Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1265266268270271657

Comentários

  • @leompts , normalmente, eles colam a apostila na margem direita da certidão. Para ler o conteúdo, basta dobrar o papel da apostila.

  • Enviei os documentos hoje para a Conservatória. Agora serão 2 longos anos de espera. Haha Obrigada a todos aqui do fórum! Vocês são demais!

  • Boa tarde pessoal, estou muito feliz por ter sido aprovada para fazer parte aqui do fórum … Eu tenho um processo em andamento e está na bolinha 4 marrom escuro… recebi a chave de acesso por e-mail no dia 16-01-2020 … 

    meu avô (falecido) pai da minha mãe (falecida) é o Português! Ontem tentei colocar na planilha e não faço a menor ideia de como inserir… A bem verdade é que não sou muito ligeira em Internet… Alguém poderia me ensinar…? Kkkkk 

    Desde já agradeço a todos pela paciência

  • @Leticialele voce sabe se a conservatoria de lisboa esta aceitando vale postal ou so cartao de crédito?

  • @paulohml , ainda aceita vale postal.

  • @Criscarvalhoma

    Preste atenção ao texto descritivo abaixo das bolinhas coloridas. Principalmente com a bolinha 4 marrom, que a cor é muito parecido com bolinha 4 laranja percebida como um marrom mais claro (exigência).

    Para dar entrada na planilha, você pode ir preenchendo os dados que já possui, da esquerda pra direita, no final da planilha. Quando completar com NumProcesso, Nome, DtRecepção, alguém moverá para a linha certa, por ordem de data.

    Para escrever na planilha, você pode logar diretamente na planilha com uma conta de Gmail, ou ter algum TAB no browser logado no Gmail. Se você não usa Gmail, abra uma conta.

    Alternativamente, se você escrever os dados aqui no fórum, incluindo forma de pagamento, e alguém transcreve na planilha pra você. Mas sempre informe sobre o andamento do processo, com Exigências, Despacho de aprovação, e Dt.Conclusão com o Assento gerado. De preferência preenchendo diretamente na planilha, ou então informando aqui pelo fórum.

  • alguem conseguiu pagar o 1D com cartão de crédito ontem ou hoje?

    já tentei nubank, inter, BB e N26 e todos vão pra parte de verificação (onde precisa entrar no app e confirmar) e depois dão erro...

    sim, o cartão tá habilitado pra compras internacionais (e o n26 é europeu), mas não vai =/

  • Ok @Leticialele vou pagar por vale postal, o quadro 2 não preenche nada se a certidão for de batismo? Nem a data de nascimento do português?

  • @andrero não consegui pagar também, vou pagar por vale postal

  • @paulohml , põe o nome do avô português , se vai mandar o assento de batismo certificado.

  • julbrajulbra Member

    Para entenderem um pouco a lentidão na análise dos processos e a dificuldade para conseguir agendamento para obtenção de cartão cidadão e passaporte: https://www.dn.pt/edicao-do-dia/28-jul-2021/migracoes-nunca-houve-tantos-a-obter-a-nacionalidade-portuguesa--13980712.html

  • @bianca_abreu94

    Olá Bianca,

    Você obteve alguma resposta da conservatória por e-mail com relação a sua exigência? O processo do meu pai acabou de cair em exigência também e gostaria de saber qual o endereço de e-mail para tentar alguma informação e procurar agilizar a documentação exigida ao invés de esperar pela correspondência.

    Agradeço quem puder fornecer esse endereço.

    Renato

  • @renatomilano , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt, dando nome completo, data de nascimento, filiação e número do processo e pergunte qual é a exigência

  • @Leticialele

    Olá Leticia,

    Muito obrigado por sua resposta!

    A quem interessar, o processo do meu pai é 55xxx/19. Acompanho através da consulta online há uns 4 meses. Estava na bolinha 4 marrom até hoje, quando houve alteração para a exigência. Não tenho muitas informações específicas pois ele fez todo o processo sozinho do Brasil e eu moro na Nova Zelândia, mas posso conseguí-las para incluir o caso na planilha. Também posso informar qual a exigência e o desfecho do caso.

    Abs

  • @renatomilano , perfeito. Se ele precisar de ajuda para compreender/cumprir a exigência, poste aqui e ajudaremos.

    Boa sorte!!

  • obrigado @Leticialele , vou enviar digitado espero que não caia em exigência

  • pessoal, bom dia!


    para a atribuição de neto, preciso enviar a certidão de casamento dos meus pais ou não é necessário?


    meus avós casaram em portugal, preciso enviar a certidão de casamento deles? eu tenho a certidão mas é bem antiga, posso enviar uma cópia dessa?

