Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1401402404406407657

Comentários

  • @gandalf obrigado

    No meu caso é o

    1 - Se o outro cônjuge não era português e o português foi o declarante de sua mãe antes de 1 ano de idade.

    Já está tudo certinho

    Muito obrigado pela sua atenção

  • @Leandro_Barbosa

    É so procurar... Inclua também uma cópia do assento de casamento nessa lista. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/286942/#Comment_286942

  • Bom dia Pessoal, tudo bem ? Se alguém puder ajudar, aproveitando o assunto da TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO para cidadania de Netos. No meu caso, não foi o próprio português quem foi ao cartório registrar o meu pai (no Brasil) e portando, demandará realizar a Transcrição. A dificuldade está que não encontramos a certidão de nascimento da esposa do Português (Brasileira, casou por declaração de idade e informou ser nascida em uma cidade brasileira na própria certidão de casamento, mas não temos o registro de nascimento dela lá, nem cartório, nem batismo em Igrejas). Frente a tudo isto, o processo de cidadania seria inviabilizado ? Somente haveria a saída de tentar a transcrição judicialmente? Se alternativamente, transcrevêssemos a Certidão de Óbito do Português no consultado já seria suficiente? Obrigado.

  • Já li vários tópicos e muitas páginas deste aqui de atribuição para netos, mas não encontrei nenhum caso que seja igual ao que preciso de ajuda.

    Então agradeço antecipadamente a quem puder me auxiliar.

    Estou ajudando meu marido a fazer a cidadania portuguesa, a avó materna dele é filha de português e o deferimento do pedido de cidadania dela saiu em 2020. O nome de solteira da avó é Janice Carlos (sobrenome português é Carlos) e o nome de casada é Janice de Bassi. Informações (não sei se são importantes): ela ainda é viva, se divorciou do avô do meu marido que é falecido.

    No ano passado saiu o deferimento do pedido de cidadania da minha sogra. Eu imagino que ela tenha transcrito a certidão de casamento da mãe portuguesa. O nome dela de solteira é Joana de Bassi e de casada é Joana de Bassi de Oliveira.

    Porém tenho certeza que minha sogra apenas tem o assento da certidão de nascimento (pois quando meu marido nasceu ela era casada, mas depois se divorciou do pai do meu marido, e ela comentou que não iria transcrever o casamento pois teria que posteriormente transcrever o divórcio - que é altamente burocrático e caro, e além disso o pai do meu marido faleceu). 

    Como ela mesma disse "se eu sou Joana de Bassi, terei que enfrentar uma burocracia enorme para colocar o "de Oliveira" para depois depois ter que remover o "de Oliveira" então deixa só a certidão de nascimento mesmo..."

    A questão é que meu marido não fala mais com ela após desentendimentos

    Queria saber então se ele consegue a cidadania portuguesa através da avó materna, sem precisar transcrever matrimônio e divórcio da mãe.

    Na certidão do meu marido consta como declarante o pai (falecido), o nome da mãe está com o sobrenome do pai "Joana de Bassi de Oliveira". Na certidão consta como avó materna "Janice de Bassi".

    Um grande abraço a todos desta fantástica comunidade de mútuo auxílio!

  • @carinaoliveira , ele não precisa dela para transcrever o casamento!! Nem homologar o divórcio para a cidadania dele!!

    Basta mandar os documentos para um Consulado no Brasil. Santos (se mora em SP ou MS) e Rio (se mora no RJ ou ES).

    O processo de filhos leva 6 meses, o de neto, 3 anos!!

  • Meu processo de neta (tenho 81 anos) chegou na bolinha 7 vermelha hoje!! Estou muito feliz! Agora é só aguardar o registo para seguir adiante com a transcrição do meu casamento.

    vamos aos dados:

    dia 27/05/21 recebi o número do processo, entreguei os documentos para advogada no início de maio

    dia 15/11/21 bolinha 3 vermelha

    dia 01/12/21 bolinha 4 vermelha

    dia 12/05/22 bolinha 7 vermelha direto

    documentos entregues:

    assento de nascimento do avô português de AD;

    assento de nascimento da avó portuguesa de AD;

    certidão de casamento religioso, ocorrido em 1904, com a firma do padre reconhecida e apostila de Haia. Não encontramos casamento civil;

    NÃO fiz a transcrição do casamento por orientação da advogada

  • Alguém por gentileza pode atualizar a planilha para mim? Quando chegar a 7 verde aviso.

    agradeço a todos do grupo a troca de informações.

