Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17647657677697701452

Comentários

  • @MatheusTS Quando fomos dar entrada no processo do meu marido só foi solicitado o passaporte original. Até levamos uma cópia simples, mas a atendente não usou e tirou outra cópia na hora. Quanto ao formulário, levamos preenchido e ele assinou somente quando a atendente solicitou (tipo um reconhecimento por autenticidade).
    No mesmo dia levamos também o processo da minha cunhada (que não estava presente, fomos somente portadores) e pra ela sim precisou do RG apostilado no Brasil e da assinatura previamente reconhecida no formulário 1C. Pagamos os dois processos no débito na hora.
  • @Eomine...
    Alguma dificuldade no momento de efetuar o pagamento do processo da cunhada...Ou foi tranquilo...?
  • @Nilton Hessel dificuldade nenhuma, mas não sei se influenciou o fato do meu marido estar presente (é irmã dele), apesar de não ser por procuração.
    Mas se for o caso de não precisar validar nenhuma assinatura presencialmente eu recomendo fortemente que o processo seja enviado por CTT (correio de Portugal) com pagamento em vale postal. Demorou mais de 3 horas para eu ser atendida e eu cheguei antes das 8h, era a quarta da fila.
  • @Vlad obrigado pela resposta
    Abs
  • Sempre bom termos informações recentes sobre os procedimentos possíveis junto às Conservatórias...
    Obrigado @Eomine...
  • @Victormr93

    arquivocentral.porto@irn.mj.pt
  • Boa tarde,

    Estou de volta a essa pagina que me ajudou muito a obter a nacionalidade da minha mãe. Agradeço a colaboração de todos os moderadores deste fórum.

    Bom apos feito a nacionalidade da minha mãe e a transcrição de casamento chegou a hora enfim de dar entrada no meus documentos. Bom só quero confirmar alguns fatos...

    ACP continua a mais rápida ainda do processo de nacionalidade?

    Documentação... ainda continua as mesma? no meu caso,
    -Certidão de nascimento inteiro teor por copia reprográfica autenticada e apostilada; ( pode ser digitalizada?)
    - Copia da identidade autenticada e apostilhada ( emitido a menos de 10 anos)
    - Copia simples ou indicação do assento português ( no caso agora minha mãe e com casamento transcrito)
    - Pagamento 175 euros
    - Formulario 1C preenchido e reconhecido firma por autenticidade

    As documentações são essas mesmas ainda? ou falta alguma?
  • @Lucas...

    Sua Certidão de Nascimento...(Requerente)... 2ª Via Original REPROGRÁFICA e APOSTILADA...

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Depois de ter os documentos em mãos...Faça o pagamento com cartão de crédito utilizando o link acima...Após a confirmação do pagamento receberá um formulário 1 C por email...Que deverá preencher e assinar por AUTENTICIDADE...

    O restante de sua lista está OK...
  • @Lucas Rocha
    Acho que falta a fixação do nome de sua mae.
    Veja se o nome de sua mae no assento portugues ainda é o de solteira, e na sua certidão nome de casada.
    - Cópia simples da transcrição de casamento da sua mãe, assumindo que seu pai brasileiro que foi o declarante na certidão de nascimento. Como consigo esse documento? CIVILONLINE ou na carta que lhe enviaram.
    Se não tiver o documento, pode anexar uma folha a parte contendo o numero da averbação e a conservatória.
  • Olá Fórum,
    Comunico com muita alegria a conclusão do meu processo de atribuição de nacionalidade!!!.
    As datas das etapas foram as seguintes:
    Despacho dos documentos e VP, do RJ, por EMS: 26/3/19
    Recebimento ACP: 4/4/19
    Numerado e em análise: processo 28XXX / 2019, data não definida.
    Pedido aprovado: 12/7/19
    Data do assento de nascimento: 5/9/19

    Uma jornada de mais de um ano, com vários e diferentes processos, até a conquista do meu assento de nascimento português!!! Agora, estou com o processo de atribuição do meu filho menor, em Tondela.
    Muito obrigada por todas as dicas para o encaminhamento dos processos diretamente para Portugal.
    Gratidão a todos!!!
  • @Eomine Obrigado pela informação
    Contar meu relato, fui hoje dar entrada pessoalmente no ACP Porto, aparentemente uma parte do pessoal está de greve e o serviço parece estar mais lento, cheguei 8:30 e sai de lá 11h, como eu uso um passaporte espanhol eles autenticaram meu RG e minha CNH, entreguei certidão apostilada, preenchi o formulário lá mesmo e paguei em espécie, aparentemente também aceitam cartão.
    Fui bem atendido e tiraram todas as minhas dúvidas, só estranhei que me disseram que pode demorar de 6 a 8 meses para finalizar o processo.
  • @ferrju @JCCD @gandalf

    Boa tarde
    Tudo bem

    Me encaminharam a senha para acompanhar meu processo 453XX/2018. O processo se encontra na conservatória de registos centrais e está passando para etapa 5 análise de pedido são 7 etapas. Pergunto é normal demorar mais de um ano? Encaminhei meu processo para Porto porque ele está CRC de Lisboa?

