Dúvida sobre Transcrição

Boa tarde,

Tenho uma dúvida sobre a Transcrição q não consegui tirar nem no consulado.
Fiz minha nacionalidade e transcrição de casamento em 2015, posterior fiz a dos meus filhos e esperei meu sogro fazer a dele para minha esposa puxar a nacionalidade por ele.
Quando saiu a dela veio sem a averbação de casamento no assento, hj pedi um certidão pelo civilonline e continuou sem averbação ( mesmo eu anotando no campo obs o assento de casamento).
Como vou pedir o CC e o passaporte para ela fcou a dúvida sobre a certidão de nascimento se averbação com a mudança do nome dela.
Pois no pedido de CC e passaporte pede q esteja autalizado o nome. Será q terei de fazer outra transcrição?

Comentários

  • @Anderson se ja foi feita a transcrição de casamento era para constar a averbação do casamento no registro português da sua esposa.Envie um e-mail para rcentrais.retificacao@irn.mj.pt , anexe a copia da transcrição de casamento e peça para ser averbado o casamento no registro de nascimento português da sua esposa.
  • Obrigado pela ajuda @Vlad Pen,
    Já enviei o pedido de retificação, vcs tem um tempo estimado de resposta para esse tipo de pedido?
    E já fiz o cadastro no outro site, pois depois da minha familia toda (7 pessoas) agora vou ajudar meus primos e uma tia a tirar a nacionalidade
  • @Anderson não sei o tempo que leva para a conservatória responder.
  • @Vladpen, ate hj (14/03/20) sem resposta dos e-mails q fiz a rcentrais e tb do consulado em SP.

    Mesmo sem resposta agendei um pedido de CC e Passaporte no consulado em SP em NOV/19 com data para ir ao consulado levar os documentos em FEV/20 (SEM URGENCIA), apos 25 dias liberaram para segunda visita, ja agendei para mês de JUN/20.

    Hj pesquisei uma certidao (OUT/19) da minha esposa no CIVILONLINE e já consta o nome de casada na introdução (1* pág) e o número de indetificação (CC), mas a certidao ainda não consta a averbação do casamento.

    Provalvemente terei q resolver isso por lá.

    Obrigado pela ajuda.
  • @Anderson Igreja, se na página de acesso o nome foi alterado para o de casado já deve ter sido feita a averbação. Entendi que antes estava o nome de solteira dela.
    "mas a certidao ainda não consta a averbação do casamento", como sempre informamos no fórum a certidão representa a situação no momento em que foi emitida, a certidão NÃO ATUALIZA, só solicitando uma nova certidão para ser emitida uma nova que, essa sim, deverá ter o casamento averbado (situação do registo atual).
  • Sim estou ciente disso, mas olhei e só relatei aqui para devidas dúvidas. Esperarei a emissão do CC e Passaporte para solicitar outra certidão.

    Obrigado pela resposta
  • pessoal finalmente saiu a atribuição de minha avó. Agora preciso fazer a transcrição de casamento dela porem tenho um aduvida.
    MInha avó casou pela segunda vez ( atual) mas minha mae é proveniente do primeiro casamento, devo transcrever apenas o primeiro casamento dela, o atual ou ambos? Ao casar pela segunda vez ela incluiu o nome Silva do atual casamento, caso eu tenha que transcrever apenas o primeiro casamento isso pode dar algum problema?
    Obrigado
  • @edujust,
    Voce só precisa transcrever o casamento até o evento que quer atribuir, no caso o primeiro casamento.
    Importa a situação (e nome) de sua avó no momento do nascimento de sua mãe.

    Ter se casado novamente e mudado de nome posteriormente não afeta nada. Somente se tiver filhos vivos do segundo casamento a serem atribuídos também.
    Por enquanto sua avó "acaba de nascer" em Portugal, e está portanto solteira.
    Importa que ao transcrever o primeiro casamento, o nome no assento dela será o nome que passou a usar no primeiro casamento, e que confere com a certidão de sua mãe (que será atribuída em seguida). OK. sei que não mudou, mas tem que fazer, porque a maternidade e paternidade da sua mãe são "presumidos pelo casamento" no nascimento.
  • @gandalf muito obrigado pela ajuda
  • @edujust,
    Isso não afeta sua mãe nem você, mas... vai aí a complementação da informação pra seus tios e sobrinhos, se houverem.
    (se existirem, vão dizer: oh, você conseguiu? eu também quero, faz pra mim?) LOL

