CRC - Lisboa: Processos enviados

17475777980107

Comentários

  • @Ramiro Martínez,
    Me parece que você entregou pessoalmente.
    Qual a modalidade você usou para submeter o processo?
    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/

    1. Por inscrição do nascimento no registo civil português;
    2. Por declaração para atribuição da nacionalidade.
    Se você deu entrada pela 4CRC foi por inscrição, e ele pode sim ter sido enviado pra Lisboa.

    Veja essa discussão que terminou aqui, mas que a pessoa entregou pessoalmente no Porto, mas como não entregou na ACP, ele acabou sendo enviado para Lisboa, sob outras outras regras, em não tem nem como consultar on-line.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210474/#Comment_210474

    Começa na página 801, e vai seguindo aqui, até o Daniel perceber que tinha sido feito pessoalmente por inscrição.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210386/#Comment_210386
  • Enviei os documentos da minha mãe (que é filha de um nacionalizado português) diretamente para a região central do Porto, onde os cidadãos são processados. Na internet, acho que meu processo está nos registros centrais e, por telefone, confirmo que eles estão em Lisboa, ninguém sabia como explicar o motivo.
    Isso me deixa com muita raiva!
  • @Ramiro...
    Fui tentar descobrir o motivo que levou o processo de sua Mãe a ser encaminhado para Lisboa...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/184496/#Comment_184496

    Lendo o que você escreveu nessa postagem do link acima pergunto...:

    Qual é o local de Nascimento dos Portugueses de sua família...?

  • editado February 2020
    Bom dia!!!! Alguém sabe me informar quanto tempo dura as diligências oficiosas em lisboa?
  • @nilton Hessel
    Bem, os pais da minha avó nasceram em Portugal (não me lembro em que cidade), minha avó nasceu na Argentina...
  • editado February 2020
    @Ramiro Martínez, o motivo de ter sido redirecionado para Lisboa está no despacho que institui as normas dos balcões de nacionalidade. Os balcões só tem competência para tratar processos de atribuição (artigo 1C - pai ou mãe para filhos) no caso do progenitor ter nascido em território português, em um país da Comunidade Européia ou no Brasil. Se sua avó nasceu na Argentina somente a CRC Lisboa trata o(s) processos do(s) descendente(s) direto(s) dela.
  • Olá boa noite,
    alguém pode me dizer como funciona o processo de atribuição feita por inscrição direta na crc de lisboa ? liguei na linha de registros solicitando a senha de acesso e eles me informaram que é um processo interno e não tem como acompanhar pela internet.
  • @Jonathan Maga,
    A informação da LR está correta. Por inscrição não tem como acompanhar on-line.
    No seu caso somente ligando para a LR. Não permite consulta on-line.

    No link abaixo aparecem as duas formas: 1. por inscrição; 2. por declaração (pelo form 1C).
    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/

    https://justica.gov.pt/Servicos/Estado-do-processo-de-nacionalidade
    Quem pode consultar
    No entanto, há casos em que não é possível consultar online o estado do pedido:
    - atribuição de nacionalidade por inscrição de nascimento no registo civil português (inclui consulados)

  • @Gandalf,
    Obrigado pelo retorno, poderia me dizer como funciona esse procedimento, ele é mais rápido ? obrigado.
  • editado February 2020
    @Jonathan Maga,
    Não sei muito a respeito. Todos os da minha família foram com form-1C.
    Eu sei que quando entrega pessoalmente (ou pelo consulado) ele cai nessa categoria.
    Ele só aparece para menores no primeiro link que lhe mandei, mas nem isso fica muito claro ali.
    Parece que antigamente esse método era bastante usado.
    O único caso que tive contato foi um caso de terror, e a pessoa não conseguia nem localizar o processo dela, portanto não serve como referência nem pela quantidade, nem pelo tempo.

