Transcrição Casamento e Óbito - Consulado SP

Olá, podem me ajudar se já tenho em mãos todos os documentos necessários?
Certidão de óbito de inteiro teor digitada com reconhecimento de firma do escrevente e apostila de Haia;
Certidão de casamento de inteiro teor digitada com reconhecimento de firma do escrevente e apostila de Haia;
Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro de inteiro teor digitada com reconhecimento de firma do escrevente, apostila de Haia e o AVERBAMENTO DO CASAMENTO COM A MUDANÇA DE NOME;
E solicitei também uma certidão original do português emitida pelo www.civilonline.mj.pt
O formulário preenchido é com reconhecimento de firma por autenticidade e mais a apostila de Haia, correto?
Gostaria de saber se são todas as certidões de inteiro teor digitadas mesmo, e se for por um acaso de breve relato, teria problema enviar de inteiro teor?
Outra dúvida é, eu sou do Rio de Janeiro, farei a transcrição pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo, pois o Consulado do Rj não está agendando nada desde o ano passado, enviarei os documentos pelo Correios, pois o processo de transcrição em SP é todo pelo Correio mesmo e depois eles mandam os documentos de volta. Alguém já fez assim? Sabe se tem algum problema ser de outro Estado?
Desde já muito obrigada!
«1

Comentários

  • @Nathalia, no requerimento é aconselhável que vc coloque um endereço de São Paulo ( parente ou amigo)
  • @vlad Posso enviar os documentos daqui do Rio e colocar um endereço de São Paulo só no formulário?
    Obrigada!
  • DanteDante Member
    Pessoal. Estou fazendo a transcrição do casamento da minha mãe via Consulado de São Paulo. Alguém poderia me confirmar se são estes os documentos para envio:

    1. Certidão de Casamento Inteiro Teor Digitada Apostilada
    2. Certidão de Nascimento Simples do brasileiro - Não necessita ser de Inteiro teor e nem apostilada
    3. Requerimento com firma Reconhecida assinado por Autenticidade e Apostilado. Este é o requerimento do próprio site do Consulado?
    4. Pagamento taxa R$ 593,54
    5. Envelope Plástico

    Não será necessário enviar:
    . Cópia Simples do Assento da portuguesa
    . Cópia Autenticada RG do solicitante

    É isto mesmo? Obrigado.
  • editado July 2019
    @Dante...

    Se pretende fazer via Consulado...Deve seguir as orientações do site do Consulado Geral de Portugal em São Paulo...

    http://consuladoportugalsp.org.br/atualizacao-do-estado-civil-e-do-cartao-do-cidadao-passaporte/
  • Entrei em contato com o Consulado de Sp e eles me disseram que para os processos feito pelos Correios não tem problema ser de outro Estado!
  • Olá ,boa tarde!! Agendei no consulado pra fazer cartão cidadão , mas preciso fazer a transcrição de casamento pra já sair tudo direitinho. A pergunta é a seguinte: Devo mandar os documentos da transcrição agora pra que já seja adiantado?? Isso pq meu agendamento e só para novembro e talvez de tempo de ficar tudo pronto.
  • @Danie...
    Creio que a Conservatória com os melhores prazos atualmente seja Ponta Delgada...(2 Meses)...
    Se enviar já... **Pode ser** que a Transcrição de Casamento seja concluída antes da data agendada no Consulado...
  • Obrigado
  • Enviem para o endereço de Santos em São Paulo. Está mais rápido. Fiz a minha no começo do mês e ficou pronta em 3 dias uteis
  • boa tarde!

    alguém sabe informar quanto tempo está levando para conclusão do processo de transcrição de casamento em SP ou em Santos ?
  • @Fabiano pelo consulado de SP , de 2 a 3 meses.Pelo consulado de Santos vc tem que agendar pelo site do
    consulado de SP. Não sei os prazos de lá.
  • @Mariturina
    Você fez só a transcrição? É só preencher o formulario, pagar o boleto e enviar tudo conforme diz o site, e ficou pronto em 3 dias úteis?
  • @GuilhermeSantos Isso... Fiz só a transcrição. Paguei e enviei tudo ... Chegou lá dia 2/8 na sexta feira. dia 7/8 ficou pronto.

  • @Mariturina, vc poderia me ajudar. Eu estou para mandar o processo de transcrição de casamento da minha mãe para Santos, porém, eu fiquei com uma duvida, eu preciso enviar o Requerimento APOSTILADO? Vc apostilou o seu requerimento?
  • @Guilherme os consulados exigem que o requerimento seja apostilado
  • Boa tarde, vcs poderiam me ajudar. O meu primo está querendo fazer a transcrição do casamento da avó dele já falecida, e que era a portuguesa, através do escritório Consular de Santos. É possível?

