Atribuição de Nacionalidade para Netos - Decreto-lei 71/2017 - Processos e Acompanhamento

1969799101102122

Comentários

• Olá Marcus, como falaram acima, olhe pelo lado bom o processo está caminhando, o da minha mãe tb está na fase 4,há uns 6 ou 8 meses nem me lembro mais, uma espera horrível. Curiosamente o dela tb é de Março de 2018, e ainda não teve alterações, o seu foi no início ou no final do mês? Ansiedade aumentou agora kkkk talvez tenha algum andamento este mês. Na verdade até me surpreendi,pensei que não estivessem trabalhando na pandemia.
  • lbalbolbalbo Member
    @Marcus Matos

Marcus - O mesmo ocorreu comigo. Entrei hoje no site, e obtive a mesma mensagem. Também dei entrada em Março/2018.

Estranho que antes estava com a mensagem de que o processo "... havia sido verificado, estava completo e válido, e agora iria ser avaliado se cumpre os requisitos legais para ser concedida a nacionalidade portuguesa".

Também fiquei bastante chateado porque já são mais de 2 anos de espera.
  • Olá Ibalbo,por acaso lembra se deu entrada no início ou final de Março/18?
  • Boa noite MarcioBRS,
    O processo do meu pai foi postado em 27/02/18 e foi recebido em 06/03/18.

• Boa noite Ibalbo,
    Eu enviei na 5a. feira um e-mail para lá, perguntando o andamento do processo, mas não obtive retorno.
  • Obrigado Marcus,o da minha mãe deu entrada no dia 15/03, tomara que esteja próximo de ser analisado, a espera é longa.
  • DeneiseDeneise Member
    "Não foi possível encontrar o endereço IP do servidor de nacionalidade.justica.gov.pt." Olha a expectativa e adrenalina atuando juntas! hahahahahaha
  • lbalbolbalbo Member
    @Marcio BRS - Dei entrada em 19/03.

@Marcus Matos - Eu também enviei e-mail e não obtive retorno. Tentei entrar em contato via telefone, mas devido a pandemia, não está trabalhando. Se vi corretamente, devem retornar no fim da semana.
  • Boa noite Ibaldo,
    Também tentei contato no telefone da Linha de registro: (351)211950500 opção 1 e depois opção 1 novamente.
    É para lá que você esta ligando ?
  • lbalbolbalbo Member
    Boa noite, Marcos.

É neste número mesmo. Eu entrei na página da justiça.pt hoje e tem um artigo descrevendo a contingência e informa alguns serviços essenciais que seriam mantidos. Cidadania não está na lista.

Então e eu entendi corretamente, esta é a razão de não conseguir contato.
  • Obrigado Ibabo, o da minha mãe deve estar próximo, ou quem sabe o sistema não está atualizado,como já explicaram outros colegas aqui, considerando é claro que eles seguem rigorosamente a ordem de entrada.
  • O da minha mãe é de 27/03/18, em contato com o advogado ele disse que está em despacho ministerial, não sei extamente o que significa, no site está tudo igual, fase 4.
  • Daniel HenriquesDaniel Henriques Member, Moderator
    @Daniel Emanuel, processos de netos dependem de parecer favorável do ministério da justiça para serem deferidos.
    Após a consulta aos órgãos externos (no mínimo são consultados o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Polícia Judiciária e o Registo Criminal Português) os documentos são verificados pela conservatória e enviados para o MJ para esse reconhecer os laços com a comunidade portuguesa, somente após o OK do MJ que o processo é aprovado.
  • Obrigado @Daniel Henriques
  • Pois é Daniel,como o meu é anterior, torço p/ que esteja mais a frente e o sistema esteja desatualizado. Será que devo ligar? ou aguardo o sistema atualizar?
  • Apenas atualizando a questão do envio de documentos para aqueles que estão em vias de remeter e têm dúvidas se enviam ou aguardam.

Meus documentos chegaram lá 30/03 e, ao tentarem entregar, a DHL informou que a Conservatória estava fechada.

Alguns dias depois a colega @ANJOSMARLENE disse que os docs. dela tinham sido entregues. Então, entrei em contato com a DHL que fez nova tentativa no dia 06/04, tendo sido efetuada a entrega com sucesso.

Ou seja, a princípio estão recebendo, porém faço essa ressalva que a primeira tentativa foi frustrada, pois é bem angustiante ter seus documentos "à deriva" por lá, sem certeza de quando serão entregues. Há esse risco.

Abraços!
  • VBLVBL Member
    Pessoal, verificando meu status no sistema de acompanhamentos, vi que permaneço na fase 4, porém a bolinha agora está na cor laranja claro e apareceu a seguinte informação:

" O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar."

