Onde procurar Certidão de Nascimento em Poiares - 1911

Boa noite,
estou procurando a certidão de nascimento do avô do meu marido:
JOAQUIM DE SOUZA
08-02-1911
POIARES - PORTUGAL
filho de FELISBINO DE SOUZA e ANA REBELO

Estamos com a certidão de Inteiro teor do casamento dos avós e foi onde conseguimos estas informações. Outra informação que temos é que Joaquim de Souza deve ter vindo para o Brasil entre 1915 - 1920 - com aproximadamente 7 anos.
Tenho dúvidas:
* ao procurar pela freguesia de Poiares, descobrimos que existem pelo menos 4 freguesias com este nome - meu marido informou que seu vô veio da região de Trás os Montes
* qual a diferença entre assento e certidão de nascimento?

Já pesquisei e acredito que ele é da freguesia de Poiares - Concelho de Freixo de Espada à Cinta - Distrito de Bragança.

No arquivo digital eu não encontrei justamente as paginas próximas à data de nascimento POIARES –FREIXO DE ESPADA A CINTA-BRAGANÇA
http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1301917

Alguém pode me ajudar? Devo encaminhar estas informações para onde em Portugal?

Agradeço,
Soraya
«13

Comentários

  • Após algumas pesquisas indicadas aqui no Fórum, eu consegui encontrar o passaporte de JOAQUIM DE SOUSA
    mas não está digitalizado:

    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1092963

    Agora devo enviar e-mail para Conservatória de Peso da Régua / Bragança solicitando pesquisa para certidão de nascimento?
  • Olá Soraya Galvão

    Passaporte de Felisbino de Sousa http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/details?id=996725

    Os registros de batismo não estão online, solicite ao AD de Vila Real por email

    mail@advrl.dgarq.gov.pt
  • @Soraya Galvão

    O e-mail solicitando o registro deve ser enviado ao Arquivo Distrital de Vila Real:
    http://www.advrl.org.pt/contactos.html
  • Assento de batismo do Joaquim, nº 14:

    http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PPRG08-001-054H&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PPRG08-001-054H/PT-ADVRL-PRQ-PPRG08-001-054H_m0043.jpg#

    Repare que tem uma anotação à margem: "Transcrito no livro de transcrições do ano de 1931, sob o nº 3"

    Entendo que deve solicitar à Conservatória de Peso da Régua.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado March 2017
    @Soraya Galvão.

    Registro do passaporte: http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1089503 - tif 448 - número 1780 - diz que ele veio sem os pais acompanhado de outra pessoa.

  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado March 2017
    @Guilherme Moreira

    Às vezes me esqueço que o tombo tem essa falha, nem todos os livros digitalizados de VR estão listados no site. Enviei uma mensagem para o administrador do site e ele disse que isso não acontecia.
  • Mariza,

    mas está no e.tombo.pt

    https://tombo.pt/f/prg08
  • Mariza,

    Vila Real tem um outro site:

    http://www.advrl.org.pt/documentacao/index_treev2.html

    Abrindo os Paroquiais, chegamos aqui:

    http://www.advrl.org.pt/documentacao/registov2.php?code=1288646

    Mas sempre acesso pelo e.tombo.pt
  • @Guilherme Moreira,

    Entro nesse site do ADVR quando o livro listado no tombo não está online como nesse link que te enviei. Hoje eu me esqueci de conferir isso. Acreditei que não estava disponível.
  • Obrigada, pessoal. Kleber, Mariza e Guilherme. Estou tão feliz!!!
    Agora seria só enviar o e-mail para Conservatória de Peso da Régua
    mail@advrl.dgarq.gov.pt
    ou ao Arquivo Distrital de Vila Real:
    http://www.advrl.org.pt/contactos.html ????
  • @Soraya Galvão

    Envie o pedido do registro à Conservatória de Peso da Régua informando os dados do Joaquim e citando que na margem do assento tem a seguinte informação: "Transcrito no livro de transcrições do ano de 1931, sob o nº 3" .

    registos.pregua@irn.mj.pt
  • Obrigada, @Mariza Guerra mais uma vez. Eles devem responder o e-mail falando do valor a ser enviado via Correio Postal (20 euros), correto?

    Eles devem mandar o documento e assim que chegar como faço para começar o processo de cidadania?
    Já tenho a certidão inteiro teor: casamento do avô Joaquim de Souza, certidão de nascimento e casamento do pai Joaquim de Souza Filho e certidão de nascimento do meu marido JOAQUIM DE SOUZA NETO. Me indique qual discussão eu posso encontrar o passo a passo para entrar com o processo de cidadania.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado March 2017
    @Soraya Galvão

    para a primeira questão: sim, correto, 20 euros + despesas de envio.

