Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17557567587607611452

Comentários

  • @rcaldas46
    Acho que existe uma possibilidade grande dessa pessoa ter se confundido e o processo dela estar na fase 2 e não para registro...
    Mas não se preocupe, a diferença é, em geral, pequena e não passa de alguns dias. Acredito que essa semana ainda mude o status!
  • @mairalima
    Tomara, que saia esta semana.....
    obrigado
  • Tem que alertar o pessoal que tá preenchendo a planilha por conta, que a fase 2 não muda pra registro!
    Tem duas marcações errado lá que acaba confundindo os outros
  • @Pedro

    1-O próprio consulado ja tem o modelo
    2-Pedro, coloque o nome que consta na certidão de nascimento e envie a certidão de casamento para comprovação da mudança de nomes. Estado civil : coloca o atual.
  • @Gabriela vc tem que enviar a certidão de casamento de inteiro teor para comprovação da mudança do nome
  • editado September 2019
    @Pessoal, nós moderadores do fórum não temos controle sobre a planilha e nem as alterações que por ventura sejam feitas nela.
  • @Carolina Seixas
    Moderadores não lidam com a planilha. Ocasionalmente eles incentivam o esforço colaborativo nelas.

    Eu vi a proposta e me abstive de comentar. Tanto a Fase-2 como a Fase-6 mencionam a palavra "Registo" nas notas.
    O Tab de "instruções de preenchimento" descreve cada caso, com a mensagem correspondente, mas poucos leem.
    Por razões históricas eu preferia Numeração/Registro, mas Numeração/Despacho também funciona.
    Em qualquer dos casos, a palavra Registro se tornou ambígua após a consulta on-line.

    Registro, Registo, Despacho, teem o mesmo resultado para efeito de cálculos.
    No entanto, se as pessoas continuarem a colocar Registro quando deveria ser Numeração o problema vai continuar.
    Registro se tornou ambíguo e não deve mais ser usado.
  • @vlad pen obrigada. Então quando eu transcrever o casamento ficará certo? Na atribuição dela nao enviei a certidão de casamento pois ja estava averbado na certidão de nascimento dela a troca de nome.
  • @gandalf e @Vlad Pen
    Eu entendo, mas como estão a mais tempo acompanhando, possuem uma visão do "todo" melhor do que algumas pessoas que chegaram há pouco tempo (como eu) e que estão acompanhando alguns processos, mas que depois não devem ficar tão ativas. Por isso, citei ambos =)

    @gandalf
    Acho que "Despacho" deixou mais claro e deve evitar possíveis confusões.
    Obrigada!

  • Enviei e-mail solicitando a senha de acesso na quinta-feira passada e hoje (terça) o ACP me respondeu com a senha! :)
    Enviado dia 15/07
    Recebido dia 25/07
    Peguei o n do processo na LR dia 23/08
  • editado September 2019
    @Letícia L...
    Sempre bom informar aqui qual foi o email para o qual enviou a solicitação da senha para que outros tenham uma referência...
  • Pessoal, meu processo esta deferido na ACP aguardando registro desde o dia 09/07. Estou em Lisboa agora, sabem dizer se existe algum lugar aqui onde eu posso ir para ter algum esclarecimento ou pedir alguma prioridade?
  • @Elander Paiva, bom dia! Meu sobrinho também estava aguardando registro desde 09/07 e ontem no final da tarde, quando entrei no site de acompanhamento (ansiosa, entro muitas vezes ;) ) o processo dele já apareceu como concluído! Tenha só mais um pouquinho de paciência, o seu deve estar na boca de sair...
  • @Elander Paiva
    Vi relatos de duas pessoas que estavam na mesma situação, o processo em despacho há mais de 40 dias... Elas não conseguiram fazer nada em Lisboa, mas foram para a ACP em Porto, mostraram passagem dizendo que precisavam viajar para outro país (compraram a passagem de trem mais barata que tinha para a espanha) e pediram adiantamento no despacho do processo. De acordo com elas, pediram que voltassem no dia seguinte e assim que chegaram o assento já estava pronto.
  • @Cecilia_Helena estou bem preocupado pq ainda preciso averbar meu casamento e entrar em Londres antes do Brexit. Já não aguento mais atualizar a página do processo rs

    @Carolina Seixas muuuito obrigado por compartilhar essa experiência. Vou aguardar até o final de semana. Se nada acontecer, na segunda estarei cedo na ACP.
  • @Elander Paiva
    Estou na mesma situação que você, correndo contra o Brexit.