    Se a avó tiver filhos vivos do segundo casamento, e esses filhos (ou netos) dela quiserem ser atribuídos também, a avó terá que transcrever o segundo casamento também. Nesse caso ela tem que dissolver o primeiro casamento.
    Se ficou viúva, por simples averbação de óbito do esposo. Pode fazer a averbação do óbito e a transcrição do segundo casamento juntos, no mesmo processo.
    Se for por por divórcio, tem que fazer homologação judicial do divórcio em PT (através de advogados). É caro e demorado.
  • Bom dia, meu assento Portugues saiu e gostaria de dar entrada no da minha filha, todavia gostaria de saber se tenho que fazer a transcrição de casamento primeiro ou se ela pode dar entrada no processo dela de atribuição e ela preencher o requerimento da transcrição do meu casamento junto com o processo dela?

  • editado June 2020

    @LULOUREIRO

    Seu processo saiu por atribuição? (como filha ou neta)?

    Sim, terá que fazer a transcrição. Se sua filha for menor de 18 anos, pode fazer juntos por Tondela a transcrição e nacionalidade da filha. Tondela tem prioridade para menores e sai em 6 semanas tipicamente. "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/217767/#Comment_217767"

    Se sua filha for maior de 18, terá que fazer separadamente a transcrição primeiro. Nesse caso se recomenda fazer por Ponta Delgada. Quando sair a transcrição, então inicie o processo de nacionalidade da filha pela ACP.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento"

  • LULOUREIROLULOUREIRO Member
    editado June 2020

    @gandalf minha filha é maior de idade, vou dar entrada então na transcrição por Ponta Delgada.

    Obrigada pela ajuda

    Luciana

  • Olá. Estou pensando em fazer transcrição de casamento pelo consulado do RJ. No caso os cônjuges já são falecidos, será que teria algum problema em fazer o processo de neto com a transcrição do casamento sem averbar o óbito?

  • Ola, eu consegui finalizar o processo de atribuição do meu avô em março de 2019 com a ajuda desse forum, e agora vou iniciar o da minha mãe, mas pelo que eu entendi preciso fazer a transcrição dos meus avós. Minha duvida é eu realmente tenho que fazer a transcrição para dar entrada do processo da minha mãe, pois não localizo a certidão de nascimento da minha vó brasileira em nenhum lugar (ela nasceu em uma cidade bem pequena em PE). Outra duvida, caso seja necessária a transcrição: posso enviar os 2 processos juntos?

    Obrigado por nos ajudarem.

  • @mejury , quem foi o declarante na certidão de nascimento de sua mãe?

    Se foi seu avô ( agora português) e sua mãe tinha menos de 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento dele se mandar o processo de atribuição de sua mãe para o Arquivo Central do Porto - ACP.

  • Boa tarde, minha mãe é Portuguesa e ela é a declarante na minha certidão de nascimento. Ela já tem o cartão cidadão e passaporte português, porem ainda não transcreveu os casamentos (ela casou 2 x no Brasil).

    Já li que fazendo pelo Arquivo Central do Porto - ACP não é necessário a transcrição do casamento, isso ainda é possível ? Em Lisboa eu também consigo fazer em algum lugar tipo o ACP ? Outra duvida, alguém já tentou fazer pelo consulado de São Paulo, sem transcrever o casamento?


    Obrigado.

  • @niltonaam vc é filho do primeiro ou segundo casamento.? A transcrição de casamento é obrigatória em qualquer conservatória quando a mulher é a portuguesa.

  • @Vlad Pen Sou filho do segundo casamento Vlad. Quando eu nasci, minha mãe estava divorciada, ela só se casou de fato (no papel) com o meu pai depois de muitos anos morando junto.

    Achei que a lei servisse para a mãe portuguesa também. Como ela foi casada 2 vezes, queria evitar esse longo processo de casamento, depois divorcio e casamento novamente rs.

  • editado August 2020

    @niltonaam se vc é filho do segundo casamento, sua mãe tem q transcrever o primeiro casamento em Portugal , homologar o divórcio tb em Portugal através de um advogado e depois transcrever o segundo casamento.Só depois disso vc poderá pedir sua nacionalidade.

  • @niltonaam

    Nesse caso particular, como seus pais não eram casados na data de seu nascimento, não há transcrição a ser feita (pra você).

    Estou lhe mandando uma mensagem privada.

  • @Vlad Pen muito obrigado pelas respostas.

  • Olá. Onde posso procurar para confirmar se já foi feito por outro descendente, a transcrição de casamento e óbito de meus avós portugueses, casados aqui no Rio de Janeiro. Desde já, muito obrigada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.