  • a quem interessar possa: o site de pagamentos voltou a funcionar.

    acabei de pagar um formulário 1D

  • @renatomilano tive sim.

    Caiu em exigência dia 19/07, segunda feira, e eu desde o dia 20/07 liguei para CRC e mandei e-mails solicitando o recebimento do Oficio. Tudo sem sucesso.

    No dia 23/07, sexta feira, recebi o e-mail da CRC ( rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt).

    No meu caso não foi pro spam mas o pessoal diz que as vezes vai, então fica de olho.

    Entreguei a exigência (apenas 1 documento) no dia 27/07, ontem.

    O site segue como se estivesse em exigência. Vou ficar de olho.


    Comigo demorou 4 dias para chegar o e-mail e a carta ainda não chegou aqui em casa.

  • @kleytonfidalgo Bom dia


    Conforme meu entendimento (e me corrijam se eu estiver errada), vc somente deve enviar a certidao de casamento de seus pais se a Portuguesa é a sua mae e o declarante da sua certidao de nascimento é seu pai (ou se sua mae é a portuguesa e alterou o nome ao se casar). Agora se seu pai é o português e é ele o declarante, nao precisa enviar.


    Vc irá enviar a certidao de nascimento do seu avô? se for enviar, nela deve constar o averbamento do casamento dele entao nao seria necessário a certidao de casamento...

  • @bianca_abreu94 , tudo bem?

    Extrapolando um pouco, você poderia compartilhar a exigência apresentada?

    Agradeço desde já.

  • @isabelfaia , você está enganada.

    Quando a mãe é a portuguesa e foi o marido estrangeiro que declarou o nascimento do filho, o casamento tem que ser transcrito, para estabelecer juridicamente a maternidade.

    O mesmo ocorre quando os dois são portugueses e se casaram no estrangeiro, ou quando o filho foi registado após 1 ano de vida.

  • Ricosne, Claro.

    Como eu disse em alguns outros comentários, enviei o processo da minha avô e da minha tia avó juntos (netas de portugueses).

    Mas eu enviei apenas 1 certidão de nascimento do Português... Na época eu tinha pesquisado e muita gente fez assim.

    Mas eles exigiram uma cópia para cada processo, aí tive que enviar mais 1 copia da certidão de nascimento do português.

    Lição aprendida rs

  • @Leticialele me desculpe, não foi minha intenção...hahahahaha. Me perdoe, mas kudos ++ para você!!!!

  • Boa tarde amigos do forum.

    Finalmente consegui toda a documentação e vou encaminhar o envelope via DHL para a Conservatória dos Registros Centrais.

    Gostaria de saber se preciso escrever algo no envelope especificando que é Processo de Atribuição 1D ou se somente faço o envio normal para o endereço deles mesmo.

    A propósito, este é o endereço?

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200 - 1099-003

    Lisboa / Portugal

  • @Leticialele o meu caso é o seguinte:

    minha avó é portuguesa casada com meu avô em portugal, irei enviar apenas o número do assento de nascimento dela informatizado.


    Minha mãe é a filha da portuguesa e quem me registrou foi meu pai, porém acredito q não seja necessário a transcrição uma vez que eles não são portugueses e não pegaram a nacionalidade, mas preciso enviar a certidão de casamento deles para saberem que meus pais são casados e que quem me registrou foi meu pai? ou não é necessário, uma vez que verão na minha certidão de nascimento os nomes dos meus pais e verão que realmente sou filho da minha mãe e que ela realmente é a filha da portuguesa mas que quem me registrou foi meu pai…

    irei enviar a certidão de nascimento da minha mãe, a minha certidão de nascimento, meu antecedente criminal e uma cópia de identificação.


    a única dúvida que ficou é se eu realmente preciso enviar a certidão de casamento dos meus pais ou não?

  • @kleytonfidalgo , não precisa mandar a certidão de casamento dos seus pais. Sua mãe será o elo entre você e a avó portuguesa.

  • @dennisasilva , relaxe! Não é o primeiro, nem será o último!! hahahahaha

  • Estou reunindo os documentos para dar entrada no processo, gostaria de saber se o documento de identificação precisa ser necessariamente a carteira de identidade e se, quanto tempo a carteira de identidade tem que ter sido expedida?

  • @julianaabb , o RG tem que ter sido expedido há menos de 10 anos. Pode, também, mandar cópia autenticada e apostilada do passaporte que contenha a filiação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.