    Obrigado
    Adriano GOMES
  • @AdrianoEnzo quando te respondi nem percebi que seu processo era de 2018! Essa demora não é normal, especialmente se não consta nenhuma exigência no sistema.. eu ligaria em Porto e/ou em Lisboa, se fosse você. Seu processo é de atribuição mesmo? não entendo pq estaria em Lisboa se foi mandado pra ACP
  • gente , ja recebi numero e chave de acesso do meu processo ,mas no siti esta apenas a primeira bolinha verde (foi recebido) mas me informaram que deveria estar na segunda (foi registrado) esse atraso no siti e normal ou pode ser algum erro no meu processo ?
  • Alguém poderia adicionar meu processo na planilha?
    Foi feito presencialmente pago em dinheiro no arquivo central do Porto
    Matheus Turnes Soares
    750XX/19
    Já me deram numeração.
  • @gandalf @NiltonHessel

    Obrigado pelas dicas!

    Bom o declarante na minha certidão é meu pai, minha mãe agora que tem a nacionalidade portuguesa, efetuei ja a transcrição de casamento dela... ( pois na minha certidão consta o nome dela de casada)
    So que o documento na chegou aqui em casa ainda, irei pedir pelo civil online, só tenho uma duvida, la tem a opção do tipo de certidão, no caso eu pediria a certidão de casamento, correto? e na hora de enviar os documentos para ACP, envio uma copia simple da certIdao de casamento e tb da certidão de nascimento ( ESTA EU RECEBI QUANDO FIZ O PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO) da minha mae?
  • @Lucas_Rocha, ao pedir a certidão de nascimento pelo civil online, a averbação de casamento vem junto no mesmo documento logo abaixo das informações de nascimento (se o casamento estiver averbado, claro). Pedi a certidão de nascimento do meu avô e veio dessa forma.
  • @Lucas Rocha
    Como disse o Lucas, isso vem anotado na própria certidão de nascimento portuguesa dela (Assento).
    Não sei como voce soube que a averbação já concluiu, nem como obteve o numero.
    Normalmente se sabe justamente porque muda o nome na certidão ou então ao receber a carta.
    Voce terá que pagar novamente, para que eles gerem uma nova imagem do Assento já contendo a averbação.
    Ou então espere a carta. Demora uma semana, mas se caiu na recente greve do correio pode demorar mais.

    A ACP não exige a averbação no seu caso, mas a fixação do nome tem que existir: ou faz a averbação (preferível) ou manda uma cópia em inteiro teor da certidão de casamento apostilada.

    Não importa. Se voce tem o numero de atribuição, anexe uma folha a parte com o numero e a conservatória (e a data se tiver) e eles mesmo fazem a consulta. Eu resolvi uma exigência assim. Escreva como abaixo em uma folha branca, e junte ao processo:
    Nome: XXXX (já de casada)
    Atribuição de casamento NNNN/YYYY
    Averbada na Conservatória XXX em DD/MM/YYYY
  • @AdrianoEnzo
    Não é comum redirecionarem processos, exceto se voce manda pra ACP um processo de Aquisição que só é feito na CRC em Lisboa. Por isso a pergunta de @ferrju. Pode ser um caso isolado, ou eles detectaram algo que só podia ser feito lá.
    Qual formulário voce preencheu? Foi 1C? Um de seus pais é português (ou os dois são) e voce nasceu em outro pais?
    Ou voce pediu cidadania diretamente através de seu avô? (pulando a geração de seu pai/mãe)