Porém não sei informar de quando é essa atualização, pois fazia uns dois meses que não entrava no sistema.
    Ainda não recebi nenhum email ou correspondência.
    Sabem me informar como fica essa questão visto que a conservatória está fechada? Tentei ligar para a LR, mas estão atendendo apenas para questões do cartão cidadão.
    Então, ainda nem sei que tipo de exigência estão pedindo e estou preocupada em relação aos prazos também. Será que eles estão enviando correspondências/emails normalmente?
  • gandalfgandalf Member
    @VBL,
    Em exigência. Provavelmente deu problema e sua prova de vínculo efetivo não foi aceita como está.
    Tente ligar na Linha de Registos e peça pra eles lerem a causa da exigência e pergunte quando foi enviada.
    Pergunte como pode obter uma copia por e-mail, porque correios estão muito limitados. Sö respondem ao requerente.
    +351-211-950500, tecle 1, 1, e espere mais de 1 hora. De 9:00 as 5:00 hora de Lisboa.
  • @VBL
    Endosso o que o @gandalf sugeriu. Mas, para que eu tenha mais documentos, se fosse comigo, enviaria uma carta registrada para a Conservatória (estão recebendo correspondências, veja acima), colocaria o número do processo e informaria que não recebeu nenhuma carta com as exigências e gostaria de cumpri-las, disponibilizando o seu email para o envio de uma cópia.
  • Bom dia a todos! O processo da minha minha mãe caiu em exigência na semana passada, hoje consegui ligar e me disseram a pendência, que é simplesmente um absurdo, uma suposta falta da carta de um clube português, Acontece que ela não fez por esse motivo, e sim porque tem 9 anos de viagens anuais continuas a Portugal por período em média de três semanas, com comprovação de passaporte com visto de entrada, hoteis, boarding pass, fotos etc.... É uma falta de respeito depois de 2 anos virem com essa, que me parece apenas desculpa para não aprovar direto, e a pessoa ainda disse que era obrigatório a carta do clube, o que indica que sequer sabe o texto da lei. Bom, vou ter que mandar explicações e mais comprovantes para justificar o que na verdade já está lá. Parece que não existe uma primeira análise cuidadosa, mais sim eles querem colocar todo mundo em exigência para ganhar tempo e dar alguma satisfação de que fizeram algo. Boa sorte a todos, porque realmente é necessário pelo visto.
  • @Marcio BRS persevere. Fale somente o necessário. Boa sorte!
  • @Marcio BRS, sugiro que você prepare uma carta de sua avó para a Conservatória, explicando que, ao contrário de ter contato com a cultura à distância, ela, a cada viagem a Portugal para estar com sua família, participa pessoalmente de eventos locais, como pode ser comprovado pelo passaporte, boarding passes e tudo o que vocês já enviaram!! Por este motivo, não há sentido em se associar a um clube português (melhor ainda se não tiver um em sua cidade).
  • Obrigado Maurício e Liane, a verdade é que a Lei não exige que todos tenham carta de clube como o funcionário do CRC atestou por telefone, e aqui todos já sabem disso, a Lei fala em três possibilidades para se comprovar o vínculo, e não que vc tenha que ter os três ou dois deles, a própria chefe do CRC em vídeo confirmou que havia um pessoa que somente comprovou as viagens anuais a Fátima, sem carta de clube. O que ocorre é que esse motivo se constitui a maioria dos pedidos, mas também a análise é descuidada, outras pessoas aqui já narraram que pediram documentos que já estavam no processo. Acho apenas que a resposta do funcionário foi perigosa no sentido de que ele parecia desconhecer a própria Lei que eles aplicam em seu trabalho diário, o que reflete evidentemente um despreparo, que nós já conhecemos por estas bandas e que infelizmente aparece em qualquer lugar do mundo. Mas enfim, vou fazer uma resposta.
  • LuizMVLuizMV Member
    Dei entrada no meu processo em 02/02/2018, e em fevereiro/2020, 2 anos e alguns dias depois, caiu em exigência pedindo uma nova carta do clube português que apresentei, alterando o texto para ficar de acordo com as disposições da nova lei. Consegui receber o documento do Brasil na semana passada (moro no Porto) e sexta-feira ela foi recebida nos Registos Centrais. Não sei se eles estão só recepcionando os documentos ou se há alguma análise ou andamento nos processos durante a pandemia; sei de vários órgãos, como a SEF e as conservatórias por exemplo, que não tem expediente externo mas seguem analisando os processos que já estão lá. Não sei se alguém tem alguma informação sobre isto, mas vamos torcer que a análise não esteja paralisada.
  • O processo da minha mãe também "caiu em exigência" hoje, é algo relativamente simples, faltou uma certidão por cópia reprografica do meu avô, vou providenciar ainda nesta semana assim espero e torcer para que o processo siga o curso até o final. Parece que estão tratando Março/2018.
  • Só meu processo não anda..se bem que o meu é de julho de 2018, ainda tem 3 meses pra completar 2 anos.
  • Pelas informações que li aqui pelo fórum, estão trabalhando internamente. Inclusive, acho que os procedimentos internos estão mais ágeis, face o não atendimento ao público. Vejo muitas pessoas chegando a essa fase de exigências.

O processo da minha mãe também está nessa fase. Os documentos para sanar a exigência foram recebidos lá no dia 07/04. Vamos aguardar.
  • Boa sorte @LuisSeabra espero que dê tudo certo. Nos mantenha atualizado por aqui para termos noção das etapas seguintes.
  • lbalbolbalbo Member
    @Daniel Emanuel Monteiro Lins - Você recebeu a notificação, ou entrou em contato via telefone?
  • Obrigado @Daniel, pode deixar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.