Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17567577597617621452

Comentários

  • Boa tarde, estava procurando, mas não encontrei a resposta ao certo.

    Minha tia vai enviar os documentos e ela mudou de nome no casamento, precisa enviar algum outro documento, como a certidão de casamento?
  • @jccs, @pessoal processo finalizado hoje, numerado 08/04, fase 5 dia 12/07 , concluido 05/09, por favor atualizem a planilha
  • Pessoal, meu processo foi FINALMENTE finalizado hoje! Estava desde o dia 09/07 com despacho favorável.
    Antes de tirar mais dúvidas (sempre rs) queria agradecer a ajuda e paciência de todos. Fiz a atribuição do meu pai por um escritório de advocacia e foi dinheiro jogado fora. Aqui descobri como fazer tudo de forma mais simples e gastei menos da metade para a minha atribuição. MUITO OBRIGADO!

    Agora vamos à dúvida.. rs
    Estou pensando em ligar amanhã cedo para a LR, pegar o número do assento e ir no campus de justiça para fazer meu CC. sabem informar se apenas com o número do assento + passaporte BR consigo fazer isso?
  • @maira lima e @elander paiva parabeeennsss!!!!
    vcs viram que o processo estava finalizado pelo site mesmo ou ligaram na LR? o processo do meu pai esta pra registro desde 10/07, por isso pergunto rs
  • @paulag vi pelo site agorinhaaaa
  • @natalia precisa enviar a certidão de casamento de inteiro teor
  • @Elander sugiro pedir um registro pelo civilonline
  • editado September 2019
    @Mayara suas dúvidas podem ser sanadas se vc ler as págínas anteriores deste tópico. As informações que vc precisa estão aqui.
  • Olá. Sou português atribuído e vou requerer a nacionalidade de meus dois filhos, de 11 e 13 anos. A documentação de ambos pode seguir no mesmo envelope? Que cuidados adicionais tenho que tomar? A 3ª Conservatória do Registo Civil do Porto (R. Álvares Cabral, 432) ainda é o melhor caminho?
    Obrigado.
  • @nataliarf
    Sim, precisa enviar a certidão de casamento apostilhada.
  • @antoniopereira Separe em dois envelopes e depois junte ambos em um envelope maior. ACP do Porto (Rua Visconde de Setubal, nº 328) é melhor.
  • @mairalima
    O meu está desde 12/07 aguardando que seja criado Registro de Cidadão Português.
    Verifiquei no site e continua... espero que esteja proximo.
    Abs e Parabèns...
  • Prezados,

    Minha avó caiu na exigência de prova de vida, hoje levei ela até o consulado para fazer a mesma. A atendente do consulado fez a prova de vida, porém, no lugar da assinatura da minha avó, ela colocou "Não assina em caráter definitivo".

    Essa mesma atendente informou que talvez a ACP não aceite o documento desta forma e eu teria que pegar um atestado médico informando esta condição da minha avó que há impossibilita de assinar, e apostilar o documento.

    Eu fiz o processo com uma procuração, e nela consta que minha avó assinou a rogo pois encontra-se temporariamente impossibilitada de assinar.

    Será que realmente preciso enviar esse atestado médico? ou minha procuração que já foi enviada supri esta pendencia.
  • @antoniopereira Tondela dá prioridade para menores de idade e os processos saem em até dois meses, penso que é a melhor opção.
  • Boa Noite,