  • alguém sabe informar o prazo para criação do registro de netos idosos? Não consigo me entender com a tabela

  • @Mariarb , provavelmente o assento sairá em até 10 dias.

  • Obrigada, Riscone

  • Olá Pessoal,

    Gostaria de perguntar sobre o acompanhamento do processo.

    Dei entrada no processo de cidadania para neto em 8 de março de 2021, os documentos chegaram na CRC nessa data via DHL, a partir daí esperei para que as senhas de acompanhamento chegassem sozinhas, mas passaram cerca de um mês e nada. Por isso, enviei um email pedindo a senha e o login, consegui alguns dias depois. E desde então a bolinha verde permanece na posição um. Tenho 59 anos, sei que não tenho prioridade no processo, mas me pergunto se é normal esta passagem de tempo sem mudanças. Ao que pude entender a demora para o processo ocorrer, se não tiver problemas, é de 24 a 29 meses, mas já se passaram um ano e dois meses sem atualizações. Daí pergunto, há algum lugar para se informar se necessário ou se comunicar com a CRC? É normal esse demanda de tempo para qualquer tipo de atualização, principalmente para o registro, sabendo que a primeira fase é mesmo uma das que mais demoram????

    Desde já MUITOOO obrigada pelo apoio que essa comunidade me deu na junção dos documentos do meu processo e até agora....


  • editado May 2022

    @grazielasimoesm , na verdade seu processo já passou pela fase 2.

    Ocorre que, em muitos casos, as bolinhas ficam coloridas de uma vez só quando o processo chega na fase 4.

    Mas tenha em mente que dificilmente seu processo será finalizado em 29 meses, hoje em dia os processos estão demorando, pelo menos, 3 anos.

  • @Ricosne

    Ahh sim, muito obrigada pela resposta.

    Então por eu já ter o número do processo eu já posso considerar que ele está no mínimo na segunda fase (bolinha dois)? E mesmo que por ventura esteja na três, só apareceriam preenchidas as bolinhas na fase 4? Nossa, não sabia.... Há algum contato por email para saber de caiu em alguma exigência?

  • @grazielasimoesm infelizmente está assim.

    Meu processo foi enviado em dezembro/20, sendo numerado em janeiro/21 e ,assim como muitos vizinhos de planilha (com datas próximas), ainda continua na bolinha 1.

    Não acredito que seja apenas falta de atualização do sistema. Sou cético, estamos na bolinha 1 e nossos processos sequer foram digitalizados.

    Infelizmente os prazos estão se tornando mais elásticos a cada dia, para todas as fases, inclusive na confecção do assento, como todos bem sabem.

    Neste momento não há o que fazer, devemos aguardar com resiliência, pois a greve deflagrada pelos notários se avizinha.

  • Olá. Vi que a certidão de nascimento do NETO tem que ser em inteiro teor por cópia reprográfica e a do FILHO ado português inteiro teor digitalizada.


    é isso mesmo? Porque essa diferença ?

    obrigad

  • @fladoreto , a do neto precisa ser por cópia reprográfica, e, caso se demonstre ilegível, é bom encaminhar cópia em inteiro teor DIGITADA. A do filho do português, precisa sem em inteiro teor DIGITADA.

  • @mauriciovico

    Pelo descrito a transcrição do casamento será obrigatória.

    Eu consideraria que não tendo a certidão de nascimento da brasileira, é o fim da linha. Há quem tente fazer com supressão, mas não tenho grande expectativa de que tenha sucesso. Sem a certidão, é bem difícil conseguir. Pode tentar fazer a transcrição no consulado com supressão da certidão do cônjuge.

    Escreva a palavra supressão na caixa de busca (1 palavra só), e veja o que consegue. Ja vi muitos tentando, e só me lembro de um relato de sucesso, não trivial, mas não me lembro dos detalhes. Não faz parte do meu "arsenal de cartas na manga para situações impossíveis".

  • editado May 2022

    @Mariarb

    "Não consigo me entender com a tabela"

    Parabéns! Você pode fazer as pazes com a tabela então. já está deixando ela pra trás. hehe

    Na coluna-R tem uma "contagem regressiva" de quantos dias para receber o assento. Hoje está em 8, amanhã 7, 6, 5. Na semana que vem já deve ter saído.

