Atribuição - 3a. PORTO (Acompanhamento - ATENÇÃO desde 01/06 não é mais balcão de nacionalidade)

Josue MatosJosue Matos Member
editado June 2018 em Processos de Atribuição
Olá gente, como não achei tópico específico para o assunto, decidi criar um novo. Enviei meu processo de atribuição para a 3a. CRC do Porto e hoje recebi o email da numeração do mesmo. Segue transcrição do email recebido:

"Ex.mo Senhor

Boa tarde

O processo foi recebido nesta Conservatória, no dia 06 de Julho do ano corrente e foi atribuído o nº 29xxx/17 – Sitpro.

O supra mencionado processo, irá ser apreciado, por ordem de chegada.

Com os melhores cumprimentos

Conservadora

(Maria Manuel Ferreira de Campos Folhadela de Oliveira)"

Vamos aguardar para saber se esta conservatória será mais rápida que outras.

Abraços.
«13456768

Comentários

  • editado July 2017
    @Josue, Boa sorte com a 3 CRC,Se puder informe a lista dos documentos que enviou e depois quando o processo ficar pronto .
  • Olá @Vlad Pen, obrigado. Enviei o seguinte:
    - Certidão de nascimento de inteiro teor com cópia reprográfica e apostilhada;
    - Documento de identificação (Passaporte e CNH);
    - Email de Tondela com o número de assento de meu pai (a carta não chegou ainda então decidi enviar mesmo assim e foi aceito);
    - Formulário 1C;
    - Vale postal 175 euros.

    Como meu pai não se casou legalmente com minha mãe, não tenho como transcrever o casamento, então não foi enviado transcrição. Caso solicitem, explicarei que não houve casamento.

    Não sei se existem outras pessoas que enviaram para esta CRC via correio, caso hajam, seria bom criar uma planilha similar a de Tondela.

    Abraços.
  • @Josue, essa Conservatória até pouco tempo não recebia processos pelo Correio ,então poucas pessoas deram entrada por la.Seu processo de Atribuiçao deve ser concluido rapidamente..vamos ver.
  • @Vlad Pen, a decisão de enviar para lá surgiu ao ler um comentário seu sobre esta conservatória. Tenho viagem para outubro comprada, então vale a pena o risco. Agora é aguardar e torcer para que saia antes. Abraços e obrigado pela informação sobre a conservatória.
  • Dei entrada presencialmente na 3 CRC dia 30/06, quando obtiver novidades também posto aqui.
  • Galera, eles aceitam certidão de inteiro teor?
  • editado July 2017
    Eu mandei o meu para o ACP. Mas talvez teria sido melhor ter enviado para a 3ª CRC Porto.
  • Boa noite!
    Eles exigem a transcrição do casamento?
  • @Regilmar,não temos essa informação,mas na dúvida é melhor considerar q exigem.
  • @vlad obrigado!
  • @mjrjunior te exigiram a transcrição do casamento do pai português declarante (caso seja seu caso)?
  • @cteixeira como meu pai é vivo e vai tirar o cartão cidadão, foi feito a averbação do casamento, assim não posso te afirmar se exigem ou não, pois foi enviado já com a transcrição.
  • Pessoal, vcs sabem onde localizo os dados da 3a CRC Porto ? Tanto para envio como para contato ?
    Obrigado
  • @cteixeira te deram algum prazo de conclusão?

    @flavioswerts
    3.ª Conservatória do Registo Civil do Porto
    Rua Álvares Cabral, 432
    4050-040 Porto
    civil3.porto@irn.mj.pt
  • CahCah Member
    Mandei um e-mail perguntando se seria possível eles conferirem meus documentos por e-mail antes de enviar pro correio. E também confirmei quais os documentos necessários. A resposta foi:



    Bom dia,



    Infelizmente não temos recursos humanos que nos permitam fazer um análise dos documentos que nos chegam por e-mail.

    Os documentos que indica são o s necessários, relativamente à certidão de nascimento do português se já estiver num arquivo distrital deve juntar certidão e não cópia simples.