    Pessoal, já fiz a transcrição de casamento da minha mãe, só não tenho ela em mãos ainda. Só para confirmar, posso dar entrada no meu processo assim mesmo, com uma cópia simples do assento de nascimento português dela?
  • Quanto tempo demora para sair do 4- Verificação de doc (O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.) e ir até o 7? faz uns 13 dias que se encontra parado no 4
  • @larisseloureirob
    O que conta não é a bolinha, mas a mensagem.
    Pela mensagem está em Analise, e a tendencia atual é levar uns 90 dias assim.
    Veja na planilha no TAB de "Instruções de preenchimento" onde há uma estimativa fase por fase.
    No momento entre a Numeração e Conclusão esta levando 155 dias. Esse número pode mudar nos próximos meses, dependendo da adesão às greves. Pode cair para uns 120 dias, ou permanecer como está.
  • @Nilton Hessel Pois foi esse o caso mesmo hehe.. eu enviei para rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt e eles encaminharam o email para o ACP, que me respondeu. :)
  • @gandalf
    @Vlad Pen
    Bom dia....
    Meu processo está aguardando que seja criado registro de cidadão português, desde 12/07.
    Verifiquei na planilha, que processos que foram dado entrada após o meu, já tiveram o seu registro criado...
    A data previsão de conclusão na planilha, no meu caso, já mudou duas vezes e agora está previsto para dia 07/09, amanhã, sábado, ou seja, se não acontecer nada hoje, só na segunda feira.
    A ultima vez que meu processo ficou empacado no site no item 2 (Registrado), eu liguei na LR na parte da manhã e na parte da tarde, o site mudou para 5, análise do pedido e logo depois Despacho...
    Como tenho consulado em SP agendado para 20/09 ( se perder essa data, talvez nem para novembro encontre data disponível, só se for desistência ). Será que não seria melhor ligar na LR e perguntar e até pedir certa urgência, devido ao agendamento ?
    Jose Carlos Carvalho da Silva
    Obrigado
  • @jccs o processo do meu pai está pra registro desde 10/07, 2 dias antes do seu e ainda nao saiu tb =(
    Nao acho que ligar na LR vai ajudar, e mt menos pedir urgencia, nao acho que eles façam isso, infelizmente!
  • @PaulaG
    Só que ficou a impressão que sim, quando liguei da primeira vez e algumas horas depois, o status mudou....
    Vamos aguardar.... Parece que dia 09/09 é outro dia de greve ( só o dia 9, mas já é um dia a mais )...
  • @jccs puxa vida, mais um dia... eu tb to bem preocupada com esses prazos, pois ainda preciso tirar a minha cidadania e teria que ser pro começo do ano que vem. Enfim, seguimos na luta rs
  • @larisseloureirob , o processo da minha mãe está completando 18 dias na Fase 4 também, com o mesmo texto informado por você. Para nós, tem um "agravante" no emocional, pois não enviei a certidão de casamento dela para comprovar a mudança de nome após casada e não sabemos se pode cair em exigência.

    Como não temos muita pressa, aguardamos pacientemente e pensando positivo :)
  • Ola pessoal , bom dia
    Alguém sabe em que data está os processos no ACP?
    Estou aguardando o da minha mãe sair.. numerado dia 10/05, até agora nada ...
  • @andre de sa, como indiquei aqui em cima rs, o do meu pai e do @jccs são processos numerados em abril, entao pra registro desde 10/07 e ainda nao sairam rs
  • @PaulaG e @JCCS dos meus dois sobrinhos, uma que está para registro desde dia 08 de julho ainda nada e o outro que estava para registro desde dia 09 de julho foi concluído dia 03 agora. Como podem ver, não tem muita lógica...
  • @Elander, fix meu cartao semana passad no Campus de Justica somente com o passaporte, nao precisa numero do Assento pq eles consultam pelos dados de seu passaporte.
  • Boa tarde, pessoal.
    Para conhecimento:
    Meu email solicitando a senha de acesso enviado no dia 12 de agosto foi respondido hoje, dia 06 de setembro. Enviei para: rcentrais.admin@irn.mj.pt
    Gostaria de uma opinião:
    No site, meu sobrenome aparece escrito de maneira errada, comeram uma letra. Acham que preciso tomar alguma providência? Imagino que não vá ter impacto nenhum na documentação, deve ser só no cadastro virtual mesmo.
    Obrigada.
  • @Mayara Cruz
    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-da/

    Localize o seu caso (provavelmente 1C). Quando selecionar, no canto direito superior tem um item "Impressos", onde voce vai encontrar todos os modelos em PDF. Baixe o seu, imprima frente e verso. Se optar por pagamento via cartao de credito, esse formulario ja vem pra voce por e-mail com o comprovante de pagamento impresso.
    Também vai achar ai a lista de documentos. No seu caso:

    - certidão de assento do portugues (copia simples)
    - Certidão de nascimento do requerente REPROGRAFICA e apostilada. Se nao estiver legivel, pode-se anexar uma copia de inteiro teor para evitar cair em exigência.
    - Cópia do RG ou passaporte do requerente COM FILIAÇÃO, autenticada em cartório (ou no consulado). Somente a ACP tambem aceita CNH
    - Form 1C reconhecido por autenticidade. Assinar somente na presença do funcionário (cartorio ou consulado)
    - Se seu pai (foi o declarante em menos de 1 ano de vida) tiver mais de 75 anos, anexar prova de vida feita presencialmente (no consulado portugues é gratis e sem agendamento na maioria dos lugares, ou no cartorio).

    Confira 1, 2, 3 vezes todos os nomes, para ver se nao há divergencias nos documentos, e corrija antes se houver.
  • Poderiam incluir meu processo na planilha?

    627xx / 2019
    Isabela Arantes
    Pagamento via cartão de crédito
    Postado via EMS em 22/07
    Recebido em 01/08 por Gorea
    Etapa 1 do site (Foi recebido)
    Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.