Tirar Cartão de Cidadão e Passaporte em Lisboa

Estou escrevendo este post para ajudar, pois quando precisei não achei tais informações no fórum.

Vim para Portugal 2 dias depois de ligar na LR e receber meu número de registros. Logo não tinha recebido a carta com o número do assento.

Já no aeroporto do Rio de Janeiro a TAP não me deixou embarcar sem a passagem de volta. Mesmo explicando que já tinha cidadania. Comprei a passagem de volta na mesma hora para embarcar.
Na imigração tive que passar como turista, tendo que apresentar a passagem de volta e reserva do hotel.

Fui direto ao IRN do Campus da Justiça - Lisboa, fiquei numa fila de 3:30 para ser atendida. A Atendente foi super grossa e disse que eu não poderia tirar o CC pois não tinha nenhum documento português. Depois de muito custo ela consultou no sistema o meu nome e data de nascimento, imprimiu minha certidão de nascimento portuguesa e então deu continuidade ao processo.
Paguei 35 euros para o CC de extrema urgência. (existem opções mais baratas com prazo de entrega mais longo) Se sua solicitação for feita até as 11h da manhã pode buscar no mesmo dia as 17:30. No meu caso tive que voltar no dia seguinte as 17:30.
Não é necessário comprovar urgência no pedido e o CC entregue em 1 dia só pode ser solicitado na IRN. Não é possível fazer no aeroporto.

Para o Passaporte pode-se solicitar em uma IRN ou no aeroporto para pegar no mesmo dia, mas em ambos os caso tem que buscar no aeroporto internacional de lisboa, na Loja do Passaporte. Tem que chegar cedo, eles abrem as 9h, mas tem número limitado de senha. E também só entregam no mesmo dia se sua solicitação for feita antes das 11h e fica pronto as 16:30h do mesmo dia. Custa 100 euros. (existem opções mais baratas com prazo de entrega mais longo)
O passaporte só pode ser solicitado com o CC.

Você pode SIM viajar toda a europa com somente o CC, mas NÃO pode sair ou entrar da União Européia sem um passaporte Válido. (informação validada com a IRN)
«13456714

Comentários

  • Informação muito importante!!! Muito Obrigado!!! Pretendo tirar minha cidadania até o fim do ano e viajar ano q vem a passeio pra PT pra conhecer e com essas infos vou aproveitar pra tirar por lá...
  • @Mariah, você não precisou comprovar a moradia para tirar o cartão cidadão? E parabéns pela iniciativa de compartilhar conosco essas informações de extrema importância.

  • Levei uma carta da Caixa Econômica Federal, dessas que vem o extrato do FGTS.
    A atendente usou para copiar o endereço, mas não me pareceu ser algo mandatório.
    Indico levar por via das dúvidas né, uma carta não vai pesar na bagagem!
    O passaporte Brasileiro é INDISPENSÁVEL!!!
  • Pelos custos e a dor de cabeça para quem não tiver pressa acho mais fácil tirar pelo consulado por aqui.
  • @Mariah

    Ficou ótimo o seu relato. Você teria sofrido menos se tivesse saído do Brasil já com o seu Assento de Nascimento.

    Complementando o seu relato, agora os brasileiros já podem usar a entrada Citzens utilizando o passaporte brasileiro.

    Um conselho para quem deixar para tirar o Cartão do Cidadão em Portugal, é já agendar online para uma conservatória próxima, antes de sair do Brasil.
  • Theresa,
    com certeza teria sido menos sofrido, mas ganhei muito em questão de tempo, já que realmente precisava dos docs pra ontem!
    Fora que passar uns dias em Lisboa não é nenhum sacrifício! =D

    Só ajustando uma informação,a mídia brasileira distorceu a noticia sobre a entrada Citizens. O uso do mecanismo RAPID4ALL só é liberado para brasileiros e mais algumas outras nacionalidades na SAÍDA de Portugal. A entrada continua o mesmo suplício. Desta vez foi 1 hora de fila =/

    http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/noticias/Noticias_Detalhe.aspx?id_linha=7034

    Realmente existe esta opção de agendamento, mas quando tentei agendar, só tinha horário para meados de agosto. E a entrega do doc só é feita em IRN Central. Nas Conservatórias o CC Urgente é entregue em 3 dias. (Eles não possuem a modalidade Extremo Urgente, com entrega no mesmo dia.

    https://www.cartaodecidadao.pt/index.php_option=com_content&task=view&id=52&Itemid=35&lang=pt.html
  • @Mariah Pires

    Em primeiro lugar felicitações pela conclusão do seu processo, do da sua irmão e o da sua mãe, com a emissão dos assentos de nascimento. Uma conquista que deve ser muito comemorada.