    Mas li que você escreveu que precisa averbar seu casamento... Para quê? Para sua esposa entrar na Inglaterra com você não precisa o casamento estar averbado em Portugal (isso é uma exigência portuguesa). O que você precisa é estar com uma tradução juramentada da sua certidão de casamento para o inglês. E, se tiver tempo, pode tentar aplicar o FP. Pelo menos é isso que tenho lido por aí! Eu e meu marido entraremos assim: só com a certidão.
  • Boa tarde, desculpe se estiver fazendo algumas perguntas repetidas mas achei difícil encontrar conteúdo presencial no fórum e atualizado. Desejo tirar minha cidadania portuguesa, minha vó é portuguesa e minha mãe já tem cidadania e casamento transcrito em Portugal, atualmente estou morando em lisboa estou com certidão de nascimento por fotocopia e outra certidão de inteiro teor apostiladas.
    Gostaria de saber onde que presencialmente sai mais rápido.
    Quanto tempo demora para terminar o processo presencialmente?
    Existe algo que eu possa fazer para adiantar?
    Pagamento presencial pode ser feito em especie?
    Tenho que agendar algo?
  • @Carolina Seixas e não haverá problema no passaporte estado civil ficar como solteiro? Cada agente de imigração tem sua própria regra x.x
  • @Elander Paiva
    O passaporte não tem estado civil. O problema é se sua esposa ou você tiverem mudado de nome após o casamento... Mas mesmo assim não sei se há problema com a certidão de casamento.

    Mas vê, eu acho que é necessária a transcrição do casamento... Massas não é essencial para entrar na Inglaterra, ainda mais com o Brexit. Por isso, pretendo fazer depois e regularizar a situação. Só não precisa fazer correndo.

  • oi gente

    para solicitar a chave de acesso, meu vale precisa ter sido sacado antes, certo? ou já posso solicitar de uma vez?
  • @Carolina Seixas hmmm isso já me deixa um pouco mais tranquilo, nós não alteramos o nome. Pesquisei para minha esposa aplicar o FP aqui em Lisboa, mas aparentemente ela já precisaria ser residente aqui para isso. Acho que vou tentar aplicar na imigração também..
  • Oi gente!

    Uma duvida rápida...
    Quem vai entregar os documentos ao vivo na ACP tem que levar o formulário 1C já assinado e autenticado também? Ou pode deixar pra assinar lá na frente do atendente? No caso desse formulário, só precisa da autenticação, sem apostila de Haia, certo?
  • Pessoal, boa tarde!
    Finalmente o processo do meu pai foi finalizado e o registro, criado.
    Eu vou para Portugal no próximo mês, mas não pretendo passar no Porto.
    Será que há algum problema de providenciar a documentação aqui no Brasil e encaminhar pelos Correios de Lisboa para o Porto, utilizando o endereço de um primo que reside em Lisboa? Obrigada! :)
  • @Nilton Hessel não sabia que o ACP tinha mais de um email hehe foi o arquivocentral.porto@irn.mj.pt
  • Pois é @Letícia...Como a orientação aqui no Fórum sempre foi de não enviar emails para as Conservatórias...E também porque acontece muito de o pessoal acabar postando que contactaram ACP quando na verdade enviaram para algum email de consulta do IRN,,,Como "admin" ou "informatizações"...Imaginei que você tivesse postado ACP por engano...
    Mesmo assim agradeço a resposta...
  • @Nayara Ferreira... Não tem problema nenhum... Quando estive em Portugal postei os documentos para cidadania da minha mãe no correio (CTT) no próprio aeroporto assim que cheguei... A atendente só pediu para que eu colocasse o endereço do hotel em que eu estaria hospedada caso houvesse alguma devolução do envio.
    Deixei também os documentos para a transcrição já prontos e uma amiga postou em Faro.

  • @elanderpaiva @carolinaseixas
    Estou agurdando pra entrar na Inglaterra mesmo. Mas viram que essa semana foi muito boa pra nós? Votaram uma lei que proibe um BREXIT sem acordo. Ou seja... Se sair dia 31/Outubro, sairá com prazo de transição, o que lembro que seria algo sobre fiz de 2020. Ou, eles vão pedir para alterar a data do prazo pra fim de janeiro ao invés de outubro. Das duas formas são notícias positivas pra nós que queremos mudar pra Londres com a situação do BREXIT.
  • Gente, quem usou a carteira de motorista como documento, na hora de preencher o formulário 1C, vcs colocaram o número da carteira mesmo ou da identidade?
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado September 2019
    @MagnoMM, preenche com o número do documento que você está mandando
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.