Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

133343638391452

Comentários

  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Laís se sua avó está sendo ATRIBUÍDA, porque a nova lei te afetaria? A nova lei só afeta quem vai fazer nacionalidade por NATURALIZAÇÃO. Quem vai fazer a sequência de atribuição não muda nada. Entendo que você faria sua avó, sua mãe e, por fim, você, estou correto?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Bom dia fórum! Hoje faz 39 dias que os documentos de minha mãe chegaram ao ACP. Já confirmaram recebimento duas vezes mas não tenho nem número de processo... Vamos ver se alguma notícia nova surge até o fim da semana. Pelos relato mais recentes o ACP neste momento está agora demorando ATÉ 2 meses para conclusão de processos de atribuição. Relembrando que a primeira atribuição que fiz, de minha avó, saiu em 32/34 dias.
  • Ontem mandei e-mail perguntando e hoje a Ana Santos me respondeu, meu pai já é portuga!!! o/

    Me perdi um pouco nas datas, mas mandei os documentos lá pelo dia 25/08, só que mandei a certidão errada... Do dia que chegou lá até me pedirem a corrigida eles levaram mais de um mês (me pediram 08/10), acho que se estivesse certa seria qdo sairia pelo tempo normal. Enviei já no dia seguinte a certidão certa, chegou lá terça passada, provavelmente já saiu o assento semana passada mesmo. Deu uns 2 meses todo o processo, contando com o percalço no caminho, achei ótimo!
  • @Davi, o processo da minha avó está hoje com 34 dias. No trigésimo dia eu recebi o retorno de um e-mail com o número 36956 de 2015 e a informação de que está em análise. O seu processo já deve ter número também. Pode ser até que tenha saído o assento. Eu ligaria na Linha Registos ou reiteraria o e-mail hoje. Não faz sentido o meu sair antes do seu.

    @Michele, parabéns! Agora a sua vez tá chegando né!
  • David, eu vou fazer por naturalização, acho que da pra entender pela minha postagem. ;)
  • Bom dia pessoal! Os e-mails que a Sra. Ana está respondendo são os que foram destinados ao Sr. Mário ou existe algum outro e-mail do ACP que não seja o do Sr. Mário?

  • Luan,tem esse que é do próprio arquivo - arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt

    E esse outro que é da Ana - ana.cn.santos@irn.mj.pt
  • Luan, eu enviei a pergunta e recebi a resposta da Sra. Ana Santos através do e-mail geral do ACP, não do e-mail dela.
    Usei o arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt
    Mas quem tem entrado em contato comigo tem sido ela, provavelmente pq ela devia ser a responsável por analisar o processo do meu pai.

    Roberto, obrigada! Eu agora só peço o meu em dezembro, pq minha irmã mora fora do Brasil e vou esperar pra mandar nossos pedidos juntos, precisamos ver a documentação dela ainda. Mas estou super feliz com os prazos!
  • Michele,

    parabéns pro seu pai. Eu se fosse você pediria logo o da sua mãe, porque demora mais e só é feito por Lisboa.
  • Muito obrigado @Maria e @Michele. A documentação da minha mãe chegou no ACP faz 7 dias. Ainda vou aguardar algumas semanas antes de mandar o e-mail. :D
  • Maria Nélida,

    geralmente chega um dia útil depois de ser encaminhado para Loures, após sair da alfândega.
    Deve chegar hoje. Boa sorte!!!
  • David,

    a atribuição do meu pai saiu em junho com 20 dias.
    De lá para cá, vem aumentando os prazos. Acho que tem levado em torno de 2 meses mesmo. Boa sorte!
  • Só para comentar, eu enviei via EMS na sexta e acabou de chegar na ACP. Impressionante!
    Caso dê algum problema, quanto tempo depois da chegada dos documentos, mais ou menos, eles avisam?
  • Oi Marcela.Eu mandei na quarta-feira,dia 21 e chegou hoje,também.