    E olhando o formulário de transcrição, eu vi que tem um campo da idade da Requerente, é só colocar a idade dela quando ela faleceu?

    E mesmo fazendo a transcrição por Santos, não há a necessidade de transcrever o óbito?

    Desde já muito obrigado.
  • @Guilherme para fazer a transcrição de casamento por Santos é preciso fazer o agendamento pelo consulado de São Paulo.
  • Levei uma surra para apostilar esse requerimento. A maioria dos cartórios não aceita apostilar documentos assim. Consegui um em Joinville. Estou mandando hoje via correios...
  • @Chis Brito, aqui no Rio apostilam sem o menor problema!
  • @Chris Brito...

    Desculpe a curiosidade...Mas...Qual requerimento você Apostilou...?
  • @Nilton Hessel o requerimento para transcrição de casamento... Aqui em SP não consegui apostilar... Mandei para Joinville.
  • @Chris Brito...
    Os requerimentos são documentos Portugueses...Como tal não necessitam de Apostila...!!!
    Apenas devem ter as assinaturas reconhecidas por AUTENTICIDADE em Cartório...
  • @NiltonHessel eles exigiram o apostilamento. Mandei apostilar em Santa Catarina e deu tudo certo...
  • Amigos, vim hoje reafirmar a celeridade do Escritório do Consulado português em Santos. Mandei o processo do marido na sexta-feira (29/11) passada por Sedex. O documento foi entregue na segunda-feira dia 02/12. Hoje (04/12) meu marido já recebeu o email do IRN em Portugal avisando sobre a anotação do casamento e pedindo que ele marcasse a data para fazer o cartão cidadão e o passaporte. Agendamos para dia 16/12 em Santos. Está super rápido!!!! Nós estávamos achando que só seria chamado para fazer o CC em 2020....
  • @Chris Brito...
    Veja...
    Em processos de Transcrição de Casamento enviados por correio para as Conservatórias Portuguesas...Nomeadamente Ponta Delgada e Tondela não existe necessidade de Apostilar o requerimento...Nunca houve...
    ***(Até hoje...***04/12/2019)

    Isso se dá exatamente pelo motivo que mencionei anteriormente...
    A Apostila de Haia é uma certificação que confere validade a um documento de um país signatário do Protocolo de Haia para que esse documento seja utilizado em outro país signatário...

    Então vejamos...Se o requerimento de Transcrição for considerado Documento Português não necessita de Apostila...Se for considerado Documento Brasileiro necessita a Apostila...

    Já enviei uma dúzia de transcrições para PD e Tondela...Sem nunca Apostilar o requerimento...
    Nunca houve qualquer questionamento...

    Posso deduzir então que a repartição escolhida por você para fazer a sua Transcrição de Casamento considera o requerimento de Transcrição um Documento Brasileiro...
    Que bom que você foi informada corretamente...

    É bom deixar isso bem claro pois pessoas que acessam o Fórum podem se confundir e acabar tendo problemas com a Transcrição...
    É para isso mesmo que serve o Fórum...Trazer o máximo de informações atualizadas para que tudo corra da melhor maneira possível...
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado December 2019
    @Nilton Hessel, eles podem estar aumentando as exigências por causa das fraudes que vêm descobrindo!
    É uma vergonha, cartórios brasileiros se prestarem a um papel criminoso! Portugal alega que houve um aumento exponencial no número de processos devido às fraudes! Os canalhas cobravam 20 mil euros por processo. Tem gente que nunca teria direito de obter a nacionalidade e conseguiu através de um crime.
    Fico indignada, porque nós, que fazemos tudo dentro da lei, acabamos penalizados com a demora!
    O pior é ver , sempre, brasileiros envolvidos em falcatruas. Deveriam ser banidos para sempre da União Européia!
  • @Nilton Hessel, @Liane Alegria, o consulado de SP exige o apostilamento do requerimento, desde que comecei a ver as coisas para os processo em meados de 2017 já era assim. Eu também não entendo o motivo mas, infelizmente, essa é a realidade.
  • @Nilton Hessel como disse o @Daniel Henriques o Consulado de SP exige. Liguei para lá e questionei a necessidade, visto não se tratar de documento oficial. A pessoa que me atendeu não soube explicar a necessidade do apostilamento mas reiterou que era necessária... Enfim, no final tudo deu certo!
  • É assim mesmo @Chris Brito...

    É de conhecimento geral que as regras dos Consulados são distintas daquelas seguidas pelas Conservatórias...

    Provavelmente...Devem existir diferentes diretrizes inclusive entre os diversos Consulados espalhados pelo Brasil...
    Da mesma forma que existem diferentes diretrizes entre as Conservatórias Portuguesas...

    Por isso mesmo se torna de grande importância o compartilhamento dessas informações aqui no Fórum...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.