Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18378388408428431451

Comentários

  • Oi gente boa tarde,
    Enviei os documentos para a atribuição da minha esposa por DHL na sexta feira dia 22/11/19 e os mesmos chegaram na terça feira 26/11/19.

    Em 09/12/19 recebemos um e-mail com o assunto "Chave de acesso ao estado do seu processo de nacionalidade" . Nesse e-mail constava o número do processo e a chave para consulta.

    Ontem (26/02/20) a bolinha foi para o passo 2, ou seja pouco mais de 3 meses para ir do "1-Foi recebido" para o "2-Foi registado"

    *A nível de informação segue os passos da "bolinha":
    1-Foi recebido
    2-Foi registado
    3-Aguarda consultas
    4-Verificação documentos
    5-Análise pedido
    6-Despacho
    7-Terminado


    Significa que está tudo seguindo corretamente? Não preciso ligar pra nada, basta eu ir acompanhando por esse site mesmo com a chave de consulta que passaram?
  • Sim @drpost, tudo certo, só aguardar e continuar seguindo o estado do processo pelo site.
  • @PedroGaspar

    Sabe informar se em média com tudo estando certo quanto tempo mais ou menos até o término do processo?
    6 meses, 8 meses, 1 ano...?
  • editado February 2020
    @drpost, infelizmente não sei e creio que ninguém saiba!

    Desde setembro/2019, se não me engano, que não tem saído registros que não sejam de urgência. O processo todo leva uns 4 meses até o despacho, mas aí a etapa final, que é só registrar o nascimento em Portugal (que teoricamente seria rápida), está parada e não tem saído registro de ninguém, e não sabemos exatamente porque.

    Aqui temos pessoas que deram entrada no processo em abril/2019 e até hoje o registro ainda não saiu. Eu mesmo dei entrada pessoalmente no meu processo em 03/julho/2019 e ele foi aprovado para despacho em 18/outubro/2019 e está aguardando o registro desde então. Foram 3,5 meses até ser aprovado e agora já mais de 4 meses aguardando registro, e contando.

    Veja essa outra resposta da semana passada:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/214134/#Comment_214134
  • @PedroGaspar O meu de maio ainda está em análise
  • @JoãoTaborda5,
    Não estar escrito significa somente que o pedido de urgência não foi informado. Pode ter havido ou não.

    Há vários fatores que indicam que esses que foram concluídos podem sim ter sido por urgência:
    - Ser processo de menores (Gratuito), mesmo sem prioridade, geralmente é um processo mais fácil
    - Prazos muito menores do que o usual para os que estão "ao seu redor", e entraram +- na mesma data
    - Ter sido entregue pessoalmente, geralmente pago em Dinheiro ou C.Débito
    (entrega local sempre tem a chance de explicar presencialmente o motivo da urgência, mesmo não tendo escrito que o fez)

    Essas coisas acima são indícios, e não ter mencionado explicitamente que não houve pedido de urgência, reforça a tese.
    Pense nisso "com uma pitada de sal".
  • @gandalf

    Muito obrigado pela resposta que vc me deu anteriormente. Fiquei um tempo sem acessar o fórum e só vi agora.
    Foi muito completa. Não pude deixar de te agradecer.
  • @marcuspergentino,
    Sem problemas.
    Basicamente a bolinha verde representa o passado, já completou.
    Onde o processo está no momento a bolinha vai estar em branco ou vermelho (ocre).
    O texto é que vale. Ele indica onde está no momento. Ignore as bolinhas...
    Cada conservatória tem um entendimento diferente, e não tem muita lógica. Mas pessoas gostam de ver as cores...
    A atualização não é instantânea. O processo vai pra algum funcionário que atualiza os dados no site depois.
    Uma consulta por semana, ou por mês dependendo da fase seria suficiente. Mais que isso é somente "ansiedade palpitante".
  • editado February 2020
    [Editando: procurei melhor na busca e verifiquei que há mais casos, desculpem pelo questionamento precipitado!]

    Boa noite, pessoal!

    O processo de atribuição da minha mãe, enviado para o ACP, encontra-se aprovado e aguardando o registro do assento desde setembro de 2019.

    Tenho feito consultas quase que diárias e somente hoje reparei que não está mais no Arquivo Central do Porto, mas sim na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Felgueiras.

    Mais alguém nesta situação?
  • @PedroGaspar muito obrigado pela resposta, valeu meu amigo =)
  • @Felipe Sanches, várias pessoas tiveram seus processos redistribuídos para Conservatórias pequenas, que não têm balcão de nacionalidade!
  • Alguem sabe me dizer se dá pra consultar o processo pela internet??
    E qual o site??
  • @glaucianunes, pelo site https://nacionalidade.justica.gov.pt/
    Você tem que pedir o código de acesso pela Linha de Registos ou pessoalmente em alguma Conservatória
  • Pessoal, para atualização: o processo do meu marido (LCPP) de Outubro mudou de status hoje para:

    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    As coisas estão caminhando...