    Seus relatos são muito esclarecedores e saídos do forno agora. Nada como o depoimento de alguém que acabou de passar pelas experiências que você passou, desde o aeroporto do Rio.
  • @Mariah Pires, sua experiência na imigração em Lisboa e o seu post elucidaram de uma vez por todas uma questão (e até contradiz o que vinha sendo informado por alguns membros aqui no Fórum): brasileiros que chegam a Portugal continuam a passar SIM pela imigração convencional, com toda aquela espera de sempre; o RAPID4ALL só é válido para brasileiros nas partidas internacionais de Lisboa e desde que tenham entrado na UE por Portugal.
    Seu relato vai ajudar muitos aqui, como eu, que estava pensando em deixar para fazer de urgência o Cartão de Cidadão e o Passaporte em Portugal. Melhor fazer tudo na embaixada de Brasília mesmo, apesar de mais caro, e evitar todo aquele atraso na imigração depois de um longo e cansativo vôo.

    Sucesso e boa sorte!
  • Puxa, @Mariah, que ótima informação!

    Há amigos que irão a Portugal em setembro e vão tirar o Cartão do Cidadão por lá. Melhor então já ir agendando.

    Outra coisa, tenho conhecidos que foram no início desse ano a Portugal só com passaporte brasileiro mas portando o Assento de Nascimento. Foram atendidos rapidamente, sem problemas. Ou seja, a apresentação do assento, faz a diferença.

    Quanto à notícia vinculada na mídia, é uma pena que não seja verdade.
  • Theresa,
    Eu ainda nem recebi a minha certidão! Fui pra portugal assim que a LR me informou que havia sido concluído. Peguei o número com a atendente e fui na cara e na coragem. Possívelmente, quem já tem a certidão, possa ter alguma facilidade.
    Mas também não achei nada impossível! Nada que paciência e conversa não se resolva!

    Aliais queria adicionar mais uma informação sobre o RAPID4ALL! Quando fui sair de portugal, quis dar "baixa" no meu passaporte brasileiro, pois não queria que o mesmo ficasse com uma entrada e nenhuma saída. Então fui testar o sistema de leitura do passaporte, e não funcionou. O que a atendente do aeroporto me explicou é que só é aceito nesse sistema os passaportes novos, que começaram a ser emitidos esse ano. O que tem as estrelas e não mais o brasão do Brasil, com validade de 10 anos.

    Felizmente, como já estava com os docs portugueses, fui na fila de EU e apresentei meu passaporte brasileiro com o CC.
    Eu realmente queria dar baixa no passaporte porque nunca se sabe o dia de amanhã. Não quero deixar meu passaporte brasileiro sujo aqui na europa né!
  • Quando eu for tirar meu CC na IRN eu so preciso levar meu assento? Pois se me pedirem outro doc. Terei q mostrar meu passaporte brasileiro com nome de casada e no assento esta com nome de solteira, alguem me informe por favor, estarei indo mes q vem.
  • @Claudia Mendes Urnikes,

    somente a sua certidão de nascimento.
    O seu CC vai sair com o nome de solteira, se vc não fez a transcrição de seu casamento.
  • Mariah, realmente muito obrigado pelas informações!!! Eu quase comprei a passagem só de ida, agora já me programei melhor. Consegui agendar para tirar o CC na Conservatória dos Registos Centrais, era a opção mais "central" que tinha no site, alguém saberia me dizer se que consigo tirar esse em 1 um dia? Será também que já posso agendar o passaporte para uns dois dias seguintes???