    Com os melhores cumprimentos,

    A conservadora,
    Paula Marina Lopes


    Responderam em menos de 8h que havia mandado. A minha dúvida ficou na resposta quanto ao assento, envio então o original que obtive por correio pelo arquivo distrital?
    Os documentos que escrevi no e-mail foram: certidão de inteiro teor por copia reprográfica apostilado, cópia do RG apostilado, cópia simples do assento português anterior a 1911, formulário 1C preenchido e vale postal no valor de 175 euros.

    Não perguntei do casamento porque o português casou com portuguesa em Portugal, então não tenho que fazer a transcrição.
  • @Cah
    O que enviei por correio e foi aceito:
    - Certidão de nascimento de inteiro teor com cópia reprográfica e apostilhada;
    - Documento de identificação (Passaporte e CNH);
    - Email de Tondela com o número de assento de meu pai (a carta não chegou ainda então decidi enviar mesmo assim e foi aceito);
    - Formulário 1C;
    - Vale postal 175 euros.

    Já estou com o numero do SITPRO e aguardando conclusão.
  • CahCah Member
    @Josue Eu li o que vc mandou. Mas aí fiquei na dúvida no assento. Se colocava o número no formulário 1Ce não anexa a cópia ou anexava tb. Continuo na dúvida. Se envio o original e tenho algum problema com o envio dos documentos, terei que pedir o assento de novo e começar do zero.
  • @Cah eu coloquei o número do assento no formulário e 1C e enviei o email que recebi de Tondela. Não coloquei o documento original de meu pai. Sugiro q ligue pra lá logo cedo e tire essa dúvida. Antes de enviar o meu, liguei e fui muito bem atendido.
  • Cah,

    estou entendendo que o assento que vc tem é uma cópia certificada do batismo do português, é o que precisa enviar. O casamento está averbado nesse assento?
  • CahCah Member
    editado July 2017
    @Guilherme

    Exato, é o que tenho. Queria enviar a cópia dessa cópia certificada porque se por acaso acontece algo com o envelope dos documentos, terei mto trabalho pra conseguir de novo né?

    A cópia que tenho não está averbado, pois foi averbado depois...
  • CahCah Member
    @Josue

    Boa ideia. Vou tentar ligar. Obrigada!
  • Cah,

    reiterando:

    Precisa mandar esse assento que recebeu do Arquivo Distrital.

    Também precisa encontrar a certidão de casamento.
  • @Josue ainda não enviei. Estou considerando enviar pra lá tb, mas antes queria saber se exigem a transcrição.
  • Cah,

    Como o Guilherme bem falou, você terá que enviar esse assento "original" que tens.
  • CahCah Member

    Mas Guilherme, está averbado. É que foi maior rolo essa averbação, soube só dps q tinha sido concluída por um advogado. Aí não tenho a certidão. Preciso mesmo da certidão de casamento? :(

    Aí gente, tá, vou mandar o "original" e rezar kkkkkkkk
  • @Cah, Nos nascimentos anterior a 1911 ,as Conservatórias exigem que seja enviado o assento de nascimento original certificado( marca d`gua). Qualquer dúvida, melhor perguntar aqui para evitar enviar e-mails para as Conservatórias.
  • CahCah Member
    @Vlad pelo que li aqui mesmo, Ovar aceita cópia simples... Se entendi certo.
  • CahCah Member
    É uma conservatória nova, achei que valia um e-mail. Até mesmo pq tinha esperanças deles aceitarem os documentos por PDF para primeira análise.
  • Algum retorno acerca dos processos enviados a esta Conservatória? Alguém sabe me informar se eles aceitam a CNH ao invés do RG? Pois eu vou dar entrada presencialmente na do meu pai, mas meu pai perdeu o RG, não teria como eu fazer a autenticação, eu possuo apenas a cópia simples do RG.

    Acham válido eu levar uma cópia simples apostilada? Se eles aceitassem a CNH, me ajudaria muito.
  • @Rodrigo, não temos essa informação.
Esta discussão está fechada.