    terça-feira, 27 Outubro 2015
    11:40 Entrega conseguida - C. O. PERAFITA ISABEL FERREIRA
  • Marcia,chegou hoje....agora é so aguardar
  • Obrigada Marcia!
    Realmente, vou adiantando a cidadania da minha mãe enquanto não faço a minha e da minha irmã. Essa semana já mando os papéis pra transcrever o casamento dos meus pais, o que disseram aqui que é rápido, pra depois pedir a cidadania da minha mãe, que já estou preparada pra demorar mais.
    Baby steps, devagar e sempre, daqui a pouco seremos uma família de portugas!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Acabo de falar com a Linha Registos e o processo de minha mãe e de minha tia tem número. O número foi dado dia 19/10... 31 dias depois de recebidos no ACP. Como ultimamente eles tem concluído os processos logo depois de gerar número, acho que antes do fim do mês já estará tudo terminado. Assim espero, afinal desde Julho fazer todas atribuições para que chegue agora a minha vez (não sem antes transcrever, mas transcrever é moleza)... Vamos em frente!
  • Documentação de vocês já chegou la? Pelo jeito o prazo dos correios é furado. O meu ainda nem foi encaminhado, só consta como "Postado", vou aguardar o prazo dado por eles e tendo como base o da amiga que falou que levou cerca de 15 dias para chegar.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Vinicius postar como prioritário é uma furada, além de inseguro.
    Eu prefiro o sedex porque só de $$$ que gastei em documentos e legalizações, se eles perderem....
  • Eu mandei os documentos por Sedex mundi e foi bem rápido, uns 4 dias, pra chegar. Depois mandei por EMS outro documento que me pediram, não sei pq, me atrapalhei na hora achando que era o mais rápido...
    Esse demorou quase duas semanas pra chegar! Só aqui dentro do Brasil foram uns 10 dias, acho que pra ir nas costas de uma tartaruga de Porto Alegre a São Paulo. Não sei se é sempre assim ou dei azar.
    Pela minha experiência tambem acho que Sedex mundi é o mais confiável...
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Sedex Mundi, tem certeza? Acho que foi apenas Sedex, o Sedex Mundi está fora de serviço há tempos.
  • O Sedex-Mundi não está fora de serviço. A dificuldade é conseguir uma agência que faça.

    Tem até anúncio na TV.

    O problema tb é que aumentou novamente e foi para algo em torno de 170 reais.
  • @David e @Michele

    No site dos correios mostra somente o Sedex Mundi, na hora do envio a atendente me mostrou as 4 opções na tela e os prazos, e batiam exatamente como informa no site. Mas é o que eu falei, pelo jeito os prazos são furados pq a Maria e a Marcela enviaram por EMS e a documentação já está la, sendo que o prazo para EMS é de 8 - 11 dias uteis, para a sorte delas chegaram com o prazo de Sedex que é de 4 dias. Quando for enviar a minha mandarei por Sedex mesmo, já que não da pra contar com o prazo dos correios.
  • Vinicius,o funcionário dos correios me informou que o prazo para EMS eram 5 dias úteis,portanto chegaria amanha(dia 28).Adiantou somente 1 dia.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Guilherme, já tentei várias vezes Sedex Mundi e nunca encontro disponível, então mentalmente já eliminei o serviço. É como o Vale Postal, funciona de acordo com a Lua... Nossos correios são uma vergonha, e uma vergonha bem cara.
  • Pois é, eu enviei o Sedex mundi através de uma agência própria dos correios (são poucas aqui em POA), na outra vez fui em uma franqueada, talvez por isso me ofereceram o EMS direto.
    E acho mesmo que dei azar de ter tanta demora na entrega por esse meio, não quer dizer que EMS demore sempre tanto.
  • Marcela BrasMarcela Bras Member
    editado October 2015
    O prazo que me deram foi de 7 a 11 dias algo assim.
    Acho que do Rio para São Paulo é tranquilo, chegou no mesmo dia que enviei ou na manhã seguinte.
    Eu fiz no mesmo lugar do Vinicius, a atendente até comentou que enviaram no dia anterior por prioritário, mas fiquei na dúvida entre o mundi e o EMS, como a maioria enviou via EMS optei por esse.
  • Bom dia,
    Os Correios brasileiros estavam em greve até há uma semana atrás. Depois que a correspondência chegou na área de remessa internacional em SP (ficou parada quase duas semanas por causa da greve) e foi direcionada para Portugal, demorou somente 3 dias úteis para chegar à Conservatória de Lisboa. Quando chega lá, ainda demora um ou dois dias para chegar à pessoa que analisa os processos.
  • Oi gente, aproveitando o assunto dos correios, eu postei via sedex mundi, e no site dos correios no Brasil diz que ja foi entregue ao destinatário em Portugal, porém no site CTT/ Portugal diz objeto não identificado, sabem dizer se é o mesmo numero que devo usar para localizar ? Fiquei preocupada. Obrigada :)
  • Thatianna
    É o mesmo numero, sim. Eu rastreei uma carta registrada para a Conservatória de Lisboa, e o CTT em Portugal coloca o dia e a hora em que foi feita a entrega. Às vezes citam até o nome da pessoa que recebeu.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.