    Em princípio não acho que o tempo de ambos os métodos seja muito diferente. A Conservatória que está sim, faz diferença.
    No seu caso será necessariamente um pouco mais demorado, porque o processo está em Lisboa.
    Eu diria algo entre 1 e 2 anos seria considerado normal.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210474/#Comment_210474
    Siga a discussão pra trás e pra frente, se quiser ver o inicio da consulta e como ficou o caso.

    Mais um caso quentinho... Acabou de postar. Muito provavelmente por inscrição, ainda que ela não disse.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/172406/#Comment_172406
  • Boa noite, pessoal. Por favor incluir meu processo na lista.

    ATRIBUIÇÃO PELOS CORREIOS

    Larissa Tomais - Lisboa - Recebido em 01/07/2019 - Numerado em 08/2019 52xxx/2019 - 29/02/2020 – Recebido

    Agradeço a todos pela ajuda e agora é ter paciência! :)
  • @gandalf, obrigado pelas respostas..
    boa noite..
  • Boa noite!!! Será que alguém poderia me ajudar? Meu processo caiu em exigência, em novembro/2019, por causa da transcrição de casamento de meus pais, em dezembro fui no consulado e dei entrada e foi resolvido em menos de um mês, mandei um email para lisboa e tb mandei pelos correios o documento que faltava, depois tive resposta que o documento foi anexado ao processo em 26/12. Só que ainda consta a pendência no sistema até hoje, mandei um email a um mês atras, me falaram que estava em diligências oficiosas, alguém sabe me informar quanto tempo geralmente dura essas diligências? Pois tenho medo de perder todo processo, já que desde novembro tem essa pendencia.
  • @Mendonça siga o andamento do processo pela plataforma de consulta. Lisboa é bastante demorada na conclusão de processos.
  • olá por favor poderia me ajudar, recebi hoje este e-mail da crc e gostaria de saber o que seria... desde já grato.

    Com referência ao assunto em epígrafe, solicita-se a Vº Exª que compareça nesta Conservatória no dia 10 de abril de 2020, às 15h00m, a fim de efectuar os registos de

    Jonathan Taveira de Magalhães

    Alerta:

    Dado o grande volume de trabalho do setor e os constrangimentos devidos à insuficiência de recursos humanos, alerta-se para o fato de só poder ser dada uma tolerância de 30 minutos relativamente à hora agendada.

    Alerta-se também que após o período de tolerância, os registos serão reagendados para outra data segundo a disponibilidade da agenda.

    Com os melhores cumprimentos
  • @Jonathan Maga, seu processo é de filho por inscrição, não é?
    É comum deixar os documentos na conservatória para ser verificado se está tudo certo e ser agendada uma data para retorno e, nesse dia, ser feito o registo do nascimento. Não devem ter agendado na hora e você recebeu a notificação do agendamento por carta, que é a forma normal para essas notificações em Portugal.
  • Obrigado Vlad!!!!
  • @daniel Henriques, obrigado pelo retorno... isso significa que já vou sair com o meu assento ?
  • @Jonathan Maga, eu acredito que sim. Faz tempo que não vejo relatos no fórum de processos por inscrição mas lembro que há uns 2 ou 3 anos era assim que funcionava.
    Se você quiser postar seu relato depois que for lá será de grande valia pra sabermos como andam os procedimentos atualmente.
  • O site para consulta do andamento do processo diz que o meu, cuja entrada foi dada na CRC em Lisboa e teve despacho favorável em junho do ano passado, foi enviado para a CRC Predial, Comercial e Automóvel de Catanhede.
    Acho que é a primeira vez que vejo um processo sair de Lisboa e ir para o interior. :-o
  • Olá, bom dia a todos.
    Meu processo de pai para filho completou 2 anos no dia 8 de março.

    Entrei em contato com a linha registo e me informaram que estão a lavrar os que foram aprovados em 10 de julho. Também me disseram que todos os processos foram redistribuídos pelas conservatórias de Portugal para tentar agilizar a situação.

    A atendente também me alertou que poderá continuar haver atrasos devido ao plano de contingência em relação ao corona vírus.