    Tem que ter alguma vantagem em ser idosa, não é mesmo? Então pode olhar todo mundo esperando 6 meses, e o seu saindo em uma semana, e dizer confiante: "Eu fiz por merecer...", e fez mesmo! E vai ser lembrada por isso pelas gerações seguintes.

  • editado May 2022

    @fladoreto

    "é isso mesmo? Porque essa diferença ?"

    Sim, é isso mesmo.

    Na verdade as duas são de inteiro teor só que uma tem que ser reprográfica, e outra de inteiro teor pode ser digitada ou reprográfica.

    A do neto (o requerente) tem que ser reprográfica, devido a fraudes que andaram ocorrendo. Eles querem ver todo o teor da certidão pelo original manuscrito como consta no livro. Com todas as anotações feitas na margem da folha manuscritas.

    A do filho do português tem que ser de inteiro teor, mas não é tão crítica.

    Pode ser digitada (para simplificar a leitura) ou pode ser reprográfica (custa mais caro, pode ter mais erros, etc). Então de praxe se manda uma reprográfica (do neto), e outra digitada (do filho), porque muitos dados se repetem, e o que não lê bem numa, pode ser esclarecido pela outra.

    O que muda na sua vida saber desses detalhes? Nada! Mas se falou aqui pra fazer assim faça, porque quem disse sabe o que diz... Hehe

  • editado May 2022

    @antoniocesarpires

    "Não acredito que seja apenas falta de atualização do sistema. Sou cético"

    La vai mais um esclarecimento... Não é uma questão de ser cético porque não acredita. É uma questão de entender que quem fez o sistema é português e pensa diferente de você. E o português que usa as bolinhas na conservatória, pensa diferente de quem fez o sistema.

    Se você conhece algum português, ou já ouviu anedota de português (quem não ouviu?), sabe que é uma questão cultural. Ele acha normal porque está imerso naquela cultura. Pode chamar "fila" de "bicha" e não vai soar estranho.

    Assim é com as bolinhas. Só fica verde quando termina a fase e passa para a próxima. Não basta terminar.

    Se você recebeu o NºProcesso, é porque "Foi Registado". O número é a prova disso. Contudo a bolinha-2 continua branca porque ainda não passou para a próxima do ponto de vista de quem lida com elas. Está ali sentadinho na fila esperando a vez.

    Não há muita explicação lógica que possa ser dada. É outro pensamento, com outra lógica, diferente da sua e da minha. Se quiser se aprofundar, este tópico discute as bolinhas. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17594/fases-do-processo-de-cidadania/p3

  • Obrigada, @gandalf Ansiosa pelo momento de deixar esse legado para filhos e netos!

  • @mauriciovico qual o ano de nascimento da brasileira que não tem certidão?

    A conservatória de Porto me respondeu que poderia fazer com suprimento da certidão, tendo as negativas dos cartórios.

    Também há opção de tentar o registro tardio da brasileira por via judicial.

  • @carinaoliveira

    sim, pode. Eu tinha exatamente o mesmo problema, e solicitei como neta. Minha cidadania já foi aprovada, e estou aguardando o assento de nascimento. No entanto, o seu marido precisa retificar o nome da mãe na certidão de nascimento dele. Para isso, ele precisa ir ao cartório em que foi registrado e apresentar a certidão de casamento dos pais com o divórcio averbado.

  • Boa tarde, mandei meu pedido de cidadania (neto) para Lisboa. Chegou em 06/04/2022 , mas até agora não recebi senha, login, nada. Há algum e-mail que eu possa pedir informações?

  • @PatriciaTeixeira , Lisboa está levando uns 4 meses para mandar o número do processo e a senha de acompanhamento.

  • @PatriciaTeixeira , o prazo para receber a senha gira em torno de 4 meses,

    Com a greve que se iniciará na próxima semana, com grande probabilidade este prazo irá aumentar ainda mais, assim como todos os demais, infelizmente.

    Para que você possa alinhar suas expectativas, atualmente o processo até finalizar está levando 3 anos, pelo menos.

  • @Ricosne Essa greve vai durar quanto tempo? já não basta as férias daqui 1 mês eles ainda querem fazer greve

  • @JohnA um administrador de um grupo no Facebook falou que em 2017 quando fizeram uma greve parecida durou TRÊS MESES!!!

  • Bom dia,


    Enviei meus documentos para lisboa, eles vão me manda um e-mail confirmando o recebimento e com esses status do progresso da ciadania? A planilha ajuda em algo?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.