    Obrigado pela ajuda!!!
  • ola Breba,
    Consegue tirar em um dia se a sua solicitação for feita antes das 11h da manhã. Qual o horário do seu agendamento? Qual o endereço voce esta agendado? - Caso a solicitação seja feita após as 11h, só ficará pronto as 17:30 do dia seguinte.
    Se nao for irn, vc vai ter que retirar o CC as 17:30 na IRN que eles indicarem.
    O passaporte não precisa agendar. É só chegar cedo no aeroporto de lisboa, na loja do passaporte. Abre as 9h da manha. Eu cheguei umas 8:50 e fui a 7 a ser atendida. não demorou nem 30 min.
    Ai funciona do mesmo jeito. Se sua solicitação for feita antes das 11h, pega no mesmo dia a partir das 16:30.
    Espero que tenha ajudado!
    Boa sorte
  • Entrei em contato com eles e eles indicaram que eu vá ao Campus de Justiça para que tire no mesmo dia, infelizmente não há a opção para agendar para este lugar, entao vou cedo mesmo, como você disse. Muito obrigado :)
  • Sabe dizer se no aeroporto de Porto tem esse serviço do passaporte e Cc? Grato
  • @MMota, no Aeroporto Internacional de Lisboa - Humberto Delgado.
    Lembrando que vc só consegue fazer o passaporte lá. E já tem que ter o CC em mãos.
  • Grato!!! E parabéns pelo compartilhamento e sucesso !
  • No aeroporto do Porto também tem o posto para emissão do passaporte. Fica no piso da saída, desembarque
  • Kleber, bom dia !!! Grato pela informação. Seria o mesmo esquema? Antes das 11 e com o cartão cidadão ?

    Ainda não tenho o cartão cidadão, deixei para fazer tudo lá .
  • Lá no Porto , só o passaporte mesmo e sem a opção do mesmo dia, fazendo até as 11 hs pega no dia seguinte
  • @Mariah
    Uma dúvida... Você fez o seu pedido de certidão no Brasil????
    Aonde ligou para saber se seu processo foi concluído e conseguir o número do assento????
  • Luiz AGLuiz AG Member
    editado September 2016
    @Gistorer:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/linha-registos/index/
    Ligue lá e pergunte sobre seu processo de cidadania.
    Na hora de ligar não esqueça de somar a hora + 4 por causa do fuso.
  • editado September 2016
    Pessoal, bom dia/boa tarde

    Então caso tendo, a certidão de nascimento portuguesa, será um pouco mais fácil a entrada em PT. Estou no processo da minha dupla cidadania e estou querendo ir em fevereiro para PT. Estava pensando em comprar só a passagem de ida..... tenho lugar onde morar e até para trabalhar, mas tinha a dúvida de só com a certidão q comprove q sou PT, não teria mto problema para entar.
  • Pra viajar somente com a passagem de ida , vc precisa do cartão cidadão + o passaporte brasileiro ou o cc e o passaporte europeu válidos, não basta apenas a certidão com assento português.

  • Já tenho o número do meu assento .
    Agendei no consulado para tirar o cartão cidadão.
    Quais são os documentos que tenho que levar ao consulado ??
  • @KATIAMARTINS,

    sua certidão de nascimento portuguesa (se tiver em mãos - caso contrário, o número do assento), e o seu RG para entrar no prédio do consulado. Apenas isso.

    Lembrando que o consulado de SP solicita que se leve a certidão portuguesa.
  • @marcia obrigada !
  • alguém sabe quanto tempo fica pronto o CC sem urgência? estive no campus da justiça na segunda e fiz o meu pedido de cc apenas apresentando passaporte e assento de nascimento ( aconselho levarem comprovante de morada) como eu nao havia levado nenhum comprovante acabaram colocando o código postal errado, então não vou receber a carta para retirar o documento. liguei na linha de registros quando vi o código postal errado e me disseram que eu fosse daqui uns 8 dias no campus da justiça retirar o cc e lá poderia pedir a retificação do endereço, pois liguei hoje novamente na linha de registros pra saber se já estava pronto e me disseram que o cartão leva 30 dias pra ficar pronto e que não posso retificar nenhuma informação.
    to tendo bastante dificuldade com as informações dos órgãos públicos, cada atendente fala uma coisa diferente, não entendo a dificuldade deles em passar uma informação correta, e fora a falta de educação...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.