    Como todos sabem a situação em relação o covid-19 aqui na Europa está crítica, em Portugal, hoje, a situação se agravou um pouco, fazendo com que escolas, faculdades e muitas instituições públicas sejam fechadas ao público. É aguardar para ver o que acontece.

    Sei que como eu, muitos aguardam ansiosos para a finalização do processo então achei melhor repassar as informações.

    Boa sorte a todos e até!!
  • msdf92msdf92 Member
    editado March 2020
    @RafaelFrattini

    Obrigado pelo seu relato, amigo.
    Estou no mesmo problema que vc. Processo completou ja 2 anos e 4 meses em 3 de marco. Foi recebido em 3 novembro de 2017. O despacho favoravel foi dado em final de outubro de 2019.
    A questao é que tive um pedido de urgencia enviado e faz quase 2 meses que aguardo resposta, mas imagino q não haverá resposta.

    Motivo da urgência: proposta de trabalho com carta do empregador
  • @RafaelFrattini...
    Obrigado por compartilhar aqui as informações...
  • Estou num impasse. Dia 20 de fevereiro apareceu no site de acompanhamento que os documentos estavam incompletos. Liguei na LR e disseram que havia sido indeferido e que haviam mandado uma carta registrada. Moro em São Paulo. Hoje, dia 13 de março ainda não recebi essa carta.
    Liguei no correio. Eles não sabem informar, pois não tem o número do registro.
    Liguei ontem para LR novamente e não podem fazer nada. Perguntei que se fosse realmente indeferido não deveria aparecer completo até a bolinha 7? Está na 4. pedi o número do registro. Eles não tem.
    Devo simplesmente esperar?Até quando?

  • @Joana...

    Não sou conhecedor profundo desse assunto...Mas creio que se trata-se de uma carta *registada*...O IRN deve receber de alguma maneira a informação do recebimento da carta por parte do destinatário...

    Sendo assim eles devem
    considerar A DATA DE RECEBIMENTO DA NOTIFICAÇÃO para efeito de contagem de prazo para que você se manifeste...
    **Se efetivamente lhe for possível reverter esse "Indeferimento"...

    Acima de tudo...Não acredito que você possa resolver o que quer que seja antes dessa notificação chegar até suas mãos...

    Única possibilidade para se antecipar ao recebimento da notificação seria "Arrancar" mais informações com o atendente da Linha Registos...

    Boa Sorte...
  • @Nilton Hessel
    Obrigada mais uma vez por sua atenção.
  • Com os envios de processos para conservatórias no interior, o tempo de espera deve aumentar, já que os processos transferidos devem ir para o fim da fila nas novas conservatórias.
    E agora é esperar que o processo seja concluído ou a volta de Dom Sebastiao (o que acontecer primeiro).
  • @Le Président estou lendo vários relatos em outras discussões, de processos que foram finalizados após a redistribuição. Fiquei com a impressão que está indo mais rápido. Porém acho que cada conservatória tem seu critério de organização da fila.
  • @Alexandre_L , vamos torcer para que esteja certo.
    Mas imagino que os problemas causados pelo Coronavírus devam causar ainda mais atrasos.
    :-(
  • Hoje completaria um mês da data em que enviaram uma carta do IR de Lisboa. Chegou ontem.
    Dizia a correspondência:
    - Meus avós não transcreveram o casamento em Portugal. Casaram-se em 1916 no Brasil.
    - Que eu precisaria enviar o registro de nascimento do meu avô (no caso de batismo, pois nasceu em 1889) (no site do consulado de SP dizem que não é necessário- tenho print da tela)
    - Precisaria providenciar um dos 5 itens estabelecidos com únicas provas como ligação à comunidade portuguesa.. Todos os outros dez ítens que tentei comprovar com documentos não foram aceitos. É a regra do jogo. Nenhum deles que usei como argumento é um dos pré estabelecidos.

    ACABEI DE DESISTIR. Infelizmente depois de 2 anos e 2 meses.
    Muuuuito triste.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.