  • @glaucianunes,
    https://justica.gov.pt/Servicos/Estado-do-processo-de-nacionalidade
    Ai tem todos os detalhes de quem pode consultar e como.
    A Liane ja lhe forneceu uma simplificação, mas seu caso pode ter nuances, por exemplo, que não permitem a consulta.
  • Boa tarde.
    Alguém tem uma data no consulado de SP agora pra março e NÃO usará???
  • Bom dia Pessoal,

    Vcs sabem se é necessário fazer o pedido de averbação de casamento da minha mãe para eu conseguir tirar a cidadania? Eu ouvi dizer que pela ACP do Porto não é necessário.
    O processo dela foi enviado para ACP do Porto e está para despacho desde de janeiro.
  • @Gabriel Pires será necessário transcrever o casamento da sua mãe antes de dar início ao seu processo.
    A informação que ACP dispensa transcrição não é correta
    A transcrição normalmente é feita em Ponta Delgada.
  • @mariapaulafernandes

    Acabei de entrar no site e tem uma vaga p/ dia 9.
  • @nataliamedeiros fui olhar e já não tinha mais, infelizmente
    Mas obrigada por avisar.
  • @marcuspergentino @gabriel pires, acp dispensa transcrição no caso de o portugues ser o pai e o mesmo for declarante na certidão e o filho ter sido registrado antes de um ano de idade, leio aqui que dependendo se a mae for portuguesa e declarante alguns casos tbm foram dispensados a transcrição.
  • @Luan soares, @marcuspergentino @gabrielpires, quando a mãe é a portuguesa, sempre é exigida a transcrição do casamento!! Só quando a mãe é declarante e, normalmente, solteira, dispensam a transcrição, por não existir casamento!!
  • @JoaoTaborda5 e de que mes eram esses processos que foram redistibuidos? Normais ou urgentes? Eram de menores? @FelipeSanches o.meu é de maio e tbm esta em outra conservatória q se chama alguma coisa velha....kkkk
    @JCCS viajando aqui com meus botões...Vc chutaria em.um cenário ruim, quantos registros poderiam ser feitos em uma Conservatório pequena?
  • @JairaGP,
    Na planilha existem notas de pessoas de 02/05/2019 dizendo que o processo foi transferido a outra conservatória.
    Eu acredito que esteja acontecendo com os processos que ficaram "presos na borda" porque é um princípio jurídico que o atendimento obedeça a ordem cronológica (ou de numeração ou de despacho).

    Foram distribuídos 150 processos pra cada conservatória. Eles se somam a uns 50 que já existiam.
    Eu acredito que esse seja um "número mágico" pra concluir em algo como 30 dias.
    Menos que isso significa muito "overhead", mais que isso significa muito tempo. Seria meu "chutòmetro".
    Claro que alguns saem no princípio dos 30 dias, outros mais ao final dos 30 dias. Pouco a pouco.
  • Bom dia, pessoal!
    É com imensa alegria que venho compartilhar com vocês a finalização do meu processo de nacionalidade!:)
    Processo de pai pra filha (1C)
    Enviado para ACP
    Envio em 17/07/2019
    Recebimento em 22/07/2019
    Bolinha 2 em 10/11/2019;
    Bolinha 5 em 05/12/2019;
    Pedido de urgência enviado em 20/02/2020, recebido em 28/02/2020;
    Processo finalizado em 02/03/2020
    Desde o início das minhas buscas por documentos até hoje foram 10 anos, então não desistam! Gostaria de agradecer IMENSAMENTE todos que já me auxiliaram aqui no fórum e desejo muita sorte e resiliência para aqueles que ainda estão no processo, no fim tudo vai dar certo!
  • @vdvenancio Parabéns, é um orgulho né?!

    Mas queria ver mesmo, é processo sendo concluído sem pedido de urgência.
  • Pessoal, meu oi está registrado como solteiro em Portugal. Como ele foi o declarante do meu nascimento, com menos de um
    Ano de idade, eu enviei os meus documentos pra ACP, pois soube q eles não exigem transcricao de casamento (mandei agora em janeiro de 2020). Agora soube por vcs q eles estão enviando os documentos pra outras conservatórias? Será q corre o risco de enviarem pra alguma q exija a transcrição?
  • @bmasouza, creio que você nao precisa se preocupar com isso, porque pelo que foi reportado, eles apenas enviam para outra conservatória na fase de registro. Então em tese, seu processo será analisado pela ACP, conforme as regras da ACP, e caso seja aprovado, aí sim ele vai para outra Conservatória para que seja lavrado o registo.

    obs: isso SE, quando chegar ao fim do seu processo, eles ainda estiverem atolados e encaminhando registos a outras conservatórias... porque pode ser que as coisas normalizem e a própria ACP volte a fazer registos até lá. OU SEJA, não se preocupe agora hahaha, só vai acompanhando aqui pra se informar caso algo mude ;)
  • @bmasouza, até o momento eles só estão enviando para outras conservatórias processos já aprovados, somente para fazer o registro de nascimento, então, creio que não corra esse risco.
  • @mariapaulafernandes ainda tem interesse na vaga ? Tenho uma para o dia 06/03 10:00
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.