Cidadania por atribuição de pai para filha - Documentos do pai vencidos

Olá bom dia! Estou começando a ver como tirar minha cidadania portuguesa, meu pai já conseguiu a dele por atribuição, ocorre que ao pegar o passaporte e o Cartão do Cidadão dele verifiquei que já venceram em 2017, neste caso o que devo fazer antes de dar entrada em meu pedido?
Agradeço muito se puderem me ajudar.

Camila Marques - Sorocaba/SP

Comentários

  • @Camimarq

    Vc não precisa do CC e nem do passaporte pra pedir a sua atribuição.
    Do seu pai vc vai precisar,somente,do assento de nascimento ou o numero desse assento
    Se somente o seu pai for portugues(sua mãe brasileira) e ele foi o declarante do seu nascimento,faça o processo pelo ACP
  • Maria Nélida muito obrigada pela atenção. Eu já achei que precisava pedir renovação de tudo, que bom que não. Sim meu pai português mas minha mãe brasileira só que foi ela a declarante em minha certidão, neste caso por onde devo fazer o processo? Obrigada desde já! Camila
  • @Camimarq

    Em que ano vc nasceu e com quanto tempo de vida foi registrada?
  • Desculpe só vi agora! Eu nasci em 1977 e fui registrada na mesma semana, preciso confirmar quantos dias. Meu pai trabalhava em outra cidade por isto a declarante foi minha mãe.
  • @Camimarq

    Precisa transcrever o casamento dos seus pais,caso ainda não tenha sido transcrito
  • Oi Maria Nelida.

    Eles se casaram aqui no Brasil, meu pai só conseguiu a cidadania há uns 5 anos...neste caso a Transcrição é feita aqui?
  • @Camimarq vc envia o processo para Portugal, pode ser em Ponta Delgada.
  • Entendi, e dai vai por partes? Primeiro a transcrição do casamento deles depois dou sequencia no pedido de cidadania? Ou dá pra fazer tudo junto? E também quero para meus dois filhos, será que posso fazer tudo de uma vez? Ai me desculpe tantas perguntas é que estou começando a pegar as informações agora. Você esta sendo muito gentil.
  • @Camimarq,

    Ponta Delgada só faz transcrição de casamento.
    Tem que enviar um processo de cada vez. Tem que aguardar cada geração obter a nacionalidade, transcrever o casamento (se aplicável) e depois pedir a nacionalidade da próxima geração.
  • Olá, estou retomando a busca por minha cidadania de pai para filha e já providenciei os documentos que pedem de cartório, o casamento de meus pais já foi transcrito quando minha irmã fez o processo dele...
    Agendei a revalidação do Cartão de Cidadão de meu pai a ser em 09/12/2019 e gostaria de saber se a melhor forma de dar entrada na documentação é via Consulado mesmo? Dai no caso tenho que esperar chegar o Cartão do Cidadão e agendar?....alguém tem noção dos prazos para obter a cidadania depois da entrega da documentação via Consulado em SP?
  • @Camimarq, não dê entrada pelo Consulado! Eles mandam para Lisboa que é, de longe, a Conservatória mais demorada!! Não precisa aguardar a revalidação do Cartão Cidadão do seu pai!
    Mande os documentos, via DHL (os Correios estão em greve) para o ACP (Porto). Veja o tópico correspondente!
    Boa sorte
  • @LianeAlegria obrigada!! Entendi...mas sem querer abusar eu estou pesquisando no tópico ao ACP (Porto) e como tem muitos comentários não estou achando como fazer...só me diz uma coisa: a documentação é a mesma do Consulado? Tem algum lugar onde ache relação e como enviar? No site do Consulado diz que precisa estar valido o CC por isto estava correndo atrás...bom vou continuar pesquisando aqui e muito obrigada.
  • Pelo que li a ACP Porto é só para Português nascido em Portugal...meu pai obteve a cidadania dele, ele é filho de português, dai já acho que não dá...
  • @Camimarq, comece por aqui;
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos/p1
    Os documentos são:
    Assento do português (não importa se nasceu em Portugal ou é atribuído);
    Certidão de nascimento do requerente por CÓPIA REPROGRÁFICA do livro, apostilada;
    Cópia autenticada do documento de identidade (RG ou CNH) do requerente, apostilada;
    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, com assinatura reconhecida POR AUTENTICIDADE;
    Pagamento, por Vale Postal - NÃO USAR EURO EXPORTAÇÃO, usar o que tem maior valor! Ou por cartão de crédito (neste caso, Portugal manda, por email, um formulário 1C com recibo de pagamento.
    Colocar em envelope e mandar para o ACP, preferencialmente por DHL (é mais caro que os Correios, que vivem em greve, DHL é muito mais rápido e tem um seguro de mil reais)
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado September 2019
    Endereço para envio do Vale Postal (Finalidade: Manutenção de Residente)
    • IRN. IP (somente Atribuição )
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto


    Endereço para envio dos documentos:

    • Arquivo Central do Porto (somente Atribuição )
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Para pagamento com cartão de crédito
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/149017/#Comment_149017
  • @Liane Alegria nem sei como agradecer por sua disposição e atenção! Estou indo hoje no Consulado em SP para renovar o cartão de cidadão de meu pai, consegui horário e vou leva-lo. O Assento Portugues dele que você citou eu consigo onde?

    Camila
  • @Camimarq, ele não recebeu a certidão quando foi atribuído?
    Peça no civil online, custa 10 euros e chega rapidamente!
    Aqui no forum tem as instruções de como fazer, passo a passo.
    Se você tiver o número do assento, basta colocar no formulário, não precisa nem da certidão!
  • Bom dia, estou com toda minha documentação juntada e a dúvida se devo dar entrada via Portugal ou Consulado em São Paulo. Pelo que entendi a ACP Porto só pode para português nascido em Portugal, e meu pai é brasileiro com cidadania adquirida...Qual será a forma melhor de entrar?

    Outra duvida, meu nome na Certidão de Nacimento está de solteira e não consta meu casamento na certidão de inteiro teor, neste caso devo preencher o requerimento com o nome de solteira ou de casada? Adianta enviar a Certidão de Casamento?
    Muito obrigada
  • @Camimarq, respondido na sua outra postagem. Por favor não repita a mesma questão em diversos locais do fórum, tenha um pouco de paciência e aguarde ser respondida.
  • Apenas confirmando: no preenchimento do Campo 5 devo assinar apenas na Primeira Linha?

    QUADRO 5:

    Só datar e "assinar" (apenas na linha 1) na frente do funcionário do cartório (Reconhecimento de Firma por AUTENTICIDADE).

    Depois que enviar meu processo ACP por onde devo obter informações de recebimento e andamento? Qual o site? Grata!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.