    De qualquer forma, ja que esta na CRC de Lisboa deve demorar entre 1 e 2 anos pra sair da etapa 5.
    Vai demorar mas eventualmente vai seguir seu curso. É melhor do que se tivesse sido indeferido.
    Conte aqui no forum + detalhes e o que voce crê que aconteceu para instruir a outros que tenham problema semelhante.
  • Acabei de receber a carta de portugal demonstrando a seguinte Exigência:
    - Esclarecer/retificar o nome da avó paterna, uma vez que existe divergencia no nome no meu assento de nascimento (JULIA TAVARES RAMOS) e o assento de nascimento de meu pai (JULIA DE OLIVEIRA TAVARES).
    Fiz o processo de atribuicao do meu pai, porém colocaram o nome de solteira da minha avó no assento dele, não sei se foi algum erro deles.
    Será que se eu enviar a certidão de casamento dos meus avós, demonstrando a alteração do nome dela após de casados já soluciona? Ou teria que retificar o nome da minha avó no assento do meu pai?
  • @Victormr93...
    Quando há a mudança de nome por causa do casamento há a necessidade do envio da certidão de casamento para comprovação.
  • Obrigado @Eliane Figueiredo
  • Bom dia,
    Gostaria de me informar sobre o pedido de nacionalidade por atribuição (pais falecidos com casamento e óbito averbados) para quem é casado, pois na lista de documentos requisitados pedem a certidão de nascimento e o documento de identidade, porém há o acréscimo de nome devido ao casamento no RG.
    Existe algum problema em relação à isso ou preciso solicitar juntamente a transcrição de casamento?
    Obs: fui casada, me divorciei e casei novamente. estou ciente de que preciso seguir a ordem dos fatos: transcrição de casamento + homologação de divórcio (judicialmente por PT) + transcrição do casamento atual.
    Ou seja, a primeira transcrição de casamento será com o primeiro nome de casada, não com o nome atual do segundo casamento que consta no RG.
    Como proceder?
    Se eu enviar a certidão com o nome de nascimento e o rg com o nome de casada, daria problema?
    Obrigada!
  • Nathalia, não tem problema algum. Na atribuição da minha vó e na da minha mãe eu sequer enviei cópia apostilada das certidões de casamento, já que nas certidões de nascimento de ambas já constavam a averbação dos referidos casamentos e as respectivas alterações de nome.
    Ou seja, para a sua atribuição, se você quiser garantir, envie apenas cópia apostilada da certidão de seu atual casamento, constando a alteração de nome que você atualmente usa no seu RG.
  • Felipe BelemFelipe Belem Member
    editado September 2019
    Boa tarde pessoal,

    Finalmente encaminhei a documentação do processo da minha avó para o ACP e chegou hoje lá. Devo esperar quanto tempo para entrar em contato com eles para pegar a numeração e o acesso para acompanhamento do processo? Meu processo foi recebido por MARIA BASTOS
  • Boa tarde Pessoal!

    Alguém tem o linkin da planilha?

    A ACP continua sendo a mais rápida?
  • @Felipe Belem
    Sugiro esperar 30~45 dias para enviar e-mail solicitando a senha de acesso ao acompanhamento online. O processo passa 90~100 dias na primeira etapa, por isso não vejo necessidade de pedir muito antes.

    @Daniellexrei
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit?fbclid=IwAR22oEGlbcb72UY4Drfe-U0rppmsQxNDuJbyN12I9bFMpw_oVf97Ykj0nRc#gid=0

    ACP está demorando em torno de 5 meses para a conclusão de processos de atribuição de nacionalidade.
  • Muito obrigada! @ferrju !!! Mas me tire uma dúvida, eu enviando a certidão de nascimento com o averbamento do casamento ou a certidão de casamento, não implica em transcrição de casamento não né? Vai ser feito só o processo de nacionalidade, correto?
    Obrigada!
  • Boa tarde a todos,
    Alguém por favor, pode me tirar algumas dúvidas sobre os documentos, irei dar inicio ao meu processo de atribuição.

    1 - Assento do português não importa se nasceu em Portugal ou é atribuído.
    Fizemos o processo de atribuição do meu pai esse ano, envio o papel que a conservatória mandou para ele ? só preencho os dados no formulário 1C ? ou preencho e envio uma copia ? Pode ser simples essa cópia ?

    2 - Certidão de nascimento do requerente por CÓPIA REPROGRÁFICA do livro, apostilada; - OK

    3 - Cópia autenticada do documento de identidade (RG ou CNH) do requerente, apostilada. Precisa mesmo ser apostilada ?

    4 - Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, com assinatura reconhecida POR AUTENTICIDADE. A autenticidade precisa constar dos dois lados ?

    Agradeço desde já.
    Anderson Antunes
  • Exato, Nathalia. Em nenhuma dessas opções você vai estar transcrevendo seu casamento. ACP, por exemplo, sequer lida com transcrição de casamento. De qualquer forma, são processos separados e com custas distintas. Uma vez finalizada sua atribuição, seu nome em Portugal será o de solteira e caberá a você atualizá-lo ou não.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.