    Primeiramente veja as exigências de cada Conservatória:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest


    Documentos necessários para aquisião - de avós para netos: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5430/documentos-para-aquisicao-de-neto-em-tondela/p1 - veja a lista que a Marcia postou.

    Se o filho do português estiver vivo o processo será por atribuição e lista é outra.

  • @Mariza Guerra, obrigada pelas informações.
    Já visitei os links que você me passou e estou aguardando o retorno da Conservatória.
    Eu enviei mensagem com as informações de Joaquim de Souza para o endereço de e-mail que você me passou ontem a noite mesmo. (Dúvida: eu escrevi com z o Souza e no registro está com s - isto pode gerar divergência na Conservatória? mas eu enviei o link com a foto do livro de registro) Eles ainda não responderam.

    Vi na internet estes dados abaixo e o e-mail é diferente (devo mandar também para este?):
    Conservatória do Registo Civil Peso da Régua
    Pç. Gen Humberto Delgado Pal Justiça – Peso Régua
    5050-242 Peso da Régua
    Telefone: 254312262
    Peso da Régua – Vila Real – Portugal
    crc.peso-regua@dgrn.mj.pt

    O pai do meu marido (filho do Português) já faleceu.
  • @Soraya Galvão,

    A troca de letras que mantém a sonoridade do nome não afeta o processo.

    O email que te enviei é mais recente. Aguarde pelo menos uns dez dias para o retorno. Porém, costumam responder rápido.
    O processo do seu marido será aquisição de nacionalidade.

  • @Mariza Guerra, bom dia. Estou apreensiva, pois ainda não responderam ao e-mail.
    Você me indica ligar lá na Conservatória ou enviar para o o outro e-mail?
  • @Soraya Galvão


    Envie o pedido do registro novamente à Conservatória de Peso da Régua informando os dados do Joaquim e citando que na margem do assento tem a seguinte informação: "Transcrito no livro de transcrições do ano de 1931, sob o nº 3" .

    registos.pregua@irn.mj.pt

  • @Mariza Guerra, bom dia.

    Recebemos o e-mail de retorno da Conservatória. Trasncrevendo:
    " Exmo. Senhor
    Relativamente à sua solicitação, tenho a informar que o assento de nascimento do seu avô está registado nesta Conservatória. Mais informo que poderá dirigir-se ao consulado português mais próximo e pedir-lhes que nos solicitem o assento de nascimento de Joaquim de Sousa, transcrito sob o nº 3 do ano de 1931 desta Conservatória e aí eles certificam a cópia que lhes enviarmos.
    Com os melhores cumprimentos
    O Oficial
    Armando Queirós "

    Dúvidas:
    Devemos procurar então o Consulado?
    Este assento não pode ser enviado direto da Conservatória?
    Se nós formos ao Consulado, teremos que entrar com os papeis da cidadania por lá?
    No Consulado é mais demorado que direto nas Conservatórias o processo de aquisição de nacionalidade?
  • @Soraya Galvão

    O número, data e a freguesia informados são suficientes para o preenchimento dos dados referentes ao assento. Não preciso solicitar em papel pois está informatizado.

    Enviando o processo diretamente a Portugal a conclusão será mais rápida que através do Consulado.
  • @Mariza, você indica qual conservatória enviar os documentos?
    Veja a lista que irei apostilhar:
    * certidão nascimento de inteiro teor do pai do meu marido
    * certidão nascimento de inteiro teor do meu marido
    * certidão de casamento de inteiro teor do avô do meu marido
    * certidão de casamento de inteiro teor do pai do meu marido
    * certificado de conclusão de ensino superior do meu marido (com firma reconhecida)
    * Requerimento ao Ministro da Justiça de Portugal (com firma reconhecida)

    Precisa de mais alguma certidão/documento?
  • @Soraya Galvão

    Cada Conservatória possui suas particularidades, escolha a que melhor lhe convier:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest

    Veja que Ovar exige transcrição de casamento. No caso seria do avô do seu marido. Tondela dispensaria se o avô português declarou o nascimento do filho brasileiro

    Pelo que entendi o processo será do avô para neto:


    Documentos necessários para cidadania por aquisição:

    - Certidão de nascimento do português – se estiver informatizada basta uma cópia ou número do assento. Tondela exige o registro certificado para os nascidos antes de 1911.
    - Certidão de nascimento do filho ou filha do português de inteiro teor,apostilada- se o pai declarou o nascimento do seu marido não precisa enviar a certidão de casamento.
    - Certidão de nascimento do requerente, de inteiro teor, apostilada -
    - Cópia do histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa, autenticada em cartório - diploma de curso superior pode não cumprir a exigência de prova de dois anos de língua portuguesa, envie o histórico mesmo.
    - Certidão de antecedentes criminais da policia federal, emitida há menos de 90 dias, apostilada
    - Cópia do RG ou passaporte (com filiação) do requerente apostilado. - é preciso que esteja dentro do prazo de validade. Tondela aceita CNH.
    - Requerimento preenchido 6.4, com assinatura reconhecida presencialmente por AUTENTICIDADE em cartório
    - Vale postal no valor de €250

    O Vale será emitido em nome da IRN, IP com endereço da Conservatória escolhida.

    O Sedex com os documentos e uma xerox do comprovante do vale postal deverão ser endereçados à Conservatória escolhida.



  • Obrigada, @Mariza Guerra.

    Vou verificar todos os documentos.
    1* Enviar para Apostilhamento as certidões e antecedentes criminais. (enviarei por correio para São Paulo)
    OBS: não preciso mandar a certidão de casamento do avô português?
    2* Conseguir autenticar o histórico escolar (pode ser curso superior de Administração?) e RG ou carteira de motorista.
    3* Reconhecer firma do Requerimento ao Ministro.
    4* Fazer o Vale Postal
    Juntando tudo, envio para conservatória - escolhi Tondela.
  • @Soraya Galvão

    Tondela:

    Não precisa da certidão de casamento do português casado com brasileira e declarante do nascimento do filho brasileiro.
    Apostilar o documento de identidade válido.
    O histórico escolar precisa ter dois anos de ensino da língua portuguesa - geralmente só os de ensino médio possuem.
    O requerimento precisa ser assinado no cartório para que a firma tenha reconhecimento por AUTENTICIDADE - confira a etiqueta.
    Veja o tópico com instruções para o envio do vale.
  • @Mariza Guerra, você saberia me dizer se a Conservatória de Peso da Régua faz o processo de aquisição de cidadania?
    É que o assento de nascimento e correção de assento (digitalizado) do avô português do meu marido é de lá. Achei que entrando com os papeis por lá, poderia ser mais rápido o processo.
  • @Soraya Galvão

    A Conservatória de Peso da Régua não possui balcão de nacionalidade.
  • @Mariza Guerra, @Guilherme Moreira, boa noite.
    Estamos com a documentação pronta e o dinheiro para fazer o vale postal.
    tenho algumas dúvidas:
    * onde preencho o e-mail do meu marido para a Conservatória contactar caso precise
    * devo enviar o e-mail recebido da Conservatória Peso da Régua impresso que indica onde está o registro de assento do avô português
    * estou vendo em outras discussões que este ano ainda não teve nenhum processo concluído, ainda assim devemos mandar
    * como faço para acompanhar todo o processo e quais são as etapas mais demoradas

    Desde já agradeço.
  • @Soraya Galvão

    Alguns trâmites sofreram mudanças desde a última vez que conversamos.

    A Conservatória de Tondela está exigindo transcrição de casamento. No seu caso vc deverá enviar para Vila Nova de Gaia.
    O decreto-lei que regulamentará a a aquisição dos netos está em vias de ser publicado, poderá conter novas exigências. O envio de um processo de aquisição nesse momento precisará contar com a sorte para que seja analisado de acordo com a lei atual.

    Caso decida pelo envio:

    O e-mail irá no remetente do Sedex, mas por garantia envie em um papel anexo aos documentos.

    No formulário há espaço para indicar os dados do assento - junte também uma cópia do e-mail.

    Não há como acompanhar as fases. Os processos de aquisição em Gaia estão demorando mais de seis meses.
  • @Mariza Guerra,

    tenho conhecidos em Portugal. Você sabe me dizer se ele pode entrar com a documentação diretamente na Conservatória? Ou tem que ser o requerente?
    Você aconselha entrar ou esperar? Estamos com dúvidas.... Se está demorando tanto não seria mais seguro fazer pelo Consulado?
  • @Soraya

    De posse de uma procuração (modelo no site do IRN) outra pessoa poderá dará entrada em um processo na Conservatória.

    As decisão de esperar ou não precisa ser pessoal.

    Não recomendamos o Consulado. Os documentos por lá recebidos demoram a ser enviados para Lisboa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.