Pedido nacionalidade on-line

Alguém sabe quando estarão disponíveis todas as tipologias no site do IRN?

Consta a seguinte informação

O serviço será progressivamente alargado a todas as tipologias de pedido de nacionalidade portuguesa, até 17 de março de 2023.

Porém nada até agora...

Comentários

• @JoaoH

por enquanto ... na mesma

• JoaoHJoaoH Member

@mabego acha que vai demorar? Estou com medo de perder a validade dos documentos...

Liguei hoje no IRN e eles foram super grossos.

• @JoaoH conhecendo a burocracia portuguesa, eu não perderia tempo, e mandaria o processo via correio o mais rápido possível.

Não há sequer previsão para liberarem os demais processos via online, e certamente essa liberação esbarra em certo coorporativismo da OAB/PT, considerando ainda que só os advogados/solicitadores portugueses tem poder legal de declarar os documentos como autênticos (além dos funcionários públicos claro).

Então se a sua preocupação é a validade dos documentos, nem perca mais tempo...

• @JoaoH

documentos apostilados não perdem a validade.

Só consulados implicam com isso.

Envie o quanto antes

• @JoaoH

Mas como você sabe que as outras tipologias não foram liberadas?

• JoaoHJoaoH Member

@eduardo_augusto

porque sou advogado também em Portugal.

• @JoaoH

Então você já consegue entrar no site para a solicitação de nacionalidade online e não aparece ainda nenhuma das outras opções de nacionalidade, além das que haviam sido oferecidas inicialmente?

Alguma coisa está acontecendo lá no IRN... os processos parecem estar andando rápido, mas tudo mais deu uma parada. Por exemplo, o site de estatísticas (Atribuições de Nacionalidade, Aquisições de Nacionalidade, Perdas e Indeferimentos | Partilha.justiça.gov.pt (justica.gov.pt)) não é atualizado desde novembro do ano passado!

• JoaoHJoaoH Member

@eduardo_augusto

Sim , mas só tem dois tipos disponíveis .

Hoje fui olhar o site do IRN e tiraram a informação de que até o dia 17.03 estariam disponíveis todas as tipologias.

Enfim, vou fazer pelo modo normal, pois vai la saber quando irão disponibilizar isso.

Será que os pedidos on line serão mais céleres do que os físicos?

• Pelo que entendi vão alargar as opções porque até agora são apenas duas , mas as solicitações somente poderão ser feitas, online, por advogados ou solicitadores. Para as pessoas simples os procedimentos permanecem os mesmos. E quanto ao andamento do processo, somente a fase inicial é rápida que é a primeira análise dos documentos. As seguintes permanecem como sempre.

Eu estou providenciando os documentos e vou enviá-los pelo correio.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.