teria alguma forma mais fácil de conseguir minha cidadania?

Obrigada.

Andrea

Comentários

  • @Andrea Prado pelo que entendi seu pai foi o declarante na sua certidão de nascimento, é isso? Com que idade foi feito o registro do seu nascimento?
  • @DanielHenriques Minha mãe foi declarante na minha certidão, porém tenho uma declaração do hospital, com o nome do meu pai, que foi usado para realizar o registro.
    Meu registro de nascimento foi feito quando eu ainda era bebê, com quase 1 mês de nascimento, mas inicialmente não tinha o nome dele, só foi inserido depois, mas não sei exatamente quando.
    Quando eu fui pros EUA, aos 9 anos, minha certidão já possuía o nome dele.
  • @Marcia, @WesleyPrado, @Admin
    Poderiam me ajudar?
  • @Andrea Prado não sei ao certo como fica no seu caso, acho que a @Marcia pode dar informações mais precisas do que eu.
  • @DanielHenriques Sabe me dizer se eu pegar os documentos que enviei para o Consulado de SP (tenho todos os documentos devidamente apostilados, assim como a certidão de nascimento do meu pai) e enviar para ACP eu conseguiria a minha atribuição?
  • @Andrea Prado a minha dúvida é a questão dor reconhecimento da paternidade na menoridade que não sei te dizer como fica no seu caso. Já li sobre casos que pedem comprovação mas não tenho conhecimento suficiente para te dar uma informação com certeza. Tente depois ver o que consta na sua certidão de nascimento (data da inclusão do nome de seu pai, como foi feita essa inclusão se foi via judicial ou não) e poste aqui assim o pessoal tem uma ideia melhor.
    Acredito que você consiga a atribuição sim mas talvez tenha algum detalhe que possa agilizar o processo e não cair em exigência que não sei te dizer. Ainda sou novo aqui no fórum e não conheço as particularidades de todas as situações. Vamos esperar um pouco que a @Marcia deve dar uma ajuda em breve, ela está sempre aqui no fórum logo ela deve passar por aqui.
  • Boa noite, @Andrea Prado.
    Em primeiro lugar, não use esta palavra "bastarda". É tão feia, menina.
    Posso mudar o título e retirá-la?

    Respondi ao inbox que você me enviou.
  • Hahaha... É só o clima de GOT...
    Pode mudar sim @Marcia...
  • @Andrea Prado,
    obrigada. Não gosto do peso dessa palavra.
    Filho é filho, seja qual for a situação! :)
  • @Marcia essa palavra foi banida por conter um cunho mto preconceituoso. Coisas de antigamente .
  • Boa noite. Sou novo neste fórum. Estou gostando e aprendendo muito.
    Sou deficiente auditivo. Estou interessado em obter a atribuição, mas tenho uma dúvida. Meu pai, português (nascido em 1913. já falecido) quando veio para o Brasil, nos idos de 1954, se separou da esposa em Portugal. Conheceu minha mãe (brasileira, já falecida), e viveram juntos (sem serem casados) por mais de 37 anos, até o falecimento de meu pai. Meu pai foi o declarante na minha certidão de nascimento logo o meu nascimento, ou seja, 5 dias depois do meu nascimento. A ex. Mulher de meu pai, em Portugal entrou muitos anos depois com processo de divórcio. O divórcio saiu em 1981. Tenho comigo a certidão de nascimento de meu pai, emitida em 1982 pelo Conselho de Seixal, onde já está assentado o casamento e o divórcio dele com a primeira mulher.
    Mesmo com o divórcio de meu pai, não houve interesse de meus pais em oficializarem o casamento deles, pois meu pai já estava doente e veio a falecer em 1989. Como proceder neste caso? Basta a certidão de nascimento do meu pai? O Fato de ele ser casado na epoca de meu nascimento e ter filho com minha mãe não será problema?

    Agradeço se